A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leonardo Pratavieira Déo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leonardo Pratavieira Déo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Leonardo Pratavieira Déo

3

4 Johannes Kepler (1571 – 1630)

5 Grandes Personagens da História da Ciência Nicolau Copérnico ( ) Isaac Newton ( ) Johannes Kepler (1571 – 1630) Tycho Brahe ( )

6 Filósofos e Astrônomos Famosos Newton Kepler Tycho Brahe Copérnico 0 Ptolomeu Hiparcos Eratóstenes Aristarco Aristóteles Heráclides Pitágoras Galileu

7 Kepler nasceu em 27 de dezembro de 1571 Cidade de Weil der Stadt; 20 mil habitantes; Estado de Baden- Württemberg; 30 km a oeste do centro de Stuttgart.

8 Avô paterno de Kepler – prefeito de Weil der Stadt Pai de Kepler – Soldado Mercenário Sua mãe – curandeira e vendedora de plantas medicinais A Família de Kepler

9 Uma criança fraca e doente, porém muito brilhante...

10 Desde muito jovem foi apresentado à astronomia, desenvolveu amor por isso e se estendeu por toda vida. O Grande Cometa de 1577 – 6 anos Eclipse Lunar de 1580 – 9 anos

11 Na infância a varíola o deixou com a visão fraca e com as mãos debilitadas... Limitou suas habilidades observacionais

12 Em Universidade de Tübingen – estudante de teologia e filosofia Após frequentar escola de educação protestante em Württemberg.

13

14 Sob a orientação de Michael Maestlin... Professor de teologia, matemática e astronomia da Universidade de Tübingen Sistema Ptolomaico (83 – 161 d.C.) Sistema Copernicano ( ) Ter Sol

15 Em 1594, aos 23 anos tornou-se professor de matemática e astronomia Universidade de Graz, Áustria

16 Universo Geométrico Sistema Compernicano Base geométrica

17 Os Cinco Sólidos Platônicos Inscritos e circunscritos por órbitas esféricas - 6 órbitas. tetraedrocubo octaedro dodecaedro icosaedro

18

19

20 Kepler imaginava ter revelado o plano geométrico de Deus para o Universo Convicção teológica - conexão entre o físico e o espiritual. Pai Filho Espírito Santo

21 O Sagrado Mistério do Cosmos Apoio de Michael Maestlin. Estabilizou-se como astrônomo altamente habilidoso. Reunia-se com pessoas importantes da sociedade.

22 Basicamente em sua publicação... Interpretação - passagens bíblicas (suporte para o geocentrismo). Ter Lua Mer Vên Sol Mar Júp Sat

23 Por exemplo: Está escrito em Eclesiastes 1, 5: O sol se levanta, o sol se põe; apressa-se a voltar a seu lugar; em seguida, se levanta de novo.

24 Em dezembro de 1595 Barbara Müller

25 Barbara e Kepler se casaram em 27 de abril de 1597 Gorda, confusa e simplória

26 Após sua Primeira Publicação Amplificar seu trabalho. Opiniões de vários astrônomos (Nicolaus Reimers, ). Rodolfo II (imperador do Sacro Império Romano, de 1576 a 1611).

27 Tycho Brahe ( ) Sistema Tychonico ou heliogeocêntrico

28 4 de fevereiro de Tycho Brahe. Observações de Tycho incoerentes - teoria de Kepler. Tentativa de um acordo mais formal com Tycho - Kepler deixou Praga em 5 de abril.

29 2 de agosto de Kepler e sua família foram expulsos de Graz. Retornou à Praga - até o final de 1601 foi auxiliado por Tycho (faleceu em 24 de outubro de 1601). Tábuas Rudolfianas

30 Kepler - matemático imperial sucessor de Tycho. Consultor do imperador Rodolfo II. Segundo Kepler: A astrologia era filhinha boba da astronomia. Se os astrólogos acertam, devemos entendê-lo como obra do acaso.

31 Catolicismo Doutrina religiosa aceita em Praga A posição de Kepler na corte imperial lhe permitiu praticar sua fé luterana de maneira desimpedida.

32 Além das Tábuas Rudolfianas... Investigou as leis da óptica presentes em eclipses.

33 Durante a maior parte do ano de Se preocupou com a óptica e pausou seus outros trabalhos. 1º de janeiro de A Parte Óptica da Astronomia.

34 A Parte Óptica da Astronomia

35 A Supernova de outubro de 1604 Uma série de superstições astrológicas.

36 Supernova no pé de Ofiúco

37 A Nova Estrela Não acreditava - interpretações astrológicas. Desaparecimento da luminosidade da estrela (doutrina do céu imutável - Aristóteles, 384 a.C a.C.). Analogia com a Estrela de Belém -ciclos de 800 anos de conjunções entre Júpiter e Saturno.

38 Análise dos dados de Tycho da órbita de Marte Erros significativos. Vasto conjunto de métodos matemáticos - insuficientes. Conseguiu ajustar alguns dados em uma órbita ovóide.

39 A Segunda Lei dos Movimentos Planetários "A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. O poder de radiação do Sol diminuía com a distância

40 Em Muitos dados de Marte não se ajustavam à órbita ovóide. Após muitas tentativas - elipse. ovóide elipse

41 A Primeira Lei dos Movimentos Planetários Todos os planetas se movem em elipses, com o Sol em um dos focos.

42 Uma Nova Astronomia Primeiras duas leis dos movimentos planetários.

43 Galileu Galilei – 1609, 1610 ( )

44 Kepler respondeu entusiasticamente... Conversa com o Mensageiro das Estrelas. Narração das Observações dos Quatro Satélites de Júpiter - suas próprias observações. Galileu nunca publicou suas opiniões sobre Uma Nova Astronomia.

45 Dióptrica

46 Telescópio Kepleriano

47 Ainda em colocou em circulação o manuscrito O Sonho Descrevia possíveis descobertas de outro(s) planeta(s). Apresentou ideias contra o sistema geocêntrico. Ter Sol Descreveu uma fantástica viagem à Lua (1ª ficção científica).

48 Anos mais tarde, uma versão distorcida da história... Katharina Guldenmann - mãe do contador de histórias que consultava um demônio para aprender a forma e funcionamento do espaço.

49 Katharina Kepler Não existiam fortes evidencias, mas tinham muitos rumores. Agosto de presa Outubro de liberta Torturas verbais – confessar suas ações.

50 Problemas de Kepler Decidido em ir para Linz na Áustria atuar como professor de matemática. Em 1611, Barbara e Friedrich com 6 anos de idade morreram.

51 Apesar de tudo, permaneceu em Praga até Assegurou o cargo de Kepler no império. Aumento de salário. Permitiu que se mudasse para Linz. Mathias – Imperador de 1612 a 1619

52 Em Linz... Atuou como professor.Tentou introduzir o Calendário Gregoriano para algumas regiões próximas à Alemanha. Excomungado da Igreja Luterana.

53 Segundo casamento 30 de outubro de Susanna Reuttinger - 24 anos de idade (casamento foi mais feliz que o primeiro). Os três primeiros filhos desse casamento (Margareta Regina, Katharina, e Sebald) morreram na infância.

54 Calendários Astrológicos de Kepler Posições planetárias - muita precisão. Ajudaram com os custos de produção de seu outro trabalho. Tentava prever eventos políticos - seus calendários foram queimados.

55 Compêndio da Astronomia Copernicana 3 volumes: 1617, 1620 e Apesar do título, os livros de Kepler culminaram em seu sistema com bases elípticas.

56 A Harmonia dos Mundos Se esforçou em explicar as proporções do mundo natural. Análises harmônicas para a música, meteorologia e astrologia.

57 Sólidos de Kepler Pequeno dodecaedro estrelado Grande dodecaedro estrelado Grande dodecaedro Icosaedro estrelado

58 A Terceira Lei dos Movimentos Planetários "Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos máximos de suas órbitas"

59 Em 1621 publicou a segunda edição de O Sagrado Mistério do Cosmos Detalhou as correções e melhoras que havia feito durante os 25 anos desde sua primeira publicação.

60 se mudou para Ulm, imprimiu Tábuas Rudolfianas (1627). Em 1628, se tornou um conselheiro de Wallenstein. Fernando II, Imperador do Sacro Império Romano de General Imperial Albrecht von Wallenstein

61 Últimos Anos Viajou para Praga, Linz e Ulm, ficou temporariamente morando em Sagan (Polônia) e finalmente foi até Ratisbona. Faleceu em 15 de novembro de 1630.

62 As leis de Kepler não foram imediatamente aceitas Vários astrônomos testaram a teoria de Kepler. Gravitação Universal - Isaac Newton Chego a essas conclusões apoiado em ombros de gigantes.

63 Kepler descobriu como os planetas orbitavam, e com isso abriu caminho para que Newton descobrisse o porquê.

64 Algumas Curiosidades Casa onde Kepler viveu em Praga Estátua de Kepler em Linz

65 Monumento de Tycho Brahe e Johannes Kepler em Praga Moeda de 10 euros produzida em 2002 Algumas Curiosidades

66 Referências Livro: Os Gênios da Ciência - Sobre os Ombros de Gigantes – Stephen Hawking Vídeo: COSMOS, episódio: A Harmonia dos Mundos, de Carl Sagan Site: - acesso em 21/01/09.

67

68 Contato:


Carregar ppt "Leonardo Pratavieira Déo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google