A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DFM Planejamento de Processo: depende do projeto do produto. Materiais, formas, tolerâncias, rugosidade, sub-montagens e técnicas de montagem limitam os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DFM Planejamento de Processo: depende do projeto do produto. Materiais, formas, tolerâncias, rugosidade, sub-montagens e técnicas de montagem limitam os."— Transcrição da apresentação:

1 DFM Planejamento de Processo: depende do projeto do produto. Materiais, formas, tolerâncias, rugosidade, sub-montagens e técnicas de montagem limitam os processos que podem ser utilizados para fabricar o produto. Exemplos Peça de Al fundida em areia com superfícies planas, tolerâncias apertadas, furos roscados – o processista não tem alternativa – os processos serão fundição em areia seguida de operações de usinagem. Conjunto de Peças estampadas unidas por parafusos – o processista especifica ferramentas de estampagem e montagem. Nesses dois casos – uma peça de plástico moldada por injeção ?

2 Engenharia de Fabricação alerta o Engenharia de Produto sobre facilidade de fabricação.
Ideal : projetar produtos com alta funcionalidade e facilidade de fabricação. DFM e DFA são acoplados. DFM/A em algumas empresas é expandido para considerar outros aspectos como: mercado, inspeção, manutenção e outros. Esta visão abrangente caracteriza a engenharia simultânea. (CE). DFM/A é um enfoque de projeto que considera sistematicamente a facilidade de fabricação e montagem. DFM/A depende de: mudanças organizacionais, recomendações e princípios de projeto.

3 DFM/A gerenciamento: Proporcionar interação entre o projeto e a fabricação; Pode ser implementado pela formação de times de projeto constituídos por projetistas e processistas e outros especialistas como qualidade, materiais, etc. Engenharia de manufatura ser consultor em período integral.

4 DFM/A princípios e recomendações
Minimize o número de componentes, proporciona: redução do custo de montagem, aumento da confiabilidade do produto final, facilita a desmontagem e manutenção, facilita a automação da montagem, diminui o número de ordens de serviço facilitando o controle de estoques e aquisição de matéria-prima. Utilize componentes padronizados disponíveis: reduz trabalho de projeto, diminui número de peças a fabricar, possibilita aumento de descontos na aquisição. Utilize peças semelhantes: tecnologia de grupo pode ser aplicada, descontos na aquisição, uso de fabricação celular.

5 Projete com tolerâncias adequadas a capacidade de processo
Projetar para facilitar a fabricação da peça: utilização de netshape ou near net shape quando possível, simplifique a forma, evite features desnecessários, evite especificar rugosidades menores que a necessária. Projete com tolerâncias adequadas a capacidade de processo Evite tolerâncias menores que a capacidade de processo; Especifique tolerâncias bilaterais. Projete o produto à prova de erros de montagem Montagem não pode ser ambígua. Montagem somente em um sentido Features especiais devem ser aplicados. Minimize componentes flexíveis, tais como os feitos de borracha, correias, gaxetas e cabos.

6 Projeto para facilitar a montagem
Utilize features como chamfros e cones em peças; Peça base onde os componentes são montados; Utilize projeto modular; Projete a montagem para adição de componentes na direção vertical ( produção em massa, automação fixa pode ser preparada para montagem em diversas direções). Evite junções roscadas, como parafusos e porcas, onde possível, especialmente em montagem automatizada use técnicas de montagem rápidas com encaixes ou colagem. Minimize o número de diferentes técnicas de união. Projeto Modular Cada sub-montagem deve ter de 5 a 15 peças. Facilita manutenção, montagem manual ou automatizada, reduz estoques e tempo de montagem.

7 Formas das peças e produtos para facilitar o processo de ambalagem
Compatibilidade com equipamentos automatizados; Facilidade de envio para o cliente; Uso de embalagens padronizadas. Elimine ou reduza a necessidade de ajustes: muitos produtos montados necessitam de ajustes, estes devem ser minimizados porque demandam muito tempo. Comentários Estas regras são regras gerais, outras regras dependem e são específicas dos processos de fabricação utilizados. Algumas regras são conflitantes, como exemplo: uma recomenda forma simples e outra para montagem recomenda a adição de features para minimizar ou evitar a montagem incorreta Uma recomenda juntar peças e outra para simplificar É comum DFM conflitar com DFA.

8 Benefícios do DFM/A são:
Redução do tempo de lançamento de produtos. Diminuição do número de peças no produto final. Facilidade de montagem. Redução de custos de produção. Maior qualidade do produto Maior satisfação do cliente.


Carregar ppt "DFM Planejamento de Processo: depende do projeto do produto. Materiais, formas, tolerâncias, rugosidade, sub-montagens e técnicas de montagem limitam os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google