A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema central e eixos temáticos A organização das atividades de seminário temático vêm, no Curso, ocorrendo com base na escolha de eixos temáticos, a partir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema central e eixos temáticos A organização das atividades de seminário temático vêm, no Curso, ocorrendo com base na escolha de eixos temáticos, a partir."— Transcrição da apresentação:

1 Tema central e eixos temáticos A organização das atividades de seminário temático vêm, no Curso, ocorrendo com base na escolha de eixos temáticos, a partir de uma proposta de tema central. Neste módulo, o tema que orientará a construção das distintas propostas de projetos didáticos a serem desenvolvidos durante o Estágio e que constituirão a proposta de trabalho dos Seminários Temáticos V e VI está definido como “Linguagens como forma de interação, leitura, comunicação, expressão da realidade interior e exterior”. A partir deste tema, serão propostos os eixos temáticos que darão conta de nortear a proposta de Estágio, diretamente articulada ao seminário V, bem como o agrupamento dos trabalhos a serem apresentados no Seminário Temático VI.

2 Qual a função do tema central? O tema central deverá orientar o estudo, o planejamento, a execução e a reflexão sobre a proposta pedagógica do Estágio/Seminários Temáticos no campo das linguagens.

3 Tema central do Estágio e dos Seminários do Módulo III Linguagens como forma de interação, leitura, comunicação, expressão da realidade interior e exterior

4 Esse tema sinaliza para a importância do ser humano como um ser de linguagem. Todas as suas ações são representadas, referidas, construídas e expressas na e pela linguagem. A complexidade, inerente ao mundo externo e interno do ser humano, faz com que as distintas linguagens integradas ajudem-nos a interagir, a comunicarmo-nos e a significar o mundo, fazendo parte do mundo e fazendo-nos parte do mundo. Desse grande tema derivam distintos eixos temáticos a partir dos quais podem ser desenvolvidas as propostas de trabalho.

5 O que entendemos por eixo temático? Por eixo temático, entendemos um conjunto de conceitos a partir dos quais se articulam, se integram os conteúdos das diferentes unidades de estudo que compõem o Módulo III.

6 Qual a função do eixo temático? O eixo temático tem como função propor um recorte contextual para que o estudante/professor possa planejar situações de aprendizagem que, num sentido, congrega os conceitos gerais sobre linguagem e, noutro sentido, possibilita fazer inter- relações com os conteúdos ou temas específicos de cada linguagem. Ou seja, cada uma das linguagens, em suas especificidades, deverão ser tratadas em torno do eixo temático.

7 Eixos temáticos do Estágio e dos Seminários do Módulo III Linguagem: compreensão e respeito à pluralidade e à diversidade. Linguagem e identidade cultural: diferentes manifestações na vida cotidiana Linguagens e memórias: registros da identidade do sujeito e da família Linguagem: resignificando as relações entre o humano e o ambiente

8 Linguagem: compreensão e respeito à pluralidade e à diversidade. Neste eixo pretende-se que sejam abordadas questões que busquem oportunizar a compreensão e o respeito à pluralidade e à diversidade que se manifestam numa sociedade e, por conseqüência, muito presentes no cotidiano da escola. Conforme Sayão, os alunos “são universos de sentido e significação totalmente próprios” (2004, p. 179). Por meio da linguagem pode-se estar em interação com esses universos pessoais (realidade interior) ou do mundo natural e construído (realidade exterior), pode-se dar formas perceptíveis às idéias e inquietações interiores, sejam essas formas visuais, gestuais, sonoras, lingüísticas, etc., oferecendo-se, portanto, à leitura das idéias e concepções do outro. A linguagem, sendo carregada de sentido, que nos revela e revela o outro, revela, nas suas manifestações, as características étnicas e culturais de grupos sociais, revela as desigualdades socioeconômicas. Se desejarmos algum tipo de transformação, em qualquer setor da sociedade, é necessário compreender o que se apresenta para, em outro momento, superar ou transformar situações dadas como estereótipos, preconceitos, etc. É portanto, objetivo desse processo identificar e propor situações em que este eixo temático, compreensão e respeito à pluralidade e à diversidade, seja tratado, nos seus diversos desdobramentos, por meio das linguagens. Ou seja, o trabalho pedagógico da área que se refere às diferentes linguagens, perpassado pelo eixo temático em sintonia com o tema central.

9 Linguagem e identidade cultural: diferentes manifestações na vida cotidiana Uma determinada comunidade pode ser identificada e reconhecida pelas produções culturais que se manifestam de diferentes formas. Essas manifestações podem ser as mais diferentes: os hábitos, as brincadeiras, as rodas de discussão, os encontros musicais, religiosos ou, ainda, aqueles para aprender algum tipo de arte aplicada, etc. O objetivo deste eixo é identificar e compreender, por meio da leitura de mundo, “onde” estão presentes as diferentes linguagens e como elas se manifestam na vida e evidenciam os aspectos culturais.

10 Linguagens e memórias: registros da identidade do sujeito e da família Muitos objetos, cerimônias, eventos, hábitos contam histórias pessoais e familiares. Este eixo tem como preocupação identificar essas manifestações, resgatá-las e repensá-las. Aqui as manifestações de linguagens são encaradas como resgate, veículo, meio que carregam a identidade histórica, social, cultural dos sujeitos e de suas famílias ou o que é entendido com família.

11 Linguagem: resignificando as relações entre o humano e o ambiente As discussões acerca da preservação do meio e da existência humana em harmonia com o ambiente, nos últimos tempos, ganham espaço. Compreender essa relação, reconhecer a responsabilidade que temos com o ambiente e com as novas gerações e, ainda, projetar e realizar ações de curto e longo prazo podem encontrar nas linguagens expressão desse sentido e manifestações criativas decorrentes dessa reflexão.


Carregar ppt "Tema central e eixos temáticos A organização das atividades de seminário temático vêm, no Curso, ocorrendo com base na escolha de eixos temáticos, a partir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google