A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelagem Orientada a Objetos Use-Case Modeling. Objetivos básicos de um modelo use-case n Descrever o que um novo sistema deve fazer n Descrever o que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelagem Orientada a Objetos Use-Case Modeling. Objetivos básicos de um modelo use-case n Descrever o que um novo sistema deve fazer n Descrever o que."— Transcrição da apresentação:

1 Modelagem Orientada a Objetos Use-Case Modeling

2 Objetivos básicos de um modelo use-case n Descrever o que um novo sistema deve fazer n Descrever o que um sistema existente faz n Formalizar os requisitos de um sistema, normalmente obtidos através de discussões entre os desenvolvedores e os clientes (usuários) do sistema.

3 Componentes de um modelo use-case n um conjunto de use cases –Um use case representa uma funcionalidade do sistema, do ponto de vista do usuário do sistema (visão externa). n um conjunto de actors –Um actor representa um tipo de usuário do sistema. –Um actor deve estar associado a pelo menos um use case

4 O componente use case n Um use case representa uma funcionalidade completa (mas pode haver dependências entre os diversos use-cases de um sistema) n Um use case sempre faz algo solicitado por um actor e retorna alguma coisa para esse actor

5 O componente actor n Um actor é uma entidade externa ao sistema que interage com o sistema. n Um actor é normalmente um ser humano, mas pode ser outro sistema ou alguma espécie de hardware que interage com o sistema.

6 Outros objetivos de um modelo use-case n Fornecer uma base para a realização de testes do sistema. n Prover uma descrição clara, consistente e simples do que o sistema dever fazer, facilitando a discussão entre o desenvolvedor e o cliente do sistema e ainda facilitando a comunicação dentro da equipe de desenvolvedores n Ser a base para definição das classes do sistema e para definição da dinâmica do sistema.

7 Exemplo de diagrama use-case Sistema de Seguros

8 Mais sobre actors n Um actor é uma classe no diagrama em UML n Pode-se construir uma hierarquia de actors. Exemplo: Um cliente pode ser um cliente comum ou um cliente especial. Exemplo: Um cliente pode ser um cliente de telefone ou um cliente de água.

9 Mais sobre use-cases n Um use-case pode ser estendido com outro(s) use case(s). Exemplo: Os use cases "Assinatura de seguro de carro" e "Assinatura de seguro de vida" são extensões do use case "Assinatura de apólice de seguro". n Um use-case pode utilizar outro(s) use case(s). Exemplo: O use case "Assinatura do contrato de compra de um automóvel" utiliza o use case "Assinatura de uma apólice de seguro de carro".


Carregar ppt "Modelagem Orientada a Objetos Use-Case Modeling. Objetivos básicos de um modelo use-case n Descrever o que um novo sistema deve fazer n Descrever o que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google