A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 1 Engenharia de Software.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 1 Engenharia de Software."— Transcrição da apresentação:

1 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 1 Engenharia de Software

2 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 2 Uma História de Guerra - I A Equipa tinha 13 engenheiros, 9 de software e 4 de hardware. Foram encaregados para construir um novo sistema de hardware-software. Este deveria ser um novo dispositivo para as linhas de comunicações. Administração disse a Equipa que o produto deve estar pronto em 9 meses.

3 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 3 Uma História de Guerra - II Afinal o desenvolvimento do produto levou dois anos a ser concluido. Este seria outro projeto de crise? Concluido fora do tempo ; Custo elevado ; Meses de teste ; Muitos defeitos. A Equipa poderia ter sucesso de alguma maneira? A pergunta fundamental: É esta uma Equipa de engenharia?

4 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 4 Sumario  PSP  TSP  Conclusões

5 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 5 PSP Personal Software Process

6 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 6 Sumário  PSP Introdução Princípios Processos de desenvolvimento Script de lançamento Planeamento Recolha de informação e gestão de qualidade  TSP  Conclusões

7 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 7 PSP - Introdução Voltado para uma actuação individual; Processo para melhorar a capacidade de planeamento e acompanhamento.

8 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 8 PSP – Princípios I Todos os Engenheiros são diferentes, e para que seja eficiente tem de planear o seu trabalho com base nas suas competências e preferências; O Engenheiro deve ser responsabilizado pelo seu trabalho; É mais fácil prevenir erros do que corrigi-los.

9 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 9 PSP – Princípios II A maneira correcta é sempre a mais fácil e barata de executar uma tarefa; Para melhorar a sua qualidade e performance, o Engenheiro de Software deve usar processos bem definidos e bem avaliados.

10 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 10 PSP –Processo de Desenvolvimento

11 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 11 PSP - script

12 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 12 PSP - Planeamento Para se fazerem estimativas de tamanho, tempos, defeitos, recursos, é utilizado o método PROBE (PRoxy Based Estimating).

13 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 13 PSP – Recolha de Informação Informação relativa a: Tempo gasto em cada fase; Tamanho do produto; Qualidade.

14 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 14 PSP – Gestão de Qualidade Qualquer defeito numa pequena parte pode causar sérios problemas; Produtos de software de qualidade tem que satisfazer os requisitos do utilizador e executar de forma fiável e consistente; Engenheiro é pessoalmente responsável pela qualidade do programa que produz.

15 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 15 TSP Team Software Process

16 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 16 Sumário  PSP  TSP Definição Visao geral Lancamento e Planeamento Acompanhamento e Gerência Reação das Equipas Exemplos e Benifícios  Conclusões

17 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 17 TSP - Definição É um método que constrói guias funcionais para uma equipa de trabalho. Fornece: processos bem definidos; uma estrutura à equipa de trabalho; um ambiente de suporte e gerência; Foi desenvolvido para uma equipa de 2 a 20 engenheiros, mas pode incluir um número maior.

18 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 18 TSP - Visão geral O TSP começa em qualquer fase Cada fase inicia num ponto de lançamento ou de relançamento A estratégia é sobrepor as fases desenvolver e incrementar balançar a carga de trabalho acelerar as tarefas o quanto possível Conclusão Levantamentos Lançamento Desenho Relançamento Implementação Relançamento Integração e Teste Relançamento

19 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 19 TSP - Lançamento Todos os Projectos do TSP começam com um lançamento. O lançamento demora cerca de 4 dias. é dirigido pelo coordenador da equipa. segue-se de imediato um treinamento de PSP. Nos lançamentos, os engenheiros seleccionam as tarefas e definem os próprios processos fazem o balanço dos planos avaliam e atribuiem eventuais riscos ao projecto

20 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 20 TSP - Plano do Projecto Em TSP o plano é executado em três níveis: Faz-se o plano total do projecto. Planos pessoais para fase seguinte. Finalmente, o balanço do plano.

21 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 21 TSP - Planeamento Produção conceptual do projecto Estimativa do tamanho Definição de processos e tarefas Estimativa de tarefas Estimativa da carga horária semanal Estimativa dos defeitos Estimativa do ganho Definição do plano dos engenheiros Faz-se o Balaço da carga de trabalho Projecto Conceptual Plano Total Plano de Qualidade Plano Pessoal Detalhado Balanço do Plano de Equipa

22 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 22 TSP Acompanhamento do projecto - I Regularmente os membros da equipa identificam os riscos e traçam medidas correctivas. Semanalmente, as equipas apresentam o relatório do andamento do projecto.

23 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 23 TSP Acompanhamento do projecto - II Quantidade do produto Estado de programação do Engenheiro A Sumário do produto Insere defeitos por componentes e por fase Define tamanho por componente Define tarefa semanal completada Define tempo para cada tarefa Actualização e programação de tarefas,. Planos de qualidade Tarefa da equipa, Sumários de programação Estado de tarefa do Engenheiro A

24 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 24 TSP - Gerência do projecto Durante o projecto de lançamento as equipas: formulam problemas; respondem questões; exploram alternativas. Para sustentar o TSP, a gerência deve : rever periodicamente o projecto; avaliar os dados das equipas; dar ênfase à qualidade.

25 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 25 TSP - Reacção das equipas Com uma gerência apropriada, os coordenadores do TSP podem produzir resultados extraordinários. Os engenheiros preferem utilizar TSP: formam-se equipas coesas; força-os a projectar e a pensar; dá-lhes uma introspecção do desempenho do projecto; tornam-se mais produtivos.

26 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 26 TSP - Exemplo Comparação entre engenheiros com e sem treino de TSP no desenvolvimento de um projecto TSP não-TSP Tamanho 89.9 9.5 Tempo de teste 2 semanas 3 meses Teste de aceitação 3 semanas 6 meses Defeitos experimentais 0.02 5+

27 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 27 TSP – Benefícios I # de erros detectados Lançamento #6 Lançamento # 7 Lançamento # 8 Lançamento # 9 75% mais detectado Treino PSP/TSP (Software #1) 2.36X mais Tamanho do Software

28 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 28 TSP - Benefícios II Tempo de teste Lançamnto # 6 Lançamento # 7 Lançamento # 8 Lançamento # 9 Treino PSP/TSP (Software #1) 2.36X mais 32 dias 41 dias 28 dias 4 dias 94% menos tempo

29 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 29 TSP - Implementação Um simples treino em PSP não garante muito grande produtividade a uma empresa. Implementar PSP/TSP numa organização requer: planeamento rigoroso; envolvimento e coordenação dum gerente com experiência; mudança de comportamentos quer dos gerentes, quer das equipas.

30 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 30 Sumário  PSP  TSP  Conclusão

31 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 31 Conclusão O PSP mostra aos profissionais de software como utilizar o método de engenharia nos seus trabalhos. O TSP ensina às organizações como construir e gerir uma equipa efectiva de engenheiros. A produtividade de uma equipa é extraordinária quando os profissionais utilizam esses métodos de engenharia.

32 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 32 Para mais informações, www.sei.cmu.edu www.cert.org

33 © 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 33 Obrigado! ei02004@fe.up.pt ei99084@fe.up.pt ei98059@fe.up.pt


Carregar ppt "© 2002 Universidade do Porto Engenharia de Software 1 Engenharia de Software."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google