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Programação Gráfica em Java Introdução

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Apresentação em tema: "Programação Gráfica em Java Introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Programação Gráfica em Java Introdução
Aula 01

2 Na aula de hoje veremos:
Pacotes gráficos da linguagem Java Container AWT Component AWT

3 Pacotes gráficos A linguagem Java possui várias funcionalidades gráficas, implementadas no pacotes: JFC / AWT JFC / Swing JFC / Java2D Java3D

4 Pacote AWT Pacote mais básico para se trabalhar com interfaces gráficas em Java. Possui classes para os principais componentes e contêineres de uma interface gráfica com o usuário (GUI). Permite tratamento simplificado de eventos.

5 Pacote Swing Componentes mais especializados que os componentes AWT.
Componentes Swing são implementados sem código nativo.

6 Pacote Java2D Pacote que permite incorporar alta qualidade gráfica em gráficos 2D, textos, imagens, aplicações e applets. Possui um extenso suporte para composição e tratamento de imagens com canal alfa.

7 Pacote Java3D Disponibiliza uma coleção de elementos simples que permitem criar e manipular geometria 3D. Não faz parte das JFC, portanto necessita instalação complementar.

8 AWT Aparência dependente de sistema operacional
Utilização de sistema de pares (peer) Os pares traduzem a solicitação do Java ao S. O. Componentes heavy-weight GUIWindow.java

9 Containers AWT Window Frame
Janela de alto nível sem bordas ou barra de menus; pode ser utilizada para a criação de janelas pop-up. Frame Janela de alto nível com bordas, barra de menus e título; Assim como Window, tem por padrão o gerenciador de leiaute BorderLayout.

10 Containers AWT Dialog Panel
Classe que produz uma caixa de diálogo, ou seja, uma janela que recebe alguma entrada do usuário. Layout padrão: BorderLayout (ex: save) Panel Panel é o mais simples contêiner. Um painel é um objeto que pode conter outros componentes, incluindo mesmo outros painéis, para composição do leiaute da interface gráfica. A composição de uma GUI, geralmente, é feita por vários painéis ContainerSample.java

11 Componentes AWT Button Label
Um botão é um controle simples que gera um evento de ação quando o usuário o clica. A aparência dos botões em AWT é dependente do sistema operacional. Label Componente que insere um texto não selecionável na área de desenho (rótulo). Tem a possibilidade de alterar o alinhamento do texto que, por padrão, é alinhado à esquerda.

12 Componentes AWT TextField TextArea
Classe que exibe uma linha de texto selecionável e, opcionalmente editável. TextArea Classe que exibe uma área de texto selecionável, opcionalmente editável e com dimensões podendo ser definidas pelo programador. ComponentSampleI.java

13 Componentes AWT Checkbox Choice
Um checkbox (às vezes chamado de Radio Button) é um componente gráfico que pode estar em um de dois estados, “on” (true) ou “off” (false). Clicar em um checkbox alterna o seu estado entre verdadeiro e falso. Choice A classe choice apresenta um menu pop-up de opções. A opção mais recentemente selecionada é mostrada como título do menu.

14 Componentes AWT List Scrollbar
O componente List apresenta ao usuário uma lista rolável de componentes de texto. A lista pode ser configurada para que o usuário possa escolher um ou vários itens. Scrollbar Um objeto do tipo Scrollbar implementa um controle deslizante. É uma maneira interessante de permitir ao usuário escolher valores numéricos em um intervalo pré-definido. ComponentSampleII.java

15 Componentes AWT Canvas
São úteis como área de exibição de imagens e gráficos Existe para ser subclassificado com o objetivo de se criar componentes personalizados DuploCanvas.java

16 Métodos Notáveis Todo container é componente, logo, herda os métodos da classe componente. setPreferredSize() setBackground() setForeground() setSize() setLocation() setVisible() add() CadastroII.java

17 O que você precisa saber...
Como utilizar contêineres Quais são os componentes básicos Quando utilizar cada tipo Como compor a interface gráfica usando painéis

18 Na próxima aula veremos:
Tipos de eventos Interfaces listener Como tratar os eventos


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