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Promover o Desenvolvimento e o Emprego de Qualidade Pedro Telhado Pereira Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico Universidade da Madeira Economia.

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Apresentação em tema: "Promover o Desenvolvimento e o Emprego de Qualidade Pedro Telhado Pereira Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico Universidade da Madeira Economia."— Transcrição da apresentação:

1 Promover o Desenvolvimento e o Emprego de Qualidade Pedro Telhado Pereira Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico Universidade da Madeira Economia da Educação

2 Os textos de Fuente e Domenech de 2000 (Human Capital in Growth Regressions: How Much Difference Does Data Quality Make?, Centre for Economic Research, 2466) e de Cohen e Soto de 2001(Growth and Human Capital, Centre for Economic Research, 3025) vieram mostrar que os resultados encontrados nos estudos microeconométricos sobre a rendibilidade da educação também se verificavam a nível macroeconómico.

3 No dizer de Cohen e Soto (2001) “ this settles, at least for these data [the data used in this authors ’ paper], the long standing opposition between the effects of levels and the effects of the increase of human capital on growth. We find quite simply that levels are correlated to levels and growth rates to growth rates ”. Again in this paper we see that human capital seems to have social returns that are identical to the private ones.

4 Os níveis de rendimento per capita estão relacionados com o nível educacional médio da população O crescimento do nível de rendimento per capita está relacionado com o crescimento do nível educacional médio da população As taxas de aumento do rendimento per capita são semelhantes às taxas de rendibilidade da educação encontrada nos estudos microeconómicos Três conclusões:

5 Tópicos Nível Educacional em Portugal e sua evolução Rendibilidade da Educação em Portugal e sua evolução Formação Profissional Reflexões finais

6 No final do século XX os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução

7 As populações mais jovens não estavam a recuperar a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha3555412513 Grécia5071584224 Irlanda5167564131 Itália4255503721 Portugal2130211511

8 Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos 55-64 e a dos 25-34 Portugal apresenta um crescimento de menos de 20%

9 Passados quase dez anos em 2008 População com o Secundário Completo (2008), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha5165574529 Grécia6175695639 Irlanda6985756245 Itália5369574935 Portugal2847292013

10 Portugal em 2008 já tinha ultrapassado os 30% de diferença No entanto menos de metade da geração mais jovem (25-34) tem o secundário completo. Os valores apresentados por esta geração são semelhantes aos das gerações 20 anos mais velhas nos países comparados.

11 Em 2010 Age group 25-6425-3435-4445-5455-64 Greece6579726244 Ireland7387806750 Italy5571595138 Portugal3252342216 Spain5365604832 OECD average 7482787262 EU21 average 7583807364 Population that has attained at least upper secondary education 1 (2010) Percentage, by age group Population that has attained at least upper secondary education1 (2010) Percentage, by age group

12 Portugal em 2010 Já mais de metade da geração mais jovem (25-34) tem o secundário completo. No entanto, os valores apresentados por esta geração continuam a ser semelhantes aos das gerações 20 anos mais velhas nos países comparados.

13 No Ensino Superior em 2008 População com o Ensino Superior Completo (2008), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha2939332416 Grécia2328272215 Irlanda3445372719 Itália1420151210 Portugal142315108

14 Para a geração mais nova, a Itália está pior No entanto, Portugal ainda está muito abaixo dos outros países com os quais comparamos

15 No Superior em 2010 Population that has attained tertiary education (2010) Percentage by age group Column 16 refers to absolute numbers in thousands. Tertiary-type B education Tertiary-type A and advanced research programmes Total tertiary education 25 - 64 25- 34 35- 44 45- 54 55- 64 25 - 64 25 - 34 35 - 44 45 - 54 55 - 64 25-64 25 - 34 35 - 44 45 - 54 55 - 64 25-64 in thousa nds Greece711863172018171325312723171510 Ireland1618 131022302417123748423021885 Italynnn1n142015121015211612114955 Portug al x( 11 ) x(1 2) x(1 3) x(1 4) x(1 5) 152516109152516109919 Spain912 74212724191431393526188116 OECD averag e 10111210822282419163138332823 210 281 EU21 averag e 910119820272117142835302520

16 Para a geração mais nova, a Itália continua pior E Portugal vai-se aproximando lentamente dos outros países com os quais comparamos

17 E a probabilidade de obter um título do Ensino Superior depende muito da educação dos Pais. Pereira (2010) (Higher Education Attainment: The Case of Intergenerational Transmission of Education in Portugal, IZA DP No. 4813, 2010, CEEAplA W.P. 2/2010) utilizando dados do IEFA 2007 Table VII – Total effects on higher education completion FBASFSECFSUP FemaleMaleDifferenceFemaleMaleDifferenceFemaleMaleDifference MBAS 9,15%6,10%3,04%45,59%34,83%10,76%51,94%46,73%5,21% MSEC 35,37%45,31%-9,95%56,07%45,32%10,76%64,56%53,78%10,78% MSUP 37,80%46,18%-8,37%68,44%65,49%2,94%72,44%61,34%11,10%

18 Evolução da percentagem que obtêm um título de Ensino Superior Higher Education sample % Males18-2425-3435-4445-5455-64Total M_BAS/F_BAS 2,23%10,25%4,71%6,29%4,75% 5,68% M_BAS/F_SEC 6,90%21,43%41,67%33,33%42,86% 24,21% M_BAS/F_HIG 0,00%28,57%30,00%64,29%42,86% 37,74% M_SEC/F_BAS 17,65%50,00%62,50%16,67%50,00% 36,17% M_SEC/F_SEC 13,64%44,44%50,00%40,00%44,44% 34,33% M_SEC/F_HIG 0,00%58,33%83,33%80,00%83,33% 48,84% M_HIG/F_BAS 15,38%52,94%50,00%75,00%0,00%* 41,86% M_HIG/F_SEC 22,22%60,00%85,71%100,00% 56,52% M_HIG/F_HIG 20,00%69,57%81,25%63,64% 56,41% Total 4,17%15,60%8,66%8,84%6,70%8,77%

19 sample % Females18-2425-3435-4445-5455-64Total M_BAS/F_BAS 8,51%19,84%9,66%8,12%5,41% 9,56% M_BAS/F_SEC 21,74%66,67%40,00%47,06%50,00% 43,68% M_BAS/F_HIG 0,00%62,50%58,33%63,64%66,67% 49,02% M_SEC/F_BAS 3,70%72,22%42,86%0,00%33,33% 31,03% M_SEC/F_SEC 35,00%70,00%64,71%80,00%40,00% 56,72% M_SEC/F_HIG 40,00%61,54%83,33%80,00%100,00% 67,44% M_HIG/F_BAS 0,00%50,00%33,33%37,50%0,00%* 26,47% M_HIG/F_SEC 42,86%33,33%100,00%66,67%100,00% 65,00% M_HIG/F_HIG 10,53%95,00%87,10%69,23%100,00% 69,77% Total 10,23%26,21%14,55%10,41%7,02%12,98%

20 A probabilidade de obter um título do Ensino Superior é mais de 8 vezes maior para o filho de pais com este nível de ensino do que o de pais com ensino até ao básico. O sexo feminino apresenta melhor resultados do que o sexo masculino com excepção dos casos em que o Pai tem até ao básico e a mão tem um nível maior de educação. As gerações mais novas com Pais com até ao Ensino Básico ainda estão muito longe de atingir as percentagens das gerações mais velhas com Pais com mais educação.

21 Conclusão sobre o nível educacional e sua evolução O nível educacional é baixo e o ritmo de recuperação ainda nos mantém muito atrás dos nossos parceiros Existe uma grande desigualdade na obtenção do ensino superior

22 Rendibilidade da Educação Budria e Pereira, 2011(Educational Qualifications and Wage Inequality: Evidence for Europe, Revista de Economía Aplicada) e Martins e Pereira em 2004 ("Does Education Reduce Wage Inequality? Quantile Regressions Evidence from 16 Countries, Labour Economics) mostram que Portugal é dos países considerados que apresenta maior rendibilidade da Educação

23 Em 1995

24 Em 2006 (EAG 2010) Os homens com Ensino Superior ganhavam mais 90% e as mulheres mais 78% do que o correspondente aos que ficaram com o Ensino Secundário. Este valor tem permanecido quase constante na última década.

25 Conclusão sobre a rendibilidade da Educação Portugal é um país que apresenta uma alta rendibilidade da educação No entanto, apresenta também um alto risco no investimento em educação. A alta rendibilidade tem-se mantido

26 Algumas notas sobre a formação profissional Resultados de Budria e Pereira (“The Wage Effects of Training in Portugal: Differences across skill groups, genders, sectors and training types”, Applied Economics, 2007, “The Contribution of Vocational Training to Employment, Job-related Skills and Productivity: Evidence from Madeira Island”, International Journal of Training and Development, 2009, “Are Vocational Training Programs Truly Effective? Evidence from Self-assessed Data”, ICFAI Journal of Training and Development, 2009 and “Subjective Assessment on Vocational Training Activities: A Generalized Ordered Probit Approach”, Empirical Research in Vocational Education and Training, 2010.

27 Resultados usando Inquérito ao Emprego 1998 a 2000 A participação na formação profissional aumenta com a educação sendo que os mais educados têm uma probabilidade de participação que é 3 vezes superiores. A participação decresce com a idade, é superior no Sector Público e se a pessoa tem um segundo emprego. Tem taxas de rendibilidade superiores a 10%. A rendibilidade é menor para os mais educados

28 Resultados usando o Inquérito à Inserção, Direcção Regional de Formação Profissional, 2000 a 2005. Um mês após o fim da formação profissional a maioria encontra emprego. A educação primária aumenta a probabilidade de estar empregue após dois anos em 1,75 vezes A educação secundária aumenta a probabilidade de estar empregue após dois anos em 7,22 vezes A educação superior aumenta a probabilidade de estar empregue após dois anos 11,78 vezes

29 Existe complementaridade entre a educação e a formação profissional. Os mais educados têm não só maior probabilidade de encontrar emprego mas também são os que mais consideram que a formação os ajudou a encontrar o emprego, que está relacionada com o emprego corrente e que aumentou a sua produtividade nesse emprego. Existe um alto nível de satisfação com a formação profissional na Madeira.

30 Conclusão sobre a formação profissional Usando dados para Portugal vemos que são os menos educados os que mais ganham com a formação profissional. No entanto, dados para a Madeira mostram que os aumentos da empregabilidade, das competências no emprego e da produtividade resultantes da formação profissional aumentam com a educação.

31 Reflexões finais As altas taxas de rendibilidade da educação e o aumento dos indivíduos com educação que encontram emprego com essas remunerações mostra que a qualidade dos trabalhadores tanto do lado da oferta como da procura tem aumentado. No entanto será o aumento de procura por trabalhadores qualificados suficiente?

32 Vamos supor que não, o que aconteceria? Não havendo procura suficiente por trabalhadores mais qualificados o que irão fazer estes trabalhadores?  Emigrar para Países onde essa procura existe  Ocupar os lugares dos trabalhadores menos qualificados, aceitando salários inferiores à sua produtividade potencial.

33 Consequências a nível global Aumento da emigração de pessoal qualificado Aumento do desemprego do pessoal menos qualificado Maior dispersão dos salários entre o pessoal qualificado Aumento da precariedade do emprego.

34 Questão final Será que não é isto que está a acontecer em Portugal?


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