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Apresentação em tema: "Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sérgio Lenz – fone (47) ou BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN: Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC

2 Porque o Espírito Santo e nós mesmos resolvemos não pôr nenhuma carga sobre vocês, a não ser estas proibições que são, de fato, necessárias: não comam a carne de nenhum animal que tenha sido oferecido em sacrifício aos ídolos; não comam o sangue nem a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado; e não pratiquem imoralidade sexual." (1) At 10:45 O objetivo de um concílio eclesiástico, convocado sob orientação divina, é preservar a unidade da Igreja no Espírito Santo e conservar a sã doutrina. (1) NTLH. Edição Eletrônica

3 Esboço da Lição: 3 – A CARTA DE JERUSALÉM 2 – A IMPORTÂNCIA DO CONCÍLIO DE JERUSALÉM 1 – O QUE É UM CONCÍLIO

4 Deveriam os cristãos gentios observar os ritos que os cristãos judeus ainda observavam? As decisões deste concílio, no ano 48d.C. foram fundamentais para que a Igreja nascente não se tornasse uma mera facção judaica. Vamos entender mais sobre a construção deste novo momento da igreja.

5 1.1 – Definição: É uma reunião de representantes da igreja, cujo objetivo é deliberar acerca da: fé doutrina costumes disciplina eclesiástica

6 1.2 – Os concílios no Antigo Testamento:

7 1.3 – Os concílios em o Novo Testamento: 1 – Reunião para definição sobre quem assumiria o lugar de Judas Iscariotes. 2 – Reunião para instituir o ministério do diaconato e definir os candidatos. 3 – Reunião para discutir o que os judaizantes poderiam exigir dos gentios cristãos.

8 A 3. reunião dos apóstolos foi conhecida como o Concílio de Jerusalém e: Foi fudamental para a sobrevivência da igreja como corpo livre não judeu. Foi decisivo para que o evangelho chegasse até nós nos dias de hoje.

9 2.1 – Convocação: A convocação não foi oficialmente predeterminada, ao contrário, surgiu à partir de uma contenda nascida na postura judaico cristã versus a liberdade cristã gentílica. O tema surgiu naturalmente: Deveriam os gentios observar também os costumes e ritos judaicos, incluindo a circuncisão? Ritual judaico da circuncisão

10 2.2 – Presidência: Se a presidência foi de Pedro, certamente a palavra derradeira, aquela que resolveu a questão, foi de Tiago. Um bom conselho, dado na hora certa, é tão valioso quanto uma bandeja de prata coberta de maçãs de ouro. Pv 25:11

11 2.3 – Debates: Competência define-se pôr: Saber agir de maneira responsável, o que implica em integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. (Fleury 2000)

12 2.3.1 – História extraída da Midrash Shochar em Yalkut Simeoni, parte 1, folha 229, acerca de uma das reclamações de Coré concernente ao jugo severo da lei: Havia uma viúva em nossa vizinhança que tinha 2 filhos, orfãos de pai. Ela possuía um campo. E quando começou a ará-lo, um sacerdote veio e disse: Não ararás com boi e com jumento juntos. Quando ela começou a semear o campo ele disse: Não semearás o teu campo com sementes diversas. Quando ela começou a colher e a reunir seus molhos, ele disse: Deixa um punhado e os cantos do campo semeado para os pobres. Quando ela se preparava para pisar o grão, ele disse: Dá-me a oferta movida, bem como o primeiro e o segundo dízimos. Ela fez conforme lhe fora ordenado, e então resolveu vender o seu campo. E com isso comprou duas ovelhas, a fim de que pudesse vestir a si mesma e aos seus familiares com a lã, e tirar algum lucro com os cordeiros. Quando elas produziram cordeiros, Aarão veio e disse: Dá-me os primogênitos, pois o Deus santo e bendito disse: Todo o primogênito, que abre a madre, será teu. Cf. CHAMPLIN, R. Norman. O NT Interpretado: Vs.por Vs.. São Paulo: Ed.Candeia. Vl 3, 10 ed., 1998, p.309.

13 2.3.1 – História extraída da Midrash Shochar em Yalkut Simeoni, parte 1, folha 229, acerca de uma das reclamações de Coré concernente ao jugo severo da lei: Ela cedeu as suas exigências, e lhe deu dois cordeiros. Ao chegar o tempo de tosquiar as ovelhas, ele disse: Dá-me as primicias da lã. Depois de a viúva ter feito assim, ela disse: Não posso tolerar esse homem; matarei minhas ovelhas e as comerei. Mas quando ela matou as ovelhas, Aarão veio e disse: Dá-me o ombro, a queixada e o ventrículo. E a viúva disse: Embora eu tenha abatido as minhas ovelhas, não consegui livrar-me desse homem; portanto consagro tudo a Deus. Então, Aarão disse: Tudo pertence a mim, pois o Deus Santo disse: Tudo quanto for consagrado em Israel será dele, ou seja, dos sacerdotes. Por conseguinte, ele tomou as duas carcaças inteiras e se foi embora, deixando a viúva e seus dois filhos orfãos avassalados de aflição. A respeito dessa história Adam Clarke diz: Temos aqui um quadro terrível da lei ritual mosaica; […] pôde ser dito: … um jugo quem nem nossos pais puderam suportar, nem nós… Cf. CHAMPLIN, R. Norman. O NT Interpretado: Vs.por Vs.. São Paulo: Ed.Candeia. Vl 3, 10 ed., 1998, p.309.

14 2.4 – O pronunciamento decisivo de Tiago: O discurso de Tiago consiste em 3 pontos principais: 1.Dirigiu-se respeitosamente a todos indicando que desejava uma solução pacífica e honesta que fosse interessante a todos. 2.Em sua narração histórica, procurou abordar os pontos fundamentais da discussão, para em seguida, juntar-se a Pedro e Paulo no argumento de que a experiência era superiora ao mero argumento acadêmico teórico. 3.Na conclusão ele propõe a isenção da observação dos rituais judaicos, sem contudo abrir mão da necessidade de impor algumas regras a fim de não haver escândalos em práticas perniciosas ao evangelho.

15 O homem está salvo, pois o planejamento ocorreu na eternidade e a execução ocorreu no calvário através de Cristo Jesus. O homem está sendo salvo, à medida que progride na santificação, estreitando assim os laços de amor com o seu Senhor. O homem será salvo, ou seja, completamente redimido da força e poder do pecado através transformação do corpo. 3.1 – Da salvação pela graça:

16 3.2 – Da comida sacrificada aos ídolos: Interessante observar em Paulo: Escreveu aos Coríntios (predominantemente gentios) que não deveriam perguntar donde vinha a carne a ser consumida com ações de graças. No concílio de Jerusalém, Paulo cedeu às suas afirmações e aceitou que não se deveria comprar e consumir as carnes que eram negociadas nesses mercados. Escreveu aos Romanos (misto de judeus e gentios), e recomenda a não comer carne, se isto escandalizar o seu irmão… Às vezes é preciso perder para ganhar, ou, é melhor perder na paz do que ganhar na guerra, pois o uso de todas estas coisas se perderão.

17 3.3 – Da ingestão de sangue e de carne sufocada: De um lado, existia a recomendação para não fazerem mais como os gentios ainda faziam, ou seja, ingeriam o sangue misturado a vinho nos sacrifícios ou preparavam diversos pratos com sangue, inclusive a própria carne sufocada no mesmo. Por outro lado havia a recomendação para não causar escândalo com os irmãos vindo do judaísmo ou novos/fracos na fé. De qualquer maneira, passados os tempos, a proibição continua válida em diversas comunidades, mesmo havendo acabado o problema do cristianismo judaizante.

18 3.4 – Das relações sexuais ilícitas: A verdade da questão, entretanto, é que a fornicação e todos os vícios sexuais do gentios eram reputados por eles como indiferentes. O código moral dos gentios era revoltante para os judeus, e a igreja cristã procurou, através dos conselhos de Tiago, nivelar um pouco melhor esse código.

19 19 Que o exemplo dos santos apóstolos mova a Igreja de Cristo a livrar-se de toda briga local, a fim de mostrar a sua vocação universal e eterna. O mesmo Espírito que dirigiu o Concílio de Jerusalém faz-se presente no meio de seu povo, inspirando os ministros do Evangelho a tomarem decisões de conformidade com a Bíblia Sagrada. Interessante, o concílio convocado para combater o legalismo judaizante tornou a Igreja de Cristo mais santa e pura.


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