A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Depósitos Parafínicos Utilizando Tensoativos e Microemulsões em Sistema de Fluxo.
Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes Orientadores: Prof. Afonso Avelino Dantas Neto Prof. Eduardo Lins de Barros Neto

2 Figura 1: Tubo bloqueado por depósito parafínico.
Motivação Os hidrocarbonetos pesados tendem a precipitar enquanto fluem através dos dutos; Problemas operacionais; Prevenção da cristalização da parafina, aumentando a rentabilidade dos campos de petróleo. Figura 1: Tubo bloqueado por depósito parafínico.

3 Objetivos Selecionar produtos químicos e condições capazes de melhorar o escoamento; Interferir nas condições que causam a cristalização parafínica; TIAC, Viscosidade, Mecanismos de transporte e deposição (Difusão).

4 Desafios Avaliar a solubilização parafínica: solventes/microemulsões;
Otimizar o fluxo de óleos pesados.

5 Metodologia Solução ideal - Coef. Atividade = 1.
1. Modelagem dos dados experimentais de TIAC da parafina; WON – equilíbrio líquido-sólido (Coef. Atividade - UNIFAC); Solução ideal - Coef. Atividade = 1. 2. Representação numérica dos dados experimentais.

6 TIAC dos sistemas parafínicos
Figura 2: Fototrodo Mettler Toledo Figuras 3, 3.1: Curvas do comportamento e de TIAC da parafina

7 Figura 4: Modelagem dos dados de TIAC da parafina
Resultados Figura 4: Modelagem dos dados de TIAC da parafina Cromatografia dos solventes, determinação dos componentes (frações molares).

8 Aplicação na Industria
A nossa região bem como a do Recôncavo Baiano possui petróleo com elevado índice de parafinas; Reduzir os riscos das paradas de produção e os custos de manutenção das linhas de produção e dos equipamentos.

9 Benefícios Com o desenvolvimento de modelos preditivos de escoamento é possível selecionar substâncias que beneficie a remediação da deposição parafínica. A modelagem termodinâmica visa representar matematicamente os dados experimentais obtidos para os valores de TIAC da parafina.

10 Agradecimentos Muito Obrigada!


Carregar ppt "Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google