A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software como meta-produto Luis Renato Woiski Guilherme.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software como meta-produto Luis Renato Woiski Guilherme."— Transcrição da apresentação:

1 Software como meta-produto Luis Renato Woiski Guilherme

2 Apresentação Introdução; Software como produto; Meios de armazenar conhecimento; Software como não-produto; O real produto de um software.

3 Introdução Produto é algo que alguém: –projeta; –constrói; –testa; –embala; –vende;

4 Software como produto Ok, então software é um produto já que alguém: –O projeta (nem sempre); –O constrói (pelo menos tenta); –O testa (corrige milhões de bugs); –O embala (coloca na caixinha de CD); –O vende.

5 Software como produto Mais que isso, o software é: –Mantido (correção); –Melhorado (updates); –Patenteado; –Licenciado; –Pago. Como qualquer produto fruto da tecnologia!

6 Software como produto Mas então software é um produto e ponto final? –De jeito nenhum. Isso é algo que é dito por quem produz software e nós aceitamos como se fosse a verdade absoluta. Então, o que é SOFTWARE?

7 Os 5 meios de armazenar conhecimento DNA (8 bilhões de anos); Cérebro (2,5 milhões de anos); Hardware; Livros (7000 B.C.); Software (50 anos).

8 DNA Armazena conhecimento de como criar a vida; De certa forma, o conhecimento ali armazenado foi posto pela natureza, pela vida, pelo meio. Uma espécie que não evolui, se extingue. Conhecimento persistente, mas difícil de atualizar. Gera artefatos físicos para interagir com o mundo.

9 Cérebro Pode armazenar informações, apagá-las, recuperá-las, mudá-las, e adicioná-las; Temos o conhecimento por instinto (DNA) e o resto nós podemos aprender; Ou então, criar; Conhecimento volátil, de rápidas mudanças, intencional, que através do corpo pode interagir com o mundo.

10 Hardware Junto com quem a opera, forma o conhecimento. Um martelo é apenas uma ferramenta, mas se usada por uma pessoa que detém conhecimento, pode gerar mais conhecimento; Conhecimento persistente, difícil de atualizar, intencional, e existe para interagir com o mundo.

11 Livros Dá acesso ao conhecimento que em algum momento partiu do cérebro; Faz com que o conhecimento resista ao tempo e espaço; Conhecimento persistente, lento para atualizar, intencional, mas sem nenhuma capacidade de mudar o mundo sozinho.

12 Software É recente, e é um excelente meio de armazenar conhecimento; Muitas pessoas fazem a tradução do conhecimento dos outros meios para este meio; Persistente, de rápida atualização, intencional, ativo.

13 Qual escolher? É difícil armazenar novos conhecimentos no DNA; Ferramentas não permitem variar o conhecimento; Cérebro detém o conhecimento só para uma pessoa; Um livro possui o conhecimento, mas sozinho não faz nada.

14 Software, é claro! Armazenar o conhecimento em um Software permite que este conhecimento seja executado; Em outras palavras, faz com que o conhecimento seja usado; Possuo umdeterminado conhecimento. Posso trabalhar para você usando este conhecimento, posso escrever um livro sobre ele, ou então posso colocar em um software e você poderá executá-lo.

15 Software não é um produto... Produto é o conhecimento a ele agregado; É necessário saber construir esse conhecimento: –Comentar todo o código gera apenas um “livro”; –Não realizar nem isso, faz com que o conhecimento “evapore” (cérebro); –Não é necessário perder tempo escrevendo códigos, e sim projetando-o, gerando conhecimento que pode ser reaproveitado.

16 O real produto de um software Quem cria o conhecimento é o cérebro; Todas a parafernália de desenvolvimento de software, como estruturas, módulos, representações, não são necessárias para as máquinas e para o software, e sim para o cérebro.

17 O real produto de um software Aprender é mais importante que construir. Mesmo que seja uma coisa que aprendemos quando algo falha, é necessário armazenar este conhecimento, para que possa ser monitorado e usado; “O produto não é o software, o produto é o conhecimento que vai com o software”.

18 Dúvidas? Perguntas?


Carregar ppt "Software como meta-produto Luis Renato Woiski Guilherme."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google