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O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PROF. TALES ANDREASSI

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Apresentação em tema: "O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PROF. TALES ANDREASSI"— Transcrição da apresentação:

1 O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PROF. TALES ANDREASSI

2 O que é um Plano de Negócio Documento que descreve a idéia de um novo empreendimento e projeta os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros dos negócios propostos para os primeiros três a cinco anos Planejar ajuda a aumentar a eficácia do negócio

3 Objetivos Levantar fundos – angel investors/capital de risco/bancos financiadores Metas para o gerenciamento do negócio Base para comunicar as estratégias de negócio a seus funcionários Conseguir mais crédito dos fornecedores Pode ser usado na criação ou expansão do negócio

4 Critérios de Análise Qualidade do empreendedor Maturidade, experiência, histórico de sucessos Equipe profissional Plano deve ser preparado pelo empreendedor (exemplo do personal trainer) Plano é um documento confidencial/poucas cópias

5 Tipos de planos que atraem investidores Tamanho depende da finalidade do plano Bem organizado, páginas numeradas, índice de conteúdo Ênfase no mercado e não no produto Foco em um número limitado de produtos e serviços Copyrights, patentes, marcas registradas atraem investidor

6 Tipos de planos que atraem investidores Liquidez Linguagem simples, direta, sem rebuscamento Evite grand finales Explique o básico do seu negócio, não assuma conhecimento prévio do leitor Evite jargões da indústria

7 Aspectos que afastam investidores Projeções financeiras em desacordo com os padrões aceitos pelo setor Projeções de crescimento fora da realidade Produção por encomenda ou personalizada Empreendedor que não coloca $ no negócio Sites: receita baseada em publicidade

8 Aspectos que afastam investidores Modelo de negócio inconsistente Falta de respeito com relação aos grandes competidores Falta de vantagem competitiva real Lembrem-se: o empreendedor conta uma estória, o investidor procura furos nela

9 Visão Geral de um Plano de Negócios Índice de conteúdo Sumário Executivo Descrição Geral da Empresa Plano de Serviços e Produtos Plano de Marketing Plano de Gerencial Plano Operacional Plano Financeiro Plano Jurídico Apêndice

10 Sumário Executivo 1 a 3 páginas contendo: introdução sintética ao plano responsáveis e suas competências produtos, serviços e tecnologia mercado potencial competências distintivas previsão de vendas rentabilidade e projeções financeiras necessidades de financiamento Nunca deixe de explicitar a oportunidade única de se investir no negócio

11 Descrição da Empresa Missão, visão e objetivos da empresa Apresentar as atividades fundamentais e a natureza da empresa Deve responder a perguntas como: a empresa é manufatureira, varejista ou de serviços? que clientes está tentando atender? o que está oferecendo à sua clientela, e como? onde está localizada? onde fará negócios (local, nacional ou internacionalmente)? em que estágio de vida está a empresa?

12 Plano de Produtos e Serviços descrição do produto ou serviço oferecido foto ou protótipo ajudam! estágio de desenvolvimento do produto características únicas produtos e serviços adicionais previstos proteção legal que se aplica risco de obsolescência sempre enfatizar o que o cliente quer

13 Plano de Marketing descrição dos clientes análise da concorrência análise do mercado (previsão de vendas) estratégias de Marketing (4 ps)

14 Plano de Marketing: mais detalhes fatores que influenciam o comportamento do consumidor critérios utilizados para segmentar o mercado pesquisa de mercado parcela de mercado a ser atingida concorrentes mais importantes e como sou melhor tendência de crescimento/declínio do mercado estratégias para atrair o cliente estratégia de distribuição pontos de comercialização estratégia de propaganda política de preços e crédito problemas de sazonalidade

15 MATERIAL DE APOIO Documentos de legitimação cartas de intenção, artigos elogiosos, catálogos Não exceder em informações apêndices

16 Plano Gerencial membros da equipe gerencial, com respectivas habilidades, educação formal e experiências investidores, consultores ou diretores do negócio processo de seleção e remuneração dos funcionários processo decisório na empresa sistema de trabalho adotado para estimular a inovação e criatividade dos funcionários programas de desenvolvimento e treinamento plano gerencial não é organograma, mas sim como alocar o pessoal para o projeto acontecer

17 Plano Operacional principais processos produtivos instalações desenvolvimento de produtos (evitar tratado científico) vantagens e desvantagens da localização principais custos da produção materiais críticos para a produção fontes de fornecimento existentes logística

18 Plano Financeiro nível de receita e despesa projetado ponto de equilíbrio recursos financeiros exigidos retorno do investimento make money / software SEBRAE erro comum: falta da estratégia de saída

19 Plano Jurídico como a empresa está juridicamente constituída vantagem e desvantagem tributárias dessa forma de constituição escritório jurídico para representar a empresa questões legais significativas licenças/permissões legais

20 Apresentação do Plano de Negócio explicitar a value proposition evitar descrição técnica do produto. Ir direto para a vantagem competitiva que ele traz ao cliente no máximo 6 slides e 15 minutos de apresentação. Pode fazer quantos slides quiser de back up Em dois minutos a apresentação tem que atingir seu climax. Depois disso a atenção da platéia diminui equipe apoia a apresentação!


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