A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética VI HERANÇA E SEXO Prof. JOSE AMARAL/2012-2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética VI HERANÇA E SEXO Prof. JOSE AMARAL/2012-2013."— Transcrição da apresentação:

1 Genética VI HERANÇA E SEXO Prof. JOSE AMARAL/

2 Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo.

3 SISTEMA XY

4 A fêmea possui par de cromossomos homólogos (xx) e macho um cromossomo igual ao da fêmea (x) e outro diferente (Y).

5 SISTEMA X0

6 SistemaX0 Os machos têm apenas um cromossomo X e as fêmeas, dois cromossomos. Assim o macho é X0 e a fêmea XX.

7 A herança do sexo na espécie humana Na espécie humana: - 46 cromossomos - 23 cromossomos são de origem materna e 23 são de origem paterna - A determinação do sexo envolve apenas o par sexual (cromossomos alossomos) - Os demais cromossomos são chamados AUTOSSOMOS.

8 Cromossomos Autossômicos e Sexuais

9 CARIOTIPO HUMANO NORMAL - FEMININO

10 Cariótipo masculino anormal

11 SEXO FEMININO: - Homogamético - Mulher: 44AA + XX - Ovulo: 22AA + X SEXO MASCULINO - Homem: 44AA + XY - Espermatozóide: 22AA + X ou 22AA + Y

12

13

14 Heredograma clássico – Herança autossômica recessiva

15 Heredograma clássico: Herança recessiva ligada ao sexo

16 X Homologia Completa

17 X Y Homóloga Não homóloga Herança Restrita ao Sexo Herança Ligada ao Sexo Não homóloga

18 HERANÇA LIGADA AO SEX0 -Ocorre quando os genes envolvidos se situam no cromossomo X, em sua porção não-homóloga. -A mulher, por apresentar dois cromossomos X, poderá portar genes ligados ao sexo em dose dupla. -O homem, por apresentar apenas um cromossomo X, terá sempre apenas um gene ligado ao sexo (dose simples). -A mulher, portanto, pode ser considerada HOMOZIGOTA OU HETEROZIGOTA, enquanto o homem é considerado Hemizigoto.

19 DALTONISMO: Um exemplo de herança ligada ao sexo na espécie humana Daltonismo: Dificuldade em distinguir algumas cores. O daltonismo é determinado por um gene recessivo, ligado ao sexo, simbolizado por X d O gene alelo dominante, que condiciona a visão normal, é simbolizado por X D.

20 Daltonismo É uma condição hereditária que dificulta o indivíduo a distinguir algumas cores; É determinada por um gene recessivo ligado ao cromossomo X;

21 GENOTIPOS E FENÓTIPOS NO DALTONISMO SEXOGENÓTIPOFENÓTIPO MasculinoXDYXDY Normal MasculinoXdYXdYDaltônico FemininoXDXDXDXD Normal FemininoXDXdXDXd Normal FemininoXdXdXdXd Daltônica

22 Exercício: Uma mulher daltônica, cujo irmão tem visão normal, casa-se um homem de visão normal. Determinar o genótipo dos indivíduos citados e dos pais da mulher, bem como a probabilidade de o casal ter uma criança do sexo feminino daltônica.

23 HEMOFILIA: Outro exemplo de herança ligada ao sexo na espécie humana Hemofilia: ausência de um dos fatores associados a coagulação sanguínea. A hemofilia é uma doença condicionada por um gene recessivo, ligado ao sexo, simbolizado por X h O gene alelo dominante, que condiciona a coagulação normal, é simbolizado por X H.

24 GENÓTIPOS E FENÓTIPOS NA HEMOFILIA SEXOGENÓTIPOFENÓTIPO MasculinoXHYXHY Normal MasculinoXhYXhYhemofílico FemininoXHXHXHXH Normal FemininoXHXhXHXh Normal FemininoXhXhXhXh hemofílica

25 Exercício: Um casal normal, quanto à hemofilia, teve um menino hemofílico. Qual os genótipos do casal e a probabilidade de seus próximos filhos serem hemofílicos?

26 EXERCÍCIO (Fuvest) A hemofilia é uma doença de herança recessiva ligada ao cromossomo X. Um homem que trabalha numa usina nuclear teve um filho hemofílico. Sua mulher concluiu que a doença do menino foi conseqüência da radiação que o marido recebeu na época da fecundação. Ela tem ou não razão? Por quê?

27 ALTERAÇÕES CROMOSSOMAIS

28

29 Tomemos como ponto de partida a não disjunção do par de cromossomos sexuais XX de uma mulher. Gameta x x O Não- disjunção Gameta x x O O Y x Y x XXY (Síndrome de Klinefelter) XXX (Trissonia do X) YO (Não Viável) XO (Síndrome de Turner) Formação de gametas Possibilidades na fertilização Genótipos e Fenótipos ou x x x x

30 Alterações cromossomais: Síndrome de Turner

31 Sindrome de Klinefelter

32 Alterações cromossomais: Síndrome de Down Envolve a não-disjunção de um cromossomo autossômico

33

34 EXERCÍCIOS 1. (UFMG) Na espécie humana o daltonismo é condicionado por um gene recessivo e ligado ao sexo. Um casal de visão normal tem uma criança daltônica. A partir deste dados, responda: a) Qual o sexo da criança? b) Das três pessoas citadas, qual(is) possui(em) o gene recessivo que condiciona o daltonismo? E qual(is) possui(em) o gene que condiciona a visão normal? c) Se os pais da mulher tiveram visão normal, pode-se dizer que ela recebeu o gene para daltonismo de que genitor? d)Se a criança, mais tarde, se casar com uma pessoa de visão normal, cujo pai é daltônico, que tipos de filhos poderá ter em relação a visão?

35 2) André e Maria apresentam coagulação sanguínea normal. O pai de Maria é hemofílico. André e Maria se casam. Eles têm medo de ter filhos hemofílicos e procuram um serviço de aconselhamento genético. Qual a orientação correta a ser dada ao casal, em termos de probabilidades de terem filhos hemofílicos?

36 OBRIGADO!!!!


Carregar ppt "Genética VI HERANÇA E SEXO Prof. JOSE AMARAL/2012-2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google