A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regras de Citação & Referências Prof. Esp. Elgonzales Almeida (99) 8110 1230.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regras de Citação & Referências Prof. Esp. Elgonzales Almeida (99) 8110 1230."— Transcrição da apresentação:

1 Regras de Citação & Referências Prof. Esp. Elgonzales Almeida best-el@hotmail.com (99) 8110 1230

2 O que é? Citação é a utilização, no texto, de uma informação retirada de outra fonte (escrita ou oral), com o objetivo de dar credibilidade ao trabalho, esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto em discussão, ou fornecer exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o tema. Todas as obras citadas em um trabalho devem, obrigatoriamente, constar nas referências.

3 Tipos de Citação Podem ser classificadas como: Direta Indireta (também denominada de livre ou paráfrase) Citação de citação

4 Citação Direta Também denominada de textual, é a transcrição literal de um texto ou parte dele, conservando-se a grafia, a pontuação, o uso de maiúsculas e o idioma. Se há erros gramaticais, eles devem ser mantidos, acompanhados da expressão [sic]. Pode ser breve ou longa: Citação breve: não ultrapassa três linhas, integra o texto e é apresentada entre aspas. Pode ser de dois tipos: A TV pode ser fonte para o desenvolvimento da aprendizagem e não apenas suporte para o programa previsto para determinado grupo de alunos.Porém, […] as duas dimensões do fenômeno social da TV não estão desvinculadas, mas, num primeiro momento, deve-se ter claro as diferenças de abordagem (NAPOLITANO, 2003, p. 9). Ou De acordo com Furasté (2004, p. 60, grifo do autor): O nome do autor deve ser escrito em letras minúsculas, quando apresentado no próprio texto, e com letras maiúsculas, quando apresentado dentro dos parênteses.

5 Citação Direta recuo de 4 cm Citações Longas: apresentam mais de três linhas e devem ser destacadas com recuo de 4 cm ou vinte e oito toques da margem esquerda com um tipo de letra menor do que a utilizada no texto, sem as aspas, com espaçamento simples e sem margem de parágrafo. Exemplos: A Filosofia é uma atividade resultante da inquietação cognitiva do ser humano. E por, esta razão, a Filosofia é inerente ao Ser Humano como ser racional, mesmo quando o filosofar ocorre inconscientemente. Nisto consiste a razão e não se pode ensinar a Filosofia. Só é possível se ensinar o método filosófico de pensar, ou seja só é possível se ensinar a filosofar (SANTOS, 2000, p.13). Ou Segundo Santos (2000, p. 13), A Filosofia é uma atividade resultante da inquietação cognitiva do ser humano. E por, esta razão, a Filosofia é inerente ao Ser Humano como ser racional, mesmo quando o filosofar ocorre inconscientemente. Nisto consiste a razão e não se pode ensinar a Filosofia. Só é possível se ensinar o método filosófico de pensar, ou seja, só é possível se ensinar a filosofar.

6 Citação Direta Informação Importante Supressão em citações diretas: É permitida quando não altera o sentido do texto ou frase. É assinalada pelo uso de reticências entre colchetes [...]. Exemplo: As razões para esse aumento [de pessoas com mais de 60 anos] podem estar ligadas a vários fatores [...]. (PIOLY DOS SANTOS, 2004).

7 Citação Indireta É a transcrição das ideias de um autor usando suas próprias palavras. Deve ser incentivada por exigir que o pesquisador leia os textos, compreenda e gere conhecimento a partir do conhecimento de outros autores. Neste tipo de citação não são utilizadas aspas e não é necessário colocar a página de onde foi retirada a ideia. Exemplos: Postai (1997) menciona que ter uma vida organizada não é estar preso a leis, horários, atribuições ou mesmo ligado a pessoas dominadoras e autoritárias. O importante é fazer um planejamento, uma listagem de compromissos e não viver de improvisos, ou preocupações inúteis. Ou Ter uma vida organizada não é estar preso a leis, horários, atribuições ou mesmo ligado a pessoas dominadoras e autoritárias. O importante é fazer um planejamento, uma listagem de compromissos e não viver de improvisos, ou preocupações inúteis (POSTAI, 1997).

8 Citação de Citação (Evitar) É a citação de um texto a que tivemos acesso a partir de outro documento, ou seja, citado em outro texto. Utiliza-se esse tipo de citação somente quando não houver possibilidade de acesso ao texto original. A indicação é feita pelo nome do autor original, seguido da expressão citado por ou apud e do nome do autor da obra lida. Exemplos: Le Clerc apud Rosa (1999, p. 130) afirma que Quando se escala uma montanha, quando se chega ao topo, não se encontra mais que pedra e neve, mas dali a vista é magnífica. Ou Quando se escala uma montanha, quando se chega ao topo, não se encontra mais que pedra e neve, mas dali a vista é magnífica. (LE CLERC apud ROSA, 1999, p. 130). NAS REFERÊNCIAS: Na lista de referências faz-se a referência do documento consultado, ou seja, neste caso, o autor Rosa.

9 ALGUMAS NORMAS DE REFERÊNCIAS

10 Referências O que é? Conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual (NBR 6023, 2003, p. 2). Localização: final do trabalho Alinhamento: à esquerda Espaçamento: simples e com um espaço de 1,5 entre uma referência e outra.

11 Referências Tipos de Documentos Monografia no todo (livros, folhetos, separatas, dissertações, etc.): Uma obra completa, ou seja, constituída de uma só parte a) Autor b) Título (com negrito só na primeira parte) LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. d) Número da edição (quando mencionada na obra): não possui o expoente indicativo de número. Local de publicação: tal como figura na publicação referenciada Editor: registrado quando não coincidir com o autor. Ano de publicação: com numeração completa (quatro algarismos).

12 Referências Monografia/Dissertação/ Tese: Livros e outras publicações - dois ou três autores: A entrada é feita pelo nome do primeiro mencionado. Os nomes dos autores são separados por ponto-e-vírgula. CRUZ, Vera Maria Broilo da. A comunicação interna no processo de certificação ambiental ISO 14001: um estudo de caso. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Faculdade de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004. HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

13 Referências Livros, etc. com mais de três autores: Se há mais de três autores, indica-se somente o primeiro autor seguido da expressão et al. ou et alii (significa e outros). ORGANIZADORES, COORDENADORES: São obras constituídas com artigos de autores diversos com um ou mais responsáveis intelectuais (organizador, coordenador, etc.). Ou CAMPO, Fernanda C. A. et al. Cooperação e aprendizagem on line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). Identidade e vida de educadores rio grandenses narrativas na primeira pessoa (...e em muitas outras). Porto Alegre: Edipucrs, 2004. RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Waimberg (Orgs.). Psicologia e Educação: Fundamentos e Reflexões. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

14 Referências Artigos em revistas: Artigos em Jornais MULLER, Nara Maria. O humano ser das organizações. Colóquio, Taquara, v. 2, n. 1, p. 37-47, jan./jun. 2003. b) Título da Revista (com negrito) HAIML, Luiz F. Astros de ébano. Panorama, Taquara, 8 ago. 2004. Caderno Diet, p. 18. b) Título do Jornal (com negrito)

15 Referências em Meio Eletrônico Necessitam especificar o meio físico utilizado: como disquete, CD-ROM, online, etc. CD-ROM: Consulta em Site: KOOGAM, Abrahão; HOUAISS, Antônio (Ed.). Koogam-Houaiss Digital 2004: enciclopédia e dicionário. [S.l]: Hyper Mídia, 2004. 3 CD-ROM. ASSIS, Machado. O espelho. [S.l]: Virtual Books, 2003. Disponível em:. Acesso em: 1 out. 2004.

16 Referências em Meio Eletrônico Artigo e/ou matéria de jornal ou em revistas (magazines ou científicas): Documento iconográfico MELO, Dionara. Uma solução para as pilhas. Zero Hora, Porto Alegre, 30 set. 2004. Disponível em:. Acesso em: 4 out. 2004. WARD, Kennan. Gitaga Drummers, Highlands of Burundi, Africa. [s. d.]. 1 fotografia color. Disponível em:. Acesso em: 3 out. 2004.

17 Outras Informações Quando o autor e/ou título de várias obras forem os mesmos e estiverem registrados na mesma página: Podem ser substituídos por traço sublinear equivalente a seis espaços seguido de ponto, a partir da segunda ocorrência. MORIN, Edgar. O Método 2: A Vida da Vida. 3. ed. Lisboa: Europa América, 1999c. ______. O Método 3: O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999d. ______. _____. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1999e.

18 Outras Informações Quando há diversos documentos de um mesmo autor num mesmo ano: Se acrescentam letras minúsculas após a data (sem espaço entre a data e a letra indicativa). OBS:NO TEXTO SE CITA: S egundo Morin (1999a); Morin (1999b). MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999a. _______. Ciência com consciência. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999b.


Carregar ppt "Regras de Citação & Referências Prof. Esp. Elgonzales Almeida (99) 8110 1230."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google