A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL
Organização formal - deriva do organograma, da departamentalização, da divisão de tarefas, dos instrumentos de organização - manuais, funcionogramas, etc. Organização informal - decorre da interação das pessoas e dos relacionamentos que se estabelecem.

2 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Grupos - conjunto de pessoas que são reunidas para - estudar, trabalhar, jogar ... A organização formal cria grupos formais pessoas em uma sala de aula pessoas de um departamento pessoas de um clube, da academia...

3 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
A organização informal cria grupos informais não aparecem no organograma depende de amizades, antagonismos, identificação estabelece relações pessoais fora do trabalho.

4 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Os grupos informais são decorrência da organização social, onde o que prevalece são as relações sociais, crenças e valores individuais, apesar da distância social que às vezes ocorre. Os grupos formais são decorrência das relações funcionais, das linhas lógicas, independem das crenças e valores individuais.

5 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Quando o líder no trabalho tem percepção para identificar seus liderados além do cargo e das funções que exercem propicia que relações informais existam no mesmo meio das relações formais. O conjunto de relacionamentos entre as pessoas de um mesmo departamento pode trazer a organização informal dentro da organização formal. Esta organização informal é espontânea.

6 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Os processos espontâneos de relações estão relacionados ao senso de valores, estilo de vida, crenças, religião e causas finais. Quando o líder não consegue perceber as pessoas além do cargo, não como estabelecer as relações informais, o relacionamento é seco, superficial e focado no trabalho. Propicia a existência de competição, falta de cooperação, harmonia. Tudo é mecânico e programado. O ser perde a essência.

7 GRUPOS INFORMAIS Características das organizações informais:
As relações são de coesão  simpatia; ou As relações são de antagonismo  antipatia; Possibilita a empatia; Defini-se o “status” em posição social de cada membro no grupo; O próprio grupo gerencia as relações e propicia a auto-exclusão quem não se adapta no grupo;

8 GRUPOS INFORMAIS a colaboração é espontânea;
pode haver oposição à organização formal; definem-se padrões de atitudes e comportamentos; os relacionamentos são duradouros; os relacionamentos persistem fora do ambiente de trabalho; às vezes o relacionamento passa a ser familiar.

9 CAUSAS - GRUPOS INFORMAIS
Os interesses são comuns; pela organização formal - interdependência das tarefas; pela rotatividade de pessoas; pela necessidade de integrar pessoas novas ao grupo; pelos intervalos - períodos de lazer; pelos deslocamentos e transporte.

10 GRUPOS INFORMAIS Há uma necessidade de auto-regulação do grupo informal  regras do próprio grupo. As regras oferecem a dinâmica do grupo. A dinâmica do grupo é susceptível às mudanças da organização formal, que por vezes pode destruir o grupo ou fortalecê-lo; o grupo depende da soma de interesses.

11 GRUPOS INFORMAIS Os grupos têm: finalidade - objetivo comum
estrutura própria organização dinâmica coesão interna O grupo sobrevive com a soma de interesses. O líder é muito importante no grupo.

12 GRUPOS INFORMAIS O LÍDER ... motiva, harmoniza,
aumenta o relacionamento do grupo, está atento às relações e ao movimento do grupo e com isto desenvolve o espírito de equipe.

13 GRUPOS INFORMAIS Relações humanas  atitudes estado de espírito PARA
Manter o contato entre as pessoas Compreender as outras pessoas QUE gera cooperação aumenta satisfação no trabalho e aumenta a produtividade.

14 COMPROMETIMENTO O comprometimento é a base do poder do trabalho em times; O preço do poder é a responsabilidade; Quando os membros de um time concentram-se apenas em suas funções, não se sentem responsáveis pelos resultados globais.

15 COMPROMETIMENTO Grupo - é um conjunto de pessoas reunidas sob um determinado tema, o objetivo em comum não é muito claro. Existem interesses compartilhados por todos e interesses específicos a cada um. Equipe - trabalho coletivo que têm o objetivo de aumentar a participação dos funcionários no processo produtivo e aperfeiçoar a gestão e a liderança na organização, de forma a permitir o empowerment (desenvolvimento). Time - é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares que, comprometidas com um propósito comum, coordenam esforços e responsabilidades de forma a perseguir uma missão (GOLDBARG, 1995, p. 54).

16 TIME Princípios para o trabalho em Times Desafios União
Responsabilidade Habilidades Comprometimento Motivação


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google