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I Seminário Web Currículo PUC-SP

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Apresentação em tema: "I Seminário Web Currículo PUC-SP"— Transcrição da apresentação:

1 I Seminário Web Currículo PUC-SP
A Integração de Tecnologias da Informação e Comunicação ao Currículo 17/04/2017 22 e 23 Set/08 A pesquisa informacional bibliográfica apoiada por sistema tecnológico na formação de professores e pesquisadores Claudio André Stela Piconez Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FEUSP

2 17/04/2017 Contexto Experiência heterogênea e interinstitucional da equipe – formação de professores & educação & tecnologias Desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de software de apoio à pesquisa (Grupo Alpha – CNPq e NEA-FEUSP) – Professores, pesquisadores e pós-graduandos Campos de aplicação: - Disciplinas da graduação da Faculdade de Educação da USP . EDM 0670 – Ensino a Distância . EDM 0402 – Didática . EDM 0474 – Educação de Jovens e Adultos - Disciplina da pós-graduação da Faculdade de Educação da USP . EDM 5053 – Ambientes de Aprendizagem Cooperativa, apoiado em tecnologias da Internet: novos desafios, novas competências

3 17/04/2017 Objetivos Gerais Estudar as contribuições das TIC no contexto da formação de professores e pesquisadores que incentivem o estudo das possibilidades de organização das informações; Construir uma sistemática de organização das informações bibliográficas apoiada pela tecnologia que permita o compartilhamento e distribuição do conhecimento produzido, de forma que as possibilidades de grupo superem a de cada um em particular.

4 Objetivos específicos
17/04/2017 Objetivos específicos Dimensão teórica Realizar o levantamento de teses e dissertações sobre formação de professores na interface com a pesquisa e tecnologias da informação e comunicação. Mapear estudos que indiquem as principais estratégias e competências contemporâneas de pesquisa e mapeamento informacional apoiadas por fundamentos da arquitetura da informação. Dimensão prática Criar uma sistemática de organização de informações bibliográficas por meio de um ambiente web; Interagir com professores em formação e pesquisadores para analisar as contribuições e os impactos trazidos pela pesquisa e mapeamento informacional bibliográfico apoiado por tecnologias digitais.

5 Dialógicas - inspiradas nas idéias de Freire (1987; 1996; 2003);
17/04/2017 Concepções Dialógicas - inspiradas nas idéias de Freire (1987; 1996; 2003); Epistemológicas em relação as estratégias de pesquisa informacional - baseadas nas idéias de Kuhlthau (1985, 1999); Tecnológicas - alicerçadas pelos estudos de Rosenfield & Morville (1998) 12

6 As etapas da pesquisa informacional bibliográfica
17/04/2017 As etapas da pesquisa informacional bibliográfica 13

7 Competências e Habilidades
17/04/2017 Competências e Habilidades Identificar o tema Procurar as fontes de informação Selecionar os documentos Retirar a informação documentos Tratar a informação Avaliar Comunicar Associar Compreender Apreciar Analisar Escolher Argumentar Consultar Aprofundar Distinguir Concluir Diferenciar Classificar Clarificar Discutir Criar Examinar Comparar Demonstar Desenhar Definir Extrair Completar Decidir Sintetizar Alargar Deduzir Ler Escrever Explorar Confrontar Formular Generalizar Manipular Esboçar Duvidar Validar Informar Reconhecer Estudar Verificar Introduzir Indexar Reagrupar Inventariar Hierarquizar Organizar Limitar Anotar Induzir Falar Interpretar Apresentar Listar Questionar Reproduzir Redigir Orientar Reunir Ordenar Responder Reformular Respeitar Recolher Planificar Rever

8 A Pesquisa Colaborativa/Cooperativa
17/04/2017 A Pesquisa Colaborativa/Cooperativa Diálogo Reflexão Fluência Informacional e Tecnológica

9 17/04/2017 Implicações do ato de pesquisar e mapear a informação apoiado por sistemas web Dominar competências específicas tanto de ordem técnica quanto cognitiva; Localizar informações (reconhecimento de sua estrutura, lógica de organização, linguagens e interações específicas) no interior da fonte informacional; Reconhecer da existência de dispositivos tecnológicos capazes de ampliar novas leituras e novas dimensões relacionais de informações; Acessar e saber se articular no interior do sistema. Familiarizar­se com ele; Dominar o funcionamento das ferramentas nas quais a informação está armazenada; Saber como “perguntar” ao sistema; Saber “ler” a resposta apresentada; Saber combinar perguntas e respostas para continuar o percurso de pesquisa até atingir o objetivo almejado.

10 Arquitetura Conceitual
17/04/2017 Arquitetura Conceitual

11 Elementos norteadores para o desenvolvimento do sistema web
17/04/2017 Elementos norteadores para o desenvolvimento do sistema web Possibilitar visões panorâmicas sobre autoria e obras referenciadas de publicações sobre educação; Agilizar a organização da literatura científica disponível, com diversos agrupamentos por componentes curriculares e níveis de ensino; Apresentar em hipertexto, ensaios biográficos sobre autores, pensadores e pesquisadores, que se estruturam a partir de textos capazes de atingir um público amplo, funcionando como uma rota de leitura ou de visita para o conjunto de informações disponíveis; Identificar fontes de pesquisa ou informação complementar indicando, por exemplo, instituições detentoras de arquivos e coleções de interesse da comunidade educacional, sinalizando direções de navegação para fora do Sistema; Disponibilizar conteúdos que permitam aos sujeitos, o estabelecimento de leituras relacionadas com o contexto temporal escolhido;

12 Elementos norteadores para o desenvolvimento do sistema web
17/04/2017 Elementos norteadores para o desenvolvimento do sistema web Identificar as principais instituições de ensino e entidades que publicam teses, dissertações e artigos na área de educação; Contribuir para a identificação dos níveis de ensino mais estudados; Buscar a identificação da produção científica dos principais componentes curriculares estudados; Contribuir para a realização de estudos semelhantes ao que se compreende como estado-do-conhecimento em diversos contextos educacionais; Organizar glossários; Permitir a interação do pesquisador com seus pares na perspectivas de construção coletiva de conhecimentos sobre determinados temas.

13 Home-Page do Sistema Pesquisador em Rede
17/04/2017 Home-Page do Sistema Pesquisador em Rede

14 Home-Page da Área Restrita do Sistema Pesquisador em Rede
17/04/2017 Home-Page da Área Restrita do Sistema Pesquisador em Rede

15 Mapeamento Bibliográfico
17/04/2017 Mapeamento Bibliográfico

16 Mapeamento Bibliográfico – Categorias
17/04/2017 Mapeamento Bibliográfico – Categorias

17 Mapeamento Biográfico
17/04/2017 Mapeamento Biográfico

18 Relatórios do Sistema 17/04/2017 Dimensão do Tempo Atributos Prontidão
A informação deve ser fornecida quando for necessária Aceitação A informação deve ser atualizada quando for fornecida Freqüência A informação deve ser fornecida quantas vezes forem necessárias Período A informação pode ser fornecida sobre períodos passados ou presentes Dimensão do Conteúdo Precisão A informação deve estar isenta de erros Relevância A informação deve estar relacionada às necessidades de informação de um receptor específico, para uma situação específica Integridade Toda a informação que for necessária deve ser fornecida Concisão Apenas a informação que for solicitada deve ser fornecida Amplitude A informação pode ter alcance amplo ou estreito Desempenho A informação pode revelar desempenho pela mensuração das atividades concluídas ou em andamento Dimensão da Forma Clareza A informação deve ser fornecida de formas fáceis de serem entendidas Detalhe A informação pode ser fornecida em forma detalhada ou resumida Ordem A informação pode ser organizada em uma seqüência predeterminada Apresentação A informação pode ser apresentada em forma narrativa, numérica, gráfica, tabelas Mídia A informação pode ser fornecida na forma de material a ser impressa ou visualizadas em monitores de vídeo

19 Relatórios do Sistema Referência Cruzada 1.01 Listar Todos 1.02
17/04/2017 Relatórios do Sistema Referência Cruzada 1.01 Listar Todos 1.02 Detalhado 2.00 Ano de Publicação versus 2.01 Tipo de Publicação 2.02 EAD/Mídia/TIC 2.03 Modalidade de Ensino 2.04 Componente Curricular 2.05 Nível de Ensino 2.06 Formação de Professores 2.07 ICDE – Foco de Abrangência 2.08 Instituição 2.09 Orientador

20 Relatórios do Sistema Referência Cruzada 3.00 EAD/Mídia/TIC versus
17/04/2017 Relatórios do Sistema Referência Cruzada 3.00 EAD/Mídia/TIC versus .... 4.00 Tipo de Publicação versus 4.01 5.00 Modalidade de Ensino versus 5.06 6.00 Componente Curricular versus 6.05 7.00 Nível de Ensino versus 7.04 8.00 Formação de Professores 8.03

21 Arquitetura Tecnológica Visual Studio .Net, ScriptCase
17/04/2017 Arquitetura Tecnológica Usuário Browser HTTP HTML XML Sistema SQL Server e MySQL Visual Studio .Net, ScriptCase Windows 2003 Server; Linux

22 17/04/2017 Resultados No ano de 2005, foram 06 estudos de iniciação científica apresentados no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) e no ano de SIICUSP Ambiente Virtual de Aprendizagem Cooperativa na formação de professores e os desafios da educação básica - SIICUSP Educação escolar de jovens e adultos: potencialidades e desafios das tecnologias da informação e comunicação Nas disciplinas Ensino a Distância (2005) e Didática (2006) foram desenvolvidos textos coletivos com a participação dos alunos. Disciplina de Ensino a Distância: Estudos sobre Formação de Professores na interface com as Tecnologias da Informação e Comunicação na Interface com EAD - Disciplina de Didática: Estudos sobre Formação de Professores na interface com as Tecnologias da Informação e Comunicação: desafios e demandas pós LDB 9394/96 02 dissertações da Faculdade de Educação da USP intituladas: a) “Educação Escolar de Jovens e Adultos e Educação Matemática: desafios para a Formação de Professores”, de autoria de Penélope Priscila Peggion (2006) e; b) “Televisão digital: atributos tecnológicos e princípios pedagógicos para implementação no contexto escolar”, de autoria de Marcelo Sacrini (2008).

23 17/04/2017 Resultados Nos anos de 2004 a 2008, com a participação dos pesquisadores: Andréa Filatro, Fredric Litto e Stela Piconez publicamos artigos que fazem parte do “Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância” e tem o apoio da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Instituto Monitor e Secretaria de Educação do Ministério da Educação (SEED/MEC) Capítulo do livro “Cartografia Cognitiva – Mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente”, intitulado “Mapeamento de fluxos informacionais na iniciação científica de docentes” ( No livro “Educação a Distância: o estado da arte” (Editora Pearson, 2008), o capítulo intitulado “Aspectos bibliométricos da EAD” Grupo Alpha da FEUSP. Estudos sobre Formação de Professores na interface com as Tecnologias da Informação e Comunicação: Habilidades e Competências do Professor On-Line (em andamento)

24 17/04/2017 Desafios Ampliar a participação entre agentes do processo (professores, alunos, equipe técnica e pedagógica – intercâmbio como responsável de novas aprendizagens) de diversas instituições de ensino e pesquisa. Criar outros mecanismos automatizados que favoreçam a construção individual e coletiva de conhecimentos (análise qualitativa dos registros) com a participação de colaboradores das diversas áreas do conhecimento. Ampliar a análise de possíveis desdobramentos que contribuam para autonomia e personalização ao ambiente virtual de pesquisa colaborativa. Buscar estratégias educacionais inovando concepções, princípios e métodos apoiada por recursos da internet que possam qualificar instituições e agentes do processo de ensino-aprendizagem pela pesquisa colaborativa.

25 17/04/2017 Obrigado!!!

26 17/04/2017 Referências FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35ª. Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30ª. Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2003. KUHLTHAU, Carol Collier. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. São Paulo: Autênctica, 2002 KUHLTHAU, Carol Collier. Accommodating the User's Information Search Process: Challenges for Information Retrieval System Designers. Disponível em LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993 LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999 LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia no ciberespaço. São Paulo: Loyola NIELSEN, J. Projetando websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000. PRESSMAN, Roger S.. Engenharia de Software. 6ª. edição. São Paulo: Mc Graw Hill, 2006, 2006 ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. Information Architecture for the World Wide Web. Sebasttopol, CA: O’Reilly, 1998 VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. WURMAN, Richard. S. Ansiedade de informação: como transformar informação em conhecimento. 3ª. Edição. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2003 WURMAN, Richard. S. Ansiedade de informação 2: um guia para quem comunica e dá instruções. São Paulo: Editora de Cultura, 2005 ZEICHNER, Kenneth M. Formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Porto: Editora Porto, 1993 ZEICHNER, Kenneth M. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Educação. 1998, no. 9, p ZEICHNER, Kenneth M. e DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, maio/ago. 2005, vol.35, no.125, p


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