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Prof. Fernando Minouro Ida

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Apresentação em tema: "Prof. Fernando Minouro Ida"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Fernando Minouro Ida
CADERNO DE ENCARGO ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fernando Minouro Ida

2 Prof. Fernando Minouro Ida
PROJETO 1. PLANEJAMENTO 2. PRODUÇÃO 3. RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fernando Minouro Ida

3 ADMINISTRAÇÃO GERAL P L A N E J M T O
DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA; DECLARAR A MISSÃO; EXPLICITAR OS PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO ( 3 A 7); APRESENTAR ANÁLISE CONSIDERANDO AS 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER; ANÁLISAR ASOPORTUNIDADES; ANÁLISAR AS AMEAÇAS; ANÁLISAR AS FORÇAS; ANÁLISAR AS FRAQUEZAS; DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA; E ESTABELECER DE 3 A 7 FATORES CHAVES DE SUCESSO DO NEGÓCIO.

4 Prof. Fernando Minouro Ida
ADMINISTRAÇÃO GERAL P L A N E J M T O DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA; Prof. Fernando Minouro Ida

5 DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA É EXPLICITAR O ÂMBITO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA
ALL FERROVIA TRANSPORTE COLUMBIA PICTURES COMPANY FIMES DIVERSÃO E CULTURA AVON COSMÉTICOS BELEZA HONDA MOTO/AUTO ESSO COMBUSTÍVEL ENERGIA ABRIL LIVROS E REVISTAS INFORMAÇÃO, CULTURA, ENTRE-TENIMENTO.

6 DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA É EXPLICITAR O ÂMBITO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA
ARISCO TEMPEROS ALIMENTOS IBM COMPUTADO-RES INFORMAÇÃO MERCEDES BENZ VEÍCULOS TRANSPORTES BOTICÁRIO PERFUMES BELEZA E PRESENTES

7 É A RAZÃO DE EXISTIR DA EMPRESA NO SEU NEGÓCIO.
MISSÃO A MISSÃO DA EMPRESA DEVE SER DEFINIDA EM TERMOS DE SATISFAZER ALGUMA NECESSIDADE DO AMBIENTE EXTERNO, E NÃO DEVE SER COLOCADA EM TERMOS DE OFERECER ALGUM PRODUTO OU SERVIÇO. (KOTLER) É A RAZÃO DE EXISTIR DA EMPRESA NO SEU NEGÓCIO.

8 MISSÃO RANDOM “ OFERECER SOLUÇÕES PARA TRANSPORTES ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO, PRODU-ÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, VISANDO À SATISFAÇÃO DE CLIENTES, ACIONISTAS, COLABORADORES E COMUNIDADE ”.

9 MISSÃO LOCALIZA NATIONAL
“ OFERECER SOLUÇÕES EM TRANSPORTES, ATRAVÉS DO ALUGUEL DE CARROS, BUSCANDO A EXCELÊNCIA”. CITIBANK “ OFERECER QUALQUER SERVIÇO FINANCEIRO EM QUALQUER PAÍS, ONDE FOR POSSÍVEL FAZE-LO DE FORMA LEGAL E RENTÁVEL”.

10 Prof. Fernando Minouro Ida
ADMINISTRAÇÃO GERAL P L A N E J M T O DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA; DECLARAR A MISSÃO; 3. EXPLICITAR OS PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO ( 3 A 7); Prof. Fernando Minouro Ida

11 PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO SÃO BALIZAMENTOS PARA O PROCESSO DECISÓRIO E PARA O COMPORTAMENTO DA EMPRESA NO CUMPRIMENTO DE SUA MISSÃO. SÃO VALORES => BALIZA => RELAÇÕES:

12 Prof. Fernando Minouro Ida
ADMINISTRAÇÃO GERAL P L A N E J M T O DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA; DECLARAR A MISSÃO; EXPLICITAR OS PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO ( 3 A 7); APRESENTAR ANÁLISE CONSIDE-RANDO AS 5 FORÇAS COMPETITI-VAS DE PORTER; Prof. Fernando Minouro Ida

13 Concorrentes Potenciais
Ameaça de entrada de novos concorrentes Fornecedores Rivalidade entre Concorrentes Poder de barganha Compradores Substitutos Ameaça de substituição MAXIMIANO /TGA – Fig – Forças competitivas de um ramo de negócios.

14 Prof. Fernando Minouro Ida
ADMINISTRAÇÃO GERAL P L A N E J M T O DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA; DECLARAR A MISSÃO; 3. EXPLICITAR OS PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO ( 3 A 7); APRESENTAR ANÁLISE CONSIDERANDO AS 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER; ANALISAR AS OPORTUNIDADES; ANALISAR AS AMEAÇAS; ANALISAR AS FORÇAS; ANALISAR AS FRAQUEZAS; Prof. Fernando Minouro Ida

15 Prof. Fernando Minouro Ida
ADMINISTRAÇÃO GERAL P L A N E J M T O DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA; DECLARAR A MISSÃO; 3. EXPLICITAR OS PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO ( 3 A 7); APRESENTAR ANÁLISE CONSIDERANDO AS 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER; RELACIONAR AS PRINCIPAIS OPORTUNIDADES; AMEAÇAS; FORÇAS; FRAQUEZAS; DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA Prof. Fernando Minouro Ida

16 ESTRATÉGIA COMPETITIVA
PORTER LIDERANÇA EM CUSTO DIFERENCIAÇÃO CUSTO FOCO

17 Prof. Fernando Minouro Ida
ADMINISTRAÇÃO GERAL P L A N E J M T O DEFINIR O NEGÓCIO NA VISÃO ESTRATÉGICA; DECLARAR A MISSÃO; 3. EXPLICITAR OS PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO ( 3 A 7); APRESENTAR ANÁLISE CONSIDERANDO AS 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER; RELACIONAR AS PRINCIPAIS OPORTUNIDADES; AMEAÇAS; FORÇAS; FRAQUEZAS; DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA; E ESTABELECER DE 3 A 7 FATORES CHAVES DE SUCESSO DO NEGÓCIO. Prof. Fernando Minouro Ida

18 FATORES CHAVES DE SUCESSO
SÃO OS PRINCIPAIS FATORES ESTRATÉGICOS => PARA QUE A EMPRESA SEJA BEM SUCEDIDA.

19 Prof. Fernando Minouro Ida
PROJETO ADMINISTRAÇÃO GERAL 1. PLANEJAMENTO 2. PRODUÇÃO 3. RECURSOS HUMANOS Prof. Fernando Minouro Ida

20 Prof. Fernando Minouro Ida
ADMINISTRAÇÃO GERAL P R O D U Ç Ã LOCALIZAÇÃO COMERCIAL/INDUSTRIAL PROJETO TÉCNICO DO PRODUTO/SERVIÇO ESPECIFICAÇÕES E DIMENSIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS PROJETO DO ARRANJO FÍSICO PROCESSOS SUPRIMENTOS E ESTOQUES DIMENSIONAMENTO DE CAPACIDADE INSTALADA E UTILIZADA SISTEMAS DE QUALIDADE. Prof. Fernando Minouro Ida

21 LOCALIZAÇÃO COMERCIAL/INDUSTRIAL
1. ELABORAR TABELA COMPARATIVA DOS FATORES LOCACIONAIS (DA-DOS CONCRETOS): PROXIMIDADE COM CLIENTES; CONCORRÊNCIA; FORNECEDORES; VIAS DE ACESSO; INFRAESTRUTURA; LEIS DE ZONEAMENTO E OCUPAÇÃO DO SOLO; CUSTO; TAMANHO; INCENTIVOS FISCAIS, ETC… 2. APRESENTAR O LAYOUT DO IMÓVEL SELECIONADO; 3. JUSTIFICAR A ESCOLHA. APRESENTAR 2 (DUAS) OPÇÕES DE LOCALIZAÇÃO (factíveis);

22 PRODUÇÃO PROJETO TÉCNICO DO PRODUTO OU SERVIÇO
CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO OU PRODUTO; E ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DE SUA PRODUÇÃO.

23 PROJETO TÉCNICO DO PRODUTO / SERVIÇO
DEMONSTRAR A VIABILIDADE TÉCNICA DE PRODUÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO PRODUTO ESPECIFICAR DIMENSÕES, MATERIAIS, CORES, CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, QUIMICAS E BIOLÓGICAS, ETC.. SERVIÇOS ESPECIFICAR DETALHADAMENTE SUAS CARACTERÍSTICAS, RESSALTANDO AS QUE ATRIBUEM OS DIFERENCIAIS COMPETITIVOS.

24 ESPECIFICAÇÕES E DIMENSIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS
TIPO DE EQUIPAMENTO; MARCA; CARACTERÍSTICAS; QUANTIDADE; PREÇO, ETC..... ESPECIFICAR OS EQUIPAMENTOSQUE SERÃO UTILIZADOS E EXPLICITAR SUAS CAPACIDADES

25 ESPECIFICAÇÕES E DIMENSIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS
CAPACIDADE DOS EQUIPAMENTOS X VOLUME QUE PODERÁ SER PRODUZIDO FAZER BALANCEAMENTO DA LINHA (PREVER PARADAS E MINIMIZAR GARGALOS) ESPECIFICAR OS EQUIPAMENTOSQUE SERÃO UTILIZADOS E EXPLICITAR SUAS CAPACIDADES

26 PROJETO DO ARRANJO FÍSICO
PROJETAR O ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) DAS ÁREAS: DISCRIMININAR A METRAGEM E A CAPACIDADE DE CADA ÁREA: RECEPÇÃO; ESTACIONAMENTO E PÁTIOS DE MANOBRA; PRODUÇÃO; INSTALAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS; ESTOQUES; ADMINISTRAÇÃO; ETC….

27 PROCESSOS DEFINIR E PROJETAR TECNICAMENTE OS PROCESSOS PARA OBTENÇÃO DOS PRODUTOS E/OU SERVIÇOS FLUXO LÓGICO DAS ATIVIDADES ENVOLVIDAS; DESCRIÇÃO DE CADA PARTE DO PROCESSO; DETALHAMENTO E DIMENSIONAMENTO DE CADA UMA DAS ATIVIDADES.

28 SUPRIMENTOS E ESTOQUES
ESTABELECER A POLÍTICA DE ESTOQUE DO EMPREENDIMENTO DEFININDO: PROCESSO DE AQUISI-ÇÃO, REPOSIÇÃO, GESTÃO DO ESTOQUE E CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, PRODUTOS EM PROCESSAMENTO E ACABADOS; FLUXOS E ESTOQUES DE PRODUTOS: SEMI-ACABADOS; EM DISTRIBUIÇÀO; E ACABADOS.

29 SUPRIMENTOS E ESTOQUES
QUANTIFICAR E VALORAR OS ESTOQUES DE: MATÉRIA- PRIMA E/OU INSUMOS; PRODUTOS EM ELABORAÇÃO; E PRODUTOS ACABADOS. RELACIONAR E VALORAR O ESTOQUE INICIAL DE MATÉRIA PRIMA E/OU INSUMOS (NO CASO DE SERVIÇOS: OS INSUMOS SIGNIFICATIVOS)

30 DIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE INSTALADA E UTILIZADA
DIMENSIONAR A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO (DO CONJUNTO E DE CADA ETAPA DO PROCESSO) CONSIDERAR OS SET-UPS E OCIOSIDADES. RESSALTAR: OS GARGALOS DO SISTEMA; E IMPACTOS DA SAZONALIDADE

31 SISTEMA DE QUALIDADE EXPLICITAR O SISTEMA DE QUALIDADE A SER IMPLANTADO. ESTABELECER OS INDICADORES DE QUALIDADE, OS NÍVEIS ADMISSÍ-VEIS DE NÃO CON-FORMIDADE E PRO-VIDÊNCIAS EM CASOS DE DESVIOS. DEFINIR QUEM IRÁ DAR CONFORMIDADE EM CADA ETAPA DO PROCESSO (5W E 1 H).

32 Prof. Fernando Minouro Ida
PROJETO ADMINISTRAÇÃO GERAL 1. PLANEJAMENTO 2. PRODUÇÃO 3. RECURSOS HUMANOS Prof. Fernando Minouro Ida

33 DEFINIR A POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS QUE SERÁ ADOTADA PELA EMPRESA
CONSIDERANDO O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA (MISSÃO, VALORES, PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO, ETC) Prof. Fernando Minouro Ida

34 SUBSISTEMA DE APLICAÇÃO
RECURSOS HUMANOS DEFINIÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO E NÚMERO DE OCUPANTES POR ÁREA; DESCRIÇÃO DOS CARGOS; COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EXIGIDAS PARA CADA CARGO. SUBSISTEMA DE APLICAÇÃO

35 SUBSISTEMA DE PROVISÃO
RECURSOS HUMANOS COMO SERÁ EFETUADO O RECRUTAMENTO (FONTE E FORMA)? REQUISITOS/PERFIL EXIGIDO PARA CADA CARGO; ESTIMATIVAS DE DESPESAS COM SELEÇÃO E RECRUTAMENTO; VÍNCULO EMPREGATÍCIO. SUBSISTEMA DE PROVISÃO

36 SUBSISTEMA DE MANUTENÇÃO
RECURSOS HUMANOS SINDICATOS DOS EMPREGADOS SINDICATOS PATRONAIS (VÍNCULO E EXIGÊNCIAS) SUBSISTEMA DE MANUTENÇÃO

37 HORÁRIO DE TRABALHO DE CADA CATEGORIA / POSTO
RECURSOS HUMANOS INTERNO EXTERNO HORÁRIO DE TRABALHO DE CADA CATEGORIA / POSTO

38 SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO
RECURSOS HUMANOS EFETUAR PESQUISA SALARIAL JUNTO A 3 EMPRESAS (NO MÍNIMO); DISCIMINAR OS ENCARGOS SOCIAIS E OUTRAS EXIGÊNCIAS LEGAIS POR FUNCIONÁRIO; SISTEMA DE BENEFÍCIOS; E DEFINIR O PRÓ-LABORE E ENCARGOS SOCIAIS. SUBSISTEMA DE COMPENSAÇÃO

39 SUBSISTEMA DE TREINAMENTO
RECURSOS HUMANOS DEFINIR A POLÍTICA DE TREINAMENTO QUE SERÁ ADOTADA; RELACIONAR AS MODALI-DADES DE TREINAMENTO PREVISTAS: FREQüÊNCIA / PARTICIPANTES / CARGA HORÁRIA, PERÍODOS, ETC.. RELACIONAR A PREVISÃO DAS DESPESAS COM TREINAMENTO (CADA EVENTO E TOTAL). SUBSISTEMA DE TREINAMENTO

40 RECURSOS HUMANOS DESPESAS COM PESSOAL ELABORAR TABELA CONTENDO:
REMUNERAÇÃO DE CADA CARGO PRÓ-LABORE RESPECTIVOS ENCARGOS SOCIAIS CÁLCULO TOTAL DAS DESPESAS COM PESSOAL DESPESAS COM PESSOAL

41 SERVIÇOS QUE SERÃO TERCEIRIZADOS
TERCEIRIZAÇÃO DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS QUE SERÃO TERCEIRIZADOS CONDIÇÕES DA CON-TRATAÇÃO (EXIGÊNCIAS E CONDI-ÇÕES DA CONTRATADA E DO CONTRATANTE) CUSTOS PREVISTOS


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