A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como o conceito do PLM (Product Lifecycle Management) pode agregar valor aos negócios de sua empresa Dr. Eng. Marcelo Teixeira dos Santos, PMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como o conceito do PLM (Product Lifecycle Management) pode agregar valor aos negócios de sua empresa Dr. Eng. Marcelo Teixeira dos Santos, PMP."— Transcrição da apresentação:

1 Como o conceito do PLM (Product Lifecycle Management) pode agregar valor aos negócios de sua empresa Dr. Eng. Marcelo Teixeira dos Santos, PMP

2 Roteiro: O que é Product Lifecycle Management – PLM? O Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto. Quais os questionamentos que nos trazem o padrão conhecido por Empresas Classe Mundial? Como a filosofia do PLM se incorpora a estratégia da empresa agregando valor aos seus resultados?

3 Produto – definição... Nós podemos definir um produto como qualquer coisa que é capaz de satisfazer as necessidades do consumidor. Esta definição inclui tanto produtos físicos (p.ex. Carros, máquinas de lavar, DVDs) assim como serviços (p.ex. Seguros, bancos, previdência privada)

4 Produto – gerenciar o produto Empresas devem gerenciar seus produtos com cuidado, para ao longo do tempo assegurar que esses produtos continuem a encontrar consumidores que os queiram. O processo de gerenciar grupos de marcas e linhas de produto é chamado de planejamento de portfolio.

5 Produto – ciclo de vida de produto Os Estágios pelos quais os produtos individualmente são desenvolvidos ao longo do tempo é conhecido como Ciclo de Vida do Produto. Vendas e Lucro IntroduçãoCrescimentoDeclínioMaturidade

6 Produto – ciclo de vida de produto IntroduçãoCrescimentoMaturidadeDeclínio 3ª geração de telefones celulares DVD player portátilComputadores pessoais Máquinas de escrever E-conferencing FaxCartas escritas a mão Roupas esportivas - skinsuits Sintéticos que transpiram Tecidos de algodão Roupas de nylon Identificação pessoal pela Iris Smart CardsCartões de créditoTalão de cheques Exemplo de produtos que se encontram em diferentes estágios de ciclo de vida do produto:

7 Produto - desenvolvimento Desenvolvimento de produto: –atualmente: a variedade e complexidade dos produtos aumentou para atender a consumidores cada vez mais sofisticados. –aumentou também a necessidade de conhecimento e especialidade na atividade de desenvolver um produto.

8 Produto - desenvolvimento Desafios no desenvolvimento de produto: –evitar longos ciclos de desenvolvimento de produto, –gerenciar os altos custos, –dimensionar os problemas com as especificações, –atender as necessidades geradas pelos parceiros e pelos times multidisciplinares.

9 Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto - hoje A alta taxa de geração de conhecimento, A velocidade com que esse conhecimento deve estar disponível, e permear os projetos de uma organização, –gerou a necessidade de se ter um ambiente que permita uma troca intensa de informações.

10 Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto - hoje Este novo ambiente requer metodologias que permitam: Capturar Representar Recuperar Reusar – o conhecimento sobre determinado produto. Esta é a essência do PLM.

11 Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto - hoje PLM, numa definição simples, é uma estratégia de negócio em que se cria um ambiente comum (e único) para a troca de informações sobre um produto.

12 Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto - hoje Como uma solução tecnológica, PLM estabelece um grupo de ferramentas e tecnologias que provê uma plataforma compartilhada para a colaboração entre os interessados no produto e a racionalização do fluxo de informações ao longo de todos os estágios do ciclo de vida do produto.

13 Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto - diferencial Mas… o que faz do PLM distinto de muitas outras soluções tecnológicas não é o estado da arte de suas ferramentas. Ao invés disso, sua distinção está no estabelecimento de uma estratégia corporativa sustentável via o gerenciamento do ciclo de vida do produto.

14 EMS PLM CPC PDM Envolvimento Externo Product Lifecycle Management Totalmente Colaborativo Gerenciamento de Projetos Gerenciamento Completo de Documentos Supplier Relationship Management Integração de Diversos Processos B2B Suporta padrões PMI, FDA, APQP,… Alto Grau de Escalabilidade Processos Envolvidos Product Data Management Lista de Materiais Modificações de Engenharia Vaults seguros Gerenciamento Simplificado de Documentos Pouca integração com ERP Collaborative Product Commerce Modificações de BOM Trabalho em Equipe (colaboração) View / Markup Compras on-line P.Ex.: Customer Relationship Management, Supply Chain Management Enterprise Management System Evolução das tecnologias CAD

15 Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto - tecnologias PLM busca completar a lacuna entre os processos empresariais e o processo de desenvolvimento do produto. Ou seja, PLM tem uma maior identificação com tudo o que se relaciona a gestão do conhecimento. Diferente de PDM que foca no gerenciamento de dados, o PLM, seu núcleo, é o processo que suporta a captura, organização e reaproveitamento do conhecimento ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

16 Ciclo de Vida do Produto Ciclo de Vida do Processo ConcepçãoConstruçãoVendaUsoReciclagem Base de Dados PLM Explicar & Perguntar Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto - mecanismo

17 FaseProcessoExplicaçãoPergunta ConcepçãoSeleção do MaterialO alumínio não é um material apropriado para o produto A. Num projeto similar ao produto A, qual material foi utilizado? ConstruçãoControle de QualidadeA máquina XYZ não garante a precisão abaixo de 0,02 mm. Qual é a taxa média de refugo da furação ABC para peças de alumínio? ConstruçãoSeleção de vendedoresO tempo de entrega dos fornecedores A é 10% acima do tempo de entrega planejado. O fornecedor X tem capacidade tecnologia para produzir o produto Y? DistribuiçãoTransporteO transporte do produto A sob condições C resulta em danos ao bom funcionamento do produto. Quais as condições de transporte em termos de temperatura e umidade adequadas? ServiçoTroca de óleoEm quilometragem acima de 70k, o Ford XYZ necessita trocar de óleo a cada km. Qual é a quilometragem recomendada para a próxima troca de óleo para um veiculo? RetiradaDesmontagemDevido a barreiras visuais não é fácil desmontar a peça Quanto aço é utilizado no produto ? PLM – constatar e perguntar...

18 Melhorias que o PLM pode proporcionar...

19 PLM – Capacidade de aumento do conhecimento Tempo Conhecimento Adquirido Aumento da taxa de aprendizado

20 PLM – Melhorar o Fluxo de Caixa Fluxo de Caixa Tempo Pela expansão do conhecimento, o padrão do fluxo de caixa pode mais rapidamente tornar-se positivo com um maior pico e um longo período de crescimento

21 Componentes do PLM...

22 Base de Conhecimento Detentor do conhecimento ExternalizaçãoSocialização Conhecimento Do Usuário Internalização Conhecimento do Dono & do Usuário CombinaçãoCriação Informação das Ferramentas proprietárias Editores de texto Vídeo conferencia Pontos de encontro na WEB Ferramentas de visualização Ferramentas de colaboração Telefone Fermenta de Busca Sistemas de suporte a decisão Gerenciamento de configuração Gerenciamento de mudanças Gerenciamento de documentos Gerenciamento de Portfolio Gerenciamento do fluxo de trabalho Sistemas especialistas Sistemas de informação Armazenagem de dados Busca de dados

23 Empresas Classe Mundial

24 Empresas Classe Mundial - definição Com a evolução da tecnologia da informação e o fortalecimento da Sociedade da Informação, apareceram as empresas classe mundial. Os profissionais destas empresas são ricos em três ativos principais: –conhecimentos avançados e especializados; –competência para operar segundo os mais altos padrões de qualidade; –acesso a recursos em todo o mundo através de conexões globais. As empresas classe mundial conseguem o sucesso em uma economia cada vez mais competitiva, essas se tornaram elos essenciais nas cadeias de negócios globais. Por meio de empresas com este perfil é que os países desenvolvidos posicionam-se à frente da economia mundial. Kanter, 1995

25 Empresas Classe Mundial - mercado Foco das empresas classe mundial em seus mercados: –Manter-se numa linha crescente de resultados e –desenvolver produtos de tecnologia superior. Essas necessidades trazem consigo questionamentos: –como podemos fazer mais com os recursos existentes?, e, –como podemos inovar melhor, barato e rápido, enquanto nos diferenciamos da concorrência aos olhos dos nossos clientes?

26 Empresas Classe Mundial e o PLM O PLM é a estratégia de aproximação do negócio que pode auxiliar as organizações a alcançar esses objetivos enquanto, de maneira continua, reduz os custos, melhora e protege a propriedade intelectual, aumenta a qualidade e diminui o time to market.

27 PLM nas Empresas de Classe Mundial Atualmente a estratégia de PLM auxilia muitas empresas lideres mundiais na inovação de seus produtos.

28 PLM nas Empresas de Classe Mundial Ações que devem ser consideradas: 1.Manter a visibilidade e o controle do novo produto; 2.Entregar os produtos certos aos mercados certos 3.Maximizar forças de trabalho dispersas globalmente e influenciar oportunidades de baixo custo através de um desenvolvimento de produto global

29 PLM nas Empresas de Classe Mundial Ações que devem ser consideradas: 4.Reduzir imprevistos nos produtos e atrasos em projetos e aumentar a satisfação dos consumidores por meio da sincronização do projeto e desenvolvimento 5.Influenciar especialistas e melhorar o projeto do produto e entregar o resultado permitindo a participação do fornecedor 6.Gestão da responsabilidade do produto e leis regulamentadoras

30 PLM – Caso IDEO Criar um ambiente colaborativo para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em que todos tenham uma visão compartilhada não é algo trivial. Como descreve Kelley, 2002, sócio fundador da IDEO, suas equipes geravam sua própria energia, elegiam seus lideres, o eles foi abolido, todos eram responsáveis pela manutenção de um ambiente criativo e gerador de idéias. Sonho para alguns, realidade para outros.

31 Resumindo... Em resumo, pode-se dizer que talvez um dos maiores segredos para o sucesso de empresas no mundo global, independente de seu porte, seja saber aproveitar o melhor de vários mundos, enxergar de diferentes perspectivas seus objetivos e metas, e, sobretudo no que se refere aos funcionários mais valiosos para a empresa, aplicar os conceitos da meritocracia.

32 Obrigado! E vamos às perguntas...


Carregar ppt "Como o conceito do PLM (Product Lifecycle Management) pode agregar valor aos negócios de sua empresa Dr. Eng. Marcelo Teixeira dos Santos, PMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google