A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAULO DE TARSO, o evangelizador escolhido

Cópias: 1
SER EVANGELIZADOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAULO DE TARSO, o evangelizador escolhido"— Transcrição da apresentação:

1 PAULO DE TARSO, o evangelizador escolhido
E os 4 pilares da Educação para o Século XXI

2

3 Breve Contextualização
Estevão para Abigail: “- Saulo deve ser bom e generoso; defendeu Moisés até o fim... Quando conhecer Jesus, servi-lo-á com o mesmo fervor...” (p.160)

4 No Caminho de Damasco “- Senhor, que quereis que eu faça?” (Saulo, Estrada de Damasco, p.199) “Levanta-te, Saulo! Entra na cidade e lá te será dito o que convém fazer!...” (Jesus, p.200)

5 Com Ananias “- Jesus mandou-me, justamente para que tivesses, de novo, o dom da vista.” (Ananias para Saulo, p.211) “-Vejo!... Agora vejo!... Glória ao redentor de minha alma!” (p.212)

6 Aprender a Conhecer “- Ananias, (...) onde poderei obter o Evangelho sagrado?” (Saulo, p.215) Saulo “recebeu as anotações (...). Debruçou-se imediatamente sobre os velhos rabiscos e devorava-os com indisfarçável interesse.” (p.216)

7 Aprender a Conhecer Ananias para Saulo:
“- (...) o Senhor conferiu-te a tarefa de semeador; tens muito boa vontade, mas, que faz um homem recebendo encargos dessa natureza? Antes de tudo, procura ajuntar as sementes no seu mealheiro particular, para que o esforço seja profícuo. (...) Além do mais, tudo o que é de Deus reclama grande paz e compreensão (...). (p.225)

8 Aprender a Conhecer Ananias: “- (...) Para receber uma tarefa do Céu, David conviveu com a Natureza apascentando rebanhos; para desbravar as estradas do Salvador, João Batista meditou muito tempo nos ásperos desertos da Judéia.” (p.225) Gamaliel: “- (...) Bem sabemos que os profetas e homens de Deus foram a lugares ermos, a fim de sentirem as reais inspirações do Altíssimo, antes de ministrarem, com êxito, a santidade da palavra.” (p.246) Saulo passou 3 anos do deserto de Dan, com casal Áquila e Prisca.

9 Aprender a Fazer Entre ele e Jesus havia um abismo, que o Apóstolo soube transpor em decênios de luta redentora e constante. (Emmanuel, p. 9) “- Preciso servir Àquele que se dignou arrancar-me das trevas do mal (...)” (p.236)

10 Aprender a Fazer “- Precisamos estudar um meio de difundir a nova revelação com a maior amplitude possível. Jesus é um socorro do Céu. Tardar na sua mensagem é delongar o desespero dos homens. Aliás, a palavra ‘evangelho’ significa ‘boas notícias’. É indispensável espalhar essas notícias do plano mais elevado da vida.” (p.216)

11 Aprender a Conviver “Vejo-me cercado de enormes dificuldades (...) Sinto-me no dever de espalhar a nova doutrina, felicitando os nossos semelhantes; Jesus encheu-me o coração de energias inesperadas, mas a secura dos homens é de amedrontar os mais fortes.” (p.225)

12 Aprender a Conviver Paulo “negou-se a si mesmo, arrependeu-se, tomou a cruz e seguiu o Cristo até o fim de suas tarefas materiais. Entre perseguições, enfermidades, apodos, zombarias, desilusões, deserções, pedradas, açoites e encarceramentos, Paulo de Tarso foi um homem intrépido e sincero, caminhando entre as sombras do mundo, ao encontro do Mestre que se fizera ouvir nas encruzilhadas da sua vida.” (Emmanuel, p.9)

13 Aprender a Conviver Gamaliel para Paulo):
“- Não te perturbem as desconfianças, a calúnia e a má-fé, atento a que Jesus venceu galhardamente tudo isso!...” (p.244) Gamaliel para Paulo): “- Nesse labor (...) se topares incompreensão e luta em Jerusalém, não desesperes nem esmoreças. Semeaste por lá certa confusão nos espíritos, é justo recolhas os resultados.” (p.244)

14 Aprender a Ser “O ex-rabino modificara o próprio aspecto, ao contacto direto com as forças agressivas da Natureza. (...) Entretanto, a solidão, as disciplinas austeras, o tear laborioso, lhe havia enriquecido a alma de luz e serenidade. Os olhos calmos e profundos atestavam novos valores do espírito. Entendera, finalmente, aquela paz desconhecida que Jesus desejara aos discípulos. (...)

15 Aprender a Ser A auto-educação, na ausência dos recursos da época, ensinara-lhe à alma ansiosa o segredo sublime de se entregar ao Cristo, para repousar em seus braços misericordiosos e invisíveis. Desde que se consagrara ao Mestre, de alma e coração, os remorsos, as dores, as dificuldades, como que se afastaram do seu espírito. Recebia todo trabalho como um bem, toda necessidade como elemento de ensino.” (p.254)

16 Aprender a Ser Estevão para Saulo, em sonho: “- Saulo, não te detenhas no passado! Quem haverá no mundo, isento de erros?!” (p.305)

17 Aprender a Ser – Ama! – Trabalha! (Abigail para Paulo, em sonho):
“- Que fazer para adquirir a compreensão perfeita dos desígnios do Cristo?” “- Como fazer para que a alma alcançasse tão elevada expressão de esforço com Jesus Cristo?” – Ama! – Trabalha!

18 Aprender a Ser – Espera! – Perdoa...! (Abigail para Paulo, em sonho):
“- Que providências adotar contra o desânimo destruidor? “– Como conciliar as grandiosas lições do Evangelho com a indiferença dos homens?” (p.308, 309) – Espera! – Perdoa...!

19 Aprender a Ser (João a Paulo):
“- És feliz (...) porque compreendeste o programa de Jesus a teu respeito. Não te doa a recordação dos martírios sofridos, porque o Mestre foi compelido a retirar-se do mundo pelos tormentos da cruz. Regozijemo-nos com as prisões e sofrimentos. Se o Cristo partiu sangrando em feridas tão dolorosas, não temos o direito de acompanhá-lo sem cicatrizes...” (p.441)

20 Aprender a Ser (Jesus a Paulo):
“- Sim, Paulo, sê feliz! Vem, agora, a meus braços, pois é da vontade de meu Pai que os verdugos e os mártires se reúnam, para sempre, no meu reino!...”(p.553)

21 O Evangelizador Escolhido (“Paulo de Tarso, o Evangelizador Escolhido”, Sandra Borba)
Jesus a Ananias, segundo relato de Lucas: “(...) este homem é para mim o vaso escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel.” (Atos 9:15)

22 Características do Evangelizador
1. Reconhecimento da necessidade de auto-evangelização como condição básica ao exercício da tarefa de evangelizar os irmãos: “Sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens” (II Cor 3:2)

23 Características do Evangelizador
2. Conscientização quanto à importância da tarefa, compreendendo seu papel de colaborador humílimo na obra da cristianização: “Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe” (I Cor 9:16) “Nada faças por contenda ou por vanglória, mas por humildade" (Filipenses, 2:3)

24 Características do Evangelizador
3. Dedicação, até sacrificial, para atender ao compromisso assumido: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6)

25 Características do Evangelizador
4. Persistência, perseverança, longevidade na tarefa, desempenhando-a com bom ânimo diante das dificuldades enfrentadas: “Somos abatidos mas não somos destruídos” (II Cor 4:9) "Pondo de lado todo o impedimento... corramos com perseverança a carreira que nos está proposta." (Hebreus, 12:1)

26 Características do Evangelizador
5. Busca da coerência entre conhecer, ensinar e viver exemplificando: “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura” (II Cor 5:17)

27 Características do Evangelizador
6. Criação de elos de amorosidade entre os irmãos que compartilham da tarefa, alimentando o espírito de equipe e de serviço aos ideais de Jesus: “Nada devemos uns aos outros, senão o amor recíproco” (RM 13:8) "A ciência incha, mas o amor edifica" (I Coríntios, 8:1)

28 Características do Evangelizador
7. Clareza dos objetivos evangelizadores: “Prossigo para um alvo” (Filipenses 3:14)

29 Características do Evangelizador
8. Fidelidade ao Evangelho: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (I Timóteo, 4:16)

30 Características do Evangelizador
9. Segurança nas orientações - afinação da “trombeta”: “Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” Paulo - (II Co, 3:17). “- A batalha do Cristo está começada. Toda a vitória pertencerá ao seu amor (...)” (p.496)

31 Características do Evangelizador
“Eis porque, personificando no discípulo do Evangelho a trombeta viva do Cristo, dele devemos esperar avisos seguros.” (Emmanuel, Vinha de Luz, p. 262) “(...) o som incerto não atende ao roteiro exato. Serve para despertar, mas não fornece orientação.” (Emmanuel, Vinha de Luz, p. 262)

32 Características do Evangelizador
“Os aprendizes da Boa Nova constituem a instrumentalidade do Senhor. Sabemos que, coletivamente, permanecem todos empenhados em servi-lo, entretanto, ninguém olvide a necessidade de afinar a trombeta dos sentimentos e pensamentos pelo diapasão do Divino Mestre, para que a interferência individual não se faça nota dissonante no sublime concerto do serviço redentor.” (Emmanuel, Vinha de Luz, p. 262)

33 Características do Evangelizador
10. Foco nas metas futuras e não nas dificuldades passadas: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado a perfeição, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, avanço para as que se encontram diante de mim." (Filipenses, 3:13 e 14)

34 Características do Evangelizador
11. A importância da vigilância e força nos propósitos: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes." (I Coríntios, 16:13)

35 Características do Evangelizador
12. O exercício da esperança como proteção rumo ao alcance dos objetivos: "Tendo por capacete a esperança na salvação" (I Tessalonicenses, 5:8)

36 Características do Evangelizador
13. Confiança nos resultados do trabalho: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão." (I Coríntios, 15:58)

37 Características do Evangelizador
14. O reconhecimento da alegria da tarefa e do agradecimento pela oportunidade de assumir-se tarefeiro do Evangelho: "Regozijai-vos sempre." (I Tessalonicenses, 5:16)

38 Reflexões de Emmanuel “Os mais exigentes advertirão que Paulo recebeu um apelo direto; mas, na verdade, todos os homens menos rudes têm a sua convocação pessoal ao serviço do Cristo. As formas podem variar, mas a essência do apelo é sempre a mesma. O convite ao ministério chega, às vezes, de maneira sutil, inesperadamente; a maioria, porém, resiste ao chamado generoso do Senhor.” (Emmanuel, Paulo e Estevão, p. 8)

39 Reflexões Gamaliel a Paulo:
“- Se o Mestre te chamou ao serviço é porque confia na tua compreensão de servo fiel.” (p.244)

40 Resposta do Espírito Áureo O que se poderia dizer aos evangelizadores que, apesar de todos os esforços empreendidos, não conseguem observar resultados no trabalho de evangelização de algumas crianças e moços? “Que recordem a Parábola do Semeador e jamais desanimem. Alertou-nos o Divino Mestre que algumas sementes podem cair sobre pedras ou entre espinheiros; mas sempre haverá as que se abrigarão em boa terra. Que, portanto, os semeadores não cessem de semear, nem desanimem, lembrando-se, ademais, que o nosso trabalho é plantar, porque a germinação e a frutescência pertencem, de fato, a Deus.”

41 (Erasto - O Evangelho Seg. o Espiritismo - Cap. XX - item 4)
A Semeadura Ide, pois, e levai a palavra divina (...) Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai! (Erasto - O Evangelho Seg. o Espiritismo - Cap. XX - item 4)

42 “Dirige-te a Damasco e lá te será dito o que tens que fazer.” Atos 9:6

43 Apresentação organizada por Míriam Dusi a partir dos textos de Sandra Borba.


Carregar ppt "PAULO DE TARSO, o evangelizador escolhido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google