A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade

2 O que o aluno deve conseguir fazer depois de estudar esta aula Perceber o conceito de escassez Definir Economia. Distinguir a Microeoconomia da Macroeconomia – dar exemplos. Explicar as razões para estudar a Economia Perceber a utilização da Fronteira de Possibilidades de Produção e o conceito de custo de oportunidade. Perceber a análise custo-benefício.

3 Razões para estudar Economia: Como eleitor défice orçamental impostos comércio livre inflação desemprego

4 Como cidadão escolha da profissão como investir

5 Apresentação da Cadeira DOCENTES OBJECTIVOS METODOLOGIA PROGRAMA BIBLIOGRAFIA AVALIAÇÃO OUTROS ELEMENTOS ATENDIMENTO AOS ALUNOS AULAS E SUMÁRIOS

6 Mas o que é a Economia? É o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos.

7 O conceito de escassez O que é um recurso escasso? A quantidade desejada do recurso é superior à existente

8 O conceito de eficiência O bem estar económico de um indivíduo não pode aumentar sem diminuir o bem estar de outro indivíduo.

9 Áreas da Economia Microeconomia –Adam Smith, Riqueza das Nações, 1776 Macroeconomia –John Maynard Keynes, Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro, 1936

10 Falácias do post hoc falha em manter o resto constante da composição

11 Os três problemas da organização económica Que bens devem ser produzidos e em que quantidades? Como devem os bens ser produzidos? Para quem são os bens produzidos?

12 Sistemas Económicos Economia de Mercado Economia de Direcção Central Economia Mista

13 Produção TecnologiaFactores de produção Terra Trabalho Capital Capital humano

14 A fronteira de possibilidades de produção - FPP Produção máxima dado o conhecimento tecnológico e a quantidade de factores de produção disponíveis.

15

16 Com o aumento das propinas

17 O que queremos que aconteça! Sit. inicial Sit. final

18 O que não pode acontecer!!!! Sit. inicial Sit. final

19

20 Custo de oportunidade valor do uso alternativo para um bem económico ou o valor da alternativa que é prejudicada. Custo de oportunidade de estudar?

21 Análise Custo-Benefício 1 = valor da acção 2 = valor da alternativa que é prejudicada Se 1 > 2 deve tomar a acção. Se 2 > 1 não deve tomar a acção.

22 Aplicar ao caso da decisão de assistir à aula recurso escasso - tempo 1 - valor atribuído a assistir à aula 2 - valor do que se poderia fazer no tempo da aula, por exemplo, conversar com os colegas no café. Para os alunos que estão na aula 1 > 2.

23 Revisão Leitura de gráficos


Carregar ppt "Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google