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ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL zOrganização formal - deriva do organograma, da departamentalização, da divisão de tarefas, dos instrumentos de organização.

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1 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL zOrganização formal - deriva do organograma, da departamentalização, da divisão de tarefas, dos instrumentos de organização - manuais, funcionogramas, etc. zOrganização informal - decorre da interação das pessoas e dos relacionamentos que se estabelecem.

2 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS zGrupos - conjunto de pessoas que são reunidas para - estudar, trabalhar, jogar... zA organização formal cria grupos formais y pessoas em uma sala de aula y pessoas de um departamento y pessoas de um clube, da academia...

3 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS zA organização informal cria grupos informais y não aparecem no organograma y depende de amizades, antagonismos, identificação y estabelece relações pessoais fora do trabalho.

4 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS zOs grupos informais são decorrência da organização social, onde o que prevalece são as relações sociais, crenças e valores individuais, apesar da distância social que às vezes ocorre. zOs grupos formais são decorrência das relações funcionais, das linhas lógicas, independem das crenças e valores individuais.

5 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS zQuando o líder no trabalho tem percepção para identificar seus liderados além do cargo e das funções que exercem propicia que relações informais existam no mesmo meio das relações formais. zO conjunto de relacionamentos entre as pessoas de um mesmo departamento pode trazer a organização informal dentro da organização formal. zEsta organização informal é espontânea.

6 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS zOs processos espontâneos de relações estão relacionados ao senso de valores, estilo de vida, crenças, religião e causas finais. zQuando o líder não consegue perceber as pessoas além do cargo, não como estabelecer as relações informais, o relacionamento é seco, superficial e focado no trabalho. Propicia a existência de competição, falta de cooperação, harmonia. Tudo é mecânico e programado. zO ser perde a essência.

7 GRUPOS INFORMAIS Características das organizações informais: zAs relações são de coesão simpatia; ou zAs relações são de antagonismo antipatia; zPossibilita a empatia; zDefini-se o status em posição social de cada membro no grupo; zO próprio grupo gerencia as relações e propicia a auto-exclusão quem não se adapta no grupo;

8 GRUPOS INFORMAIS za colaboração é espontânea; zpode haver oposição à organização formal; zdefinem-se padrões de atitudes e comportamentos; zos relacionamentos são duradouros; zos relacionamentos persistem fora do ambiente de trabalho; zàs vezes o relacionamento passa a ser familiar.

9 CAUSAS - GRUPOS INFORMAIS zOs interesses são comuns; zpela organização formal - interdependência das tarefas; zpela rotatividade de pessoas; zpela necessidade de integrar pessoas novas ao grupo; zpelos intervalos - períodos de lazer; zpelos deslocamentos e transporte.

10 GRUPOS INFORMAIS zHá uma necessidade de auto-regulação do grupo informal regras do próprio grupo. zAs regras oferecem a dinâmica do grupo. zA dinâmica do grupo é susceptível às mudanças da organização formal, que por vezes pode destruir o grupo ou fortalecê-lo; zo grupo depende da soma de interesses.

11 GRUPOS INFORMAIS Os grupos têm: zfinalidade - objetivo comum zestrutura própria zorganização dinâmica zcoesão interna O grupo sobrevive com a soma de interesses. O líder é muito importante no grupo.

12 GRUPOS INFORMAIS O LÍDER... zmotiva, zharmoniza, zaumenta o relacionamento do grupo, zestá atento às relações e ao movimento do grupo e com isto zdesenvolve o espírito de equipe.

13 GRUPOS INFORMAIS zRelações humanas atitudes estado de espírito PARA zManter o contato entre as pessoas zCompreender as outras pessoas QUE zgera cooperação zaumenta satisfação no trabalho e zaumenta a produtividade.

14 COMPROMETIMENTO zO comprometimento é a base do poder do trabalho em times; zO preço do poder é a responsabilidade; zQuando os membros de um time concentram-se apenas em suas funções, não se sentem responsáveis pelos resultados globais.

15 COMPROMETIMENTO zGrupo - é um conjunto de pessoas reunidas sob um determinado tema, o objetivo em comum não é muito claro. Existem interesses compartilhados por todos e interesses específicos a cada um. zEquipe - trabalho coletivo que têm o objetivo de aumentar a participação dos funcionários no processo produtivo e aperfeiçoar a gestão e a liderança na organização, de forma a permitir o empowerment (desenvolvimento). zTime - é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares que, comprometidas com um propósito comum, coordenam esforços e responsabilidades de forma a perseguir uma missão (GOLDBARG, 1995, p. 54).

16 TIME zPrincípios para o trabalho em Times yDesafios yUnião yResponsabilidade yHabilidades yComprometimento yMotivação


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