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PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.

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1 PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar

2 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 2 Capítulo 2 – O Processo de Pesquisa

3 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 3 Etapas de um processo de pesquisa de marketing P rojeto e/ ou p roposta de pesquisa Problema de marketing /Problema de pesquisa Exploração inicial do tema Etapa 1– Formulação do problema de pesquisa Etapa 2– Planejamento da pesquisa Objetivos Objetivo(s) principal(ais) Objetivos secundários Questão (ões) e / ou Hipótese(s) Dados, variáveis e indicadores a pesquisar Fontes de dados Metodologia: Tipo(s) de pesquisa(s) Métodos e técnicas de coleta de dados População, amostra e amostragem Planejamento da coleta de dados Planejamento do processamento e da análise O processo de pesquisa

4 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 4 Projeto e/ ou proposta de pesquisa Elaboração e entrega do relatório da pesquisa Preparação e apresentação oral dos resultados Etapa 3 – Execução da pesquisa Preparação do campo: Construção, pré- - teste e reformulação do(s) instrumento(s) Edição e impressão do(s) instrumento(s) Definição (e sorteio) da amostra Formação e treinamento da equipe Distribuição do trabalho Realização do campo: Coleta de dados Conferência/ Crítica / Codificação Checagem / Correções Processamento, análise, interpretação e conclusão : Preparação da planilha eletrônica Digitação (caso os dados não tenham sido captados eletronicamente) Crítica e consistência eletrônica do banco de dados Processamento Análises e interpretações dos resultados Conclusões e recomendações Etapa 4 – Comunicação dos resultados O processo de pesquisa Etapas de um processo de pesquisa de marketing (continuação)

5 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 5 Fontes primárias ou diretas - são as portadoras de dados brutos, ou seja, que nunca foram coletados, tabulados e analisados. Fontes secundárias ou indiretas - são as que possuem dados que já foram coletados, tabulados e analisados, e que se encontram disponíveis à consulta. Fontes de dados O processo de pesquisa

6 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 6 Levantamentos bibliográficos. Levantamentos documentais. Estatísticas publicadas. Entrevistas com especialistas. Entrevistas focalizadas de grupo (pesquisa de motivação). Observação assistemática. Observação sistemática. Métodos e técnicas de coleta de dados O processo de pesquisa

7 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 7 Entrevistas pessoais. Entrevistas por telefone. Questionários distribuídos e recolhidos pelo correio, fax ou Internet. Questionários distribuídos e recolhidos pessoalmente. Levantamentos de campo. Estudos de campo. Estudos em laboratório. Estudos de casos. O processo de pesquisa Métodos e técnicas de coleta de dados (continuação)

8 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 8 Matriz de amarração para relacionar objetivos, questões, hipóteses, variáveis, indicadores e itens do instrumento Objetivos Questões e (ou) hipóteses Variáveis Indicadores das variáveis Itens Principal Q 1 ou H 1 V 11 I 111 Q 3 Q 6 I 112 I 11n I 211 I 212 I 21n I kln V 21 V kl Q 7 Q 1 Q 2 Q 4 Q 8 Q z Q 2 ou H 2 V 12 V 22 I 121 I 122 I 123 I 221 I 222 I 1xk V x2 Q 5 Q 11 Q 10 Q 9 Q Q 12 Q h Secundário e assim sucessivamente Q 1 ou H 1 V 11 I 111 Q 3 Q 6 I 112 I 11n I 211 I 212 I 21n I kln V 21 V kl Q 7 Q 1 Q 2 Q 4 Q 8 Q z Q 2 ou H 2 V 12 V 22 I 121 I 122 I 123 I 221 I 222 IV x2 Q 5 Q 11 Q 10 Q 9 Q Q 12 Q h O processo de pesquisa


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