A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terceira Lei de Newton. Ação e Reação Sabemos que força é fruto da interação, ou seja, uma força atuante em um corpo representa a ação que este corpo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terceira Lei de Newton. Ação e Reação Sabemos que força é fruto da interação, ou seja, uma força atuante em um corpo representa a ação que este corpo."— Transcrição da apresentação:

1 Terceira Lei de Newton

2 Ação e Reação Sabemos que força é fruto da interação, ou seja, uma força atuante em um corpo representa a ação que este corpo recebe de um outro corpo. Sabemos que força é fruto da interação, ou seja, uma força atuante em um corpo representa a ação que este corpo recebe de um outro corpo. Isaac Newton percebeu que toda ação estava associada a uma reação, de forma que, numa interação, enquanto o primeiro corpo exerce força sobre o outro, também o segundo exerce força sobre o primeiro. Assim, em toda interação teríamos o nascimento de um par de forças: o par ação-reação. Isaac Newton percebeu que toda ação estava associada a uma reação, de forma que, numa interação, enquanto o primeiro corpo exerce força sobre o outro, também o segundo exerce força sobre o primeiro. Assim, em toda interação teríamos o nascimento de um par de forças: o par ação-reação.

3 Princípio da Ação e Reação Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb tal que estas forças: Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb tal que estas forças: Tem mesma intensidade Tem mesma intensidade Tem mesma direção Tem mesma direção Tem sentidos opostos Tem sentidos opostos Tem mesma natureza, isto é, ambas são forças de contato ou ambas são de campo. Tem mesma natureza, isto é, ambas são forças de contato ou ambas são de campo. "As chamadas forças de ação e reação não se equilibram(anulam), pois estão aplicadas em corpos diferentes" "As chamadas forças de ação e reação não se equilibram(anulam), pois estão aplicadas em corpos diferentes"

4 Lei da Ação e Reação Se uma pessoa empurra uma mesa, a mesa empurra a pessoa com uma força igual e contrária. Se uma pessoa empurra uma mesa, a mesa empurra a pessoa com uma força igual e contrária. "Para se deslocar, o nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente. "Para se deslocar, o nadador empurra a água para trás, e, esta por sua vez, o empurra para frente. O movimento de um foguete (ou de um avião a jato) é causado pela força de reação exercida pelos gases que ele expele. O movimento de um foguete (ou de um avião a jato) é causado pela força de reação exercida pelos gases que ele expele. Uma pessoa consegue andar graças a força que o solo exerce sobre o seu pé. Uma pessoa consegue andar graças a força que o solo exerce sobre o seu pé. As hélices jogam o ar para trás; o ar empurra o avião para frente. As hélices jogam o ar para trás; o ar empurra o avião para frente.

5 Exemplos de Interações A. Interações de campo A. Interações de campo Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. B. Interações de contato B. Interações de contato

6

7 R E S U M I N D O Em primeiro lugar, uma força nunca aparece sozinha. Elas aparecem aos pares (uma delas é chamada de ação e a outra, de reação). Em primeiro lugar, uma força nunca aparece sozinha. Elas aparecem aos pares (uma delas é chamada de ação e a outra, de reação). Em segundo lugar, é importante observar que cada uma dessas duas forças atua em objetos distintos, provocando em cada um deles um efeito, que será maior naquele que oferecer menor resistência(inércia/massa). Em segundo lugar, é importante observar que cada uma dessas duas forças atua em objetos distintos, provocando em cada um deles um efeito, que será maior naquele que oferecer menor resistência(inércia/massa). Finalmente, essas forças (aos pares) tem a mesma magnitude mas diferem uma da outra pelo sentido: elas tem sentido oposto uma da outra. Finalmente, essas forças (aos pares) tem a mesma magnitude mas diferem uma da outra pelo sentido: elas tem sentido oposto uma da outra.

8 Força Peso Os animais, as plantas, a água, o ar, as pedras, todos os corpos, enfim, estão sujeitos à atração gravitacional da Terra. Se você sobe numa cadeira e salta, você pára no chão, pois a força dá gravidade puxa seu corpo para baixo. A força gravitacional sobre qualquer objeto situado próximo à superfície da Terra é chamada peso do corpo. Os animais, as plantas, a água, o ar, as pedras, todos os corpos, enfim, estão sujeitos à atração gravitacional da Terra. Se você sobe numa cadeira e salta, você pára no chão, pois a força dá gravidade puxa seu corpo para baixo. A força gravitacional sobre qualquer objeto situado próximo à superfície da Terra é chamada peso do corpo. Em física, a palavra peso é usada com um significado diferente, daquele que damos a ela em nosso dia-a-dia. Usualmente essa palavra é empregada em frases como: "Meu peso é 65 quilos"; "Por favor me pesa 600 gramas de carne". "Esse menino, quando nasceu, pesava 3 quilos e 750 gramas". Em física, a palavra peso é usada com um significado diferente, daquele que damos a ela em nosso dia-a-dia. Usualmente essa palavra é empregada em frases como: "Meu peso é 65 quilos"; "Por favor me pesa 600 gramas de carne". "Esse menino, quando nasceu, pesava 3 quilos e 750 gramas". Todos nós já nos expressamos com frases como essas. E todos entendem muito bem o que queremos dizer. Todos nós já nos expressamos com frases como essas. E todos entendem muito bem o que queremos dizer. Mas, do ponto de vista da física, nessas frases há uma confusão entre duas grandezas: a massa e o peso. Mas, do ponto de vista da física, nessas frases há uma confusão entre duas grandezas: a massa e o peso.

9 Força Peso A força com a qual os astros em geral atraem os corpos é chamada de peso, em rigor, força peso. A força com a qual os astros em geral atraem os corpos é chamada de peso, em rigor, força peso. A força peso é uma força de ação a distância. Quanto maior a massa de um corpo, mais fortemente ele é atraído por outro. A força peso é uma força de ação a distância. Quanto maior a massa de um corpo, mais fortemente ele é atraído por outro. A direção da força peso é a da reta que passa pelos centros da Terra e do corpo. A direção da força peso é a da reta que passa pelos centros da Terra e do corpo. O sentido é de atração (no corpo é apontada para o centro da Terra). O sentido é de atração (no corpo é apontada para o centro da Terra). A intensidade é dada pelo produto da massa (m) do corpo pelo campo gravitacional local (g): A intensidade é dada pelo produto da massa (m) do corpo pelo campo gravitacional local (g):

10 Força Normal A força normal é a reação do plano sobre o bloco ou força que o plano exerce sobre o bloco. É também chamada de componente normal da força de contato(a outra componente é a força de atrito) porque sua direção é sempre perpendicular à superfície de apoio. A força normal é a reação do plano sobre o bloco ou força que o plano exerce sobre o bloco. É também chamada de componente normal da força de contato(a outra componente é a força de atrito) porque sua direção é sempre perpendicular à superfície de apoio.

11 I P C Na figura ao lado percebemos apenas duas forças, mas na realidade existem dois pares de forças. Na figura ao lado percebemos apenas duas forças, mas na realidade existem dois pares de forças. Forças trocadas entre a Terra e o bloco (Peso) e as trocadas entre a mesa e o bloco (Normal) Forças trocadas entre a Terra e o bloco (Peso) e as trocadas entre a mesa e o bloco (Normal) Peso e Normal NÃO constituem par ação e reaçao, porque são aplicadas em corpos diferentes. Peso e Normal NÃO constituem par ação e reaçao, porque são aplicadas em corpos diferentes. Quem aplica a força peso no bloco é a Terra, portanto a reação à força peso é aplicada na Terra. Quem aplica a força peso no bloco é a Terra, portanto a reação à força peso é aplicada na Terra.


Carregar ppt "Terceira Lei de Newton. Ação e Reação Sabemos que força é fruto da interação, ou seja, uma força atuante em um corpo representa a ação que este corpo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google