A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÁGINAS 17 E 18. O indivíduo e a construção de realidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÁGINAS 17 E 18. O indivíduo e a construção de realidade."— Transcrição da apresentação:

1 PÁGINAS 17 E 18. O indivíduo e a construção de realidade

2 Humberto Maturana (biólogo chileno) Nossos ancestrais se desenvolveram sobre a Terra e alcançaram essa dimensão populacional no planeta, não pelo fato de sermos racionais, termos a capacidade de desenvolver tecnologias, mas basicamente pelo fato de sermos cooperativos e amorosos. Empatia União Linguagem Diálogos elaborados Relações mentais sofisticadas Racionalidade (atributo humano)

3 Evolução humana.

4 Hipóteses sobre a Evolução Humana (Multirregional) Multirregional: os humanos surgiram na África e se disseminaram pela Ásia e Europa, formando várias espécies e depois se misturaram gradualmente em diferentes locais do mundo dando origem ao Homo sapiens.

5 Hipóteses sobre a Evolução Humana (out of Africa) Out of Africa: os seres humanos surgiram na África duas vezes. Na primeira, deram origem às várias espécies que se extinguiram. Depois, ela surgiu novamente na África, na sua forma moderna, Homo sapiens, mantendo-se até hoje.

6 Eva Mitocondrial A mais antiga ancestral feminina que se tem notícia na genética. Ela veio da África há cerca de 200 mil anos. O DNA mitocondrial é abundante: existem centenas de mitocôndrias dentro de nossas células. Já o DNA nuclear contém muitos cromossomos diferentes, mas se resume à região do núcleo. Como temos mais cópias de DNA mitocondrial nas nossas células, fica mais fácil encontrá-lo em bom estado num material fossilizado.

7 Eva Mitocondrial O DNA mitocondrial é transmitido somente de mãe para filho. Ele favorece a investigação da evolução da espécie, pois sua integridade genética é totalmente mantida, a não ser pelas mutações.

8 PÁGINAS 20, 21 E 22. Indivíduo – Biologia e Cultura

9 Construção Cultural Pergunta: Se nossos ancestrais têm a cooperação como um dos elementos de distinção, qual é a razão de comportamentos tão competitivos e agressivos mostrados em guerras e em outras lutas humanas?

10 Segundo Humberto Maturana: Há emoções que disparam determinadas formas de ação na sociedade tornando-se uma prática recorrente entre as pessoas.

11 Dimensões culturais x biologia humana Você acredita que os fatores socioculturais já vêm redefinidos pela herança biológica? Apesar de os gêmeos idênticos terem a mesma composição genética, as dimensões socioculturais não são as mesmas.

12 Raça x comportamentos Você acha que as diferenças genéticas dentro da espécie podem explicar comportamentos diferenciados? As diferenças no comportamento se devem ao fato de o ser humano ser um ser sociocultural, ou seja, capaz de absorver fatores externos aos mecanismos genéticos que determinam suas tomadas de decisões e ações.

13 O que são bases cooperativas? As bases cooperativas apresentam uma divisão igualitária de obrigações e direitos, estabelecendo limites claros para ambos. Não se observa também a competição desigual entre as partes, bem como a ocorrência de discriminação por fatores sociais.

14 Bases cooperativas Numa sociedade cooperativa de abelhas, todos os membros apresentam funções bem definidas e gozam de direitos igualitários. Não há distinção social entre as abelhas, exceto pela presença da Rainha, em que há uma distinção promovida pelo efeito da maternidade.

15 Competição x cooperação Nossas possíveis origens competitivas têm sido amplamente estimuladas por uma cultura que preza a competição e a desigualdade social. Nossos comportamentos cooperativos biológicos necessariamente deveriam emergir de uma cultura como essa, com vistas à emergente necessidade de modificarmos nossos padrões.


Carregar ppt "PÁGINAS 17 E 18. O indivíduo e a construção de realidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google