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Programming Pervasive and Mobile Computing Applications: the TOTA Approach MARCO MAMEI e FRANCO ZAMBONELLI Universit`a di Modena e Reggio Emilia Apresentado.

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1 Programming Pervasive and Mobile Computing Applications: the TOTA Approach MARCO MAMEI e FRANCO ZAMBONELLI Universit`a di Modena e Reggio Emilia Apresentado por Gabriel Simões

2 Roteiro Problema Redes de dispositivos móveis TOTA Campo de Tuplas Tuplas de TOTA Injeção de Tuplas na Rede Aplicação Exemplos Adaptação ao Ambiente Arquitetura Experimentos Conclusões Avaliações

3 Problema Dispositivos móveis tornam-se cada vez mais populares Seus recursos são cada vez mais avançados e, muitas vezes, ociosos Por outro lado... A mobilidade gera ambientes ainda mais dinâmicos Dispositivos aproximam-se e distanciam-se a todo o momento, sem prévio aviso

4 Problema Como solucionar ou amenizar este problema?

5 Problema Como solucionar ou amenizar este problema?

6 Redes de dispositivos móveis Ad hoc Wi-fi ou bluetooth Alcance restrito

7 Redes de dispositivos móveis Ad hoc Wi-fi ou bluetooth Alcance restrito Topologia Dinâmica

8 TOTA Tuples On The Air – Propõe a criação de um campo de Tuplas – Cada Tupla é independente e inunda a rede conforme uma regra de propagação – A rede é formada por um conjunto dinâmico de dispositivos móveis, em uma arquitetura p2p, totalmente descentralizada.

9 Campo de Tuplas Uma analogia ao Campo Gravitacional – A gravidade existe em todo o planeta, contido, seu valor é diferente em cada um dos diferentes lugares. Um campo de Tuplas – Cada Tupla existirá em todos os nodos da rede, contudo seu valor poderá ser diferente.

10 Tuplas de TOTA Em TOTA, uma Tupla é definada por: – T = (C,P,M) C é um conjunto ordenado de elementos tipados, representando o valor carregado pela tupla. P é uma regra de propagação, a qual define como a Tupla deve ser distribuída pela rede. M é a regra de manutenção, que define com uma tupla deve reagir a eventos ocorridos no ambiente.

11 Injeção de Tuplas na Rede Fonte: extraído do próprio artigo

12 Aplicação As Tuplas difundidas pela Rede podem carregar dados que auxiliam em tarefas como: – Localização de Recursos – Comunicação

13 Exemplo 1 Em um museu, um visitante busca uma obra de arte – O visitante injeta uma Tupla na rede Fonte: extraído do próprio artigo

14 Exemplo 1 Em um museu, um visitante busca uma obra de arte – O visitante injeta uma Tupla na rede – Ao receber, a obra injeta uma Tupla indicando sua localização. Esta Tupla percorre o caminha inverso. Fonte: extraído do próprio artigo

15 Exemplo 1 Tuplas Fonte: extraído do próprio artigo

16 Exemplo 2 Em um museu, um visitante busca encontrar outros visitantes com interesses semelhantes Fonte: extraído do próprio artigo

17 Exemplo 2 Percorrendo o caminho, em algum momento, os visitantes se encontrarão Fonte: extraído do próprio artigo

18 Exemplo 2 Tuplas Fonte: extraído do próprio artigo

19 Exemplo 1 e 2 Fonte: extraído do próprio artigo Interfaces Gráficas, rodando em cada nodo, podem auxiliar os usuários a percorrer os caminhos necessários para alcançar seus recursos.

20 Exemplo 1 e 2 Fonte: extraído do próprio artigo Detectando variações de potência dos sinais, ou ainda auxiliado por outros recursos, seria possível identificar a estrutura física do local. ?

21 Exemplo 1 e 2 Fonte: extraído do próprio artigo Tapete Vermelho

22 Adaptação ao Ambiente TOTA prevê que a topologia de rede pode variar a qualquer momento – Cada variação é identificada gerando eventos – Estes eventos promovem a reorganização das Tuplas – Após a reorganização, algumas Tuplas poderão ter seus conteúdos alterados ou, caso suas raízes abandone a rede, deixarão de existir

23 Adaptação ao Ambiente Fonte: extraído do próprio artigo

24 Arquitetura TOTA Fonte: extraído do próprio artigo

25 Experimentação Durante os experimentos, foram analisados os seguintes parâmetros – Propagação de Tuplas Em redes Wi-Fi com raio de 20m, as Tuplas se propagam a 270km/h – Overhead e Escalabilidade – Tempo necessário para reorganizar as Tuplas

26 Conclusões Do texto... – “Tuplas distribuídas permitem representar a informação contextual de uma maneira simples e expressiva” – “Padrões de coordenação dinâmica e adaptativa podem ser facilmente aplicadas de uma forma estruturada e modular” – “the TOTA middleware, while being light-weight, can effectively support network dynamics by automatically reshaping tuple fields according to the dynamics of the network”

27 Avaliações 1.Motivação e Estado-da-Arte: 5 2.Problemas a resolver e Modelo: 5 3.Protótipo, Resultados e Comparação com Trabalhos Relacionados: 3 4.Redação e Formatação: 5


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