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LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "LOGÍSTICA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
SUPRIMENTOS NO SUPPLY CHAIN MANAGEMENT PROF. PAULO ROBERTO LEITE

2 CARACTERÍSTICA GERAIS DOS TIPOS DE COMPRAS
ITENS DE ESTOQUE: Repetitiva; Alta Freqüência; Lotes Padrões;etc Ex: Insumo para Produção ITENS SOB PEDIDO: Pedido Único; Supervisão; etc. Ex: Confecção para Varejo ITENS DE EMERGÊNCIA: Ex: Peças de Manutenção Prof. Paulo Roberto Leite

3 CARACTERÍSTICA GERAIS DOS TIPOS DE COMPRAS
SERVIÇOS: PEDIDO SINGULAR; VALORES MAIORES, SUPERVISIONADA; ETC. Exemplo: TERCEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA ITENS DE BENS DE CAPITAL: SINGULAR ; ALTO VALOR; SUPERVISÃO; ETC. Exemplo: EQUIPAMENTO PRODUÇÃO ITENS DE PROJETO DE INVESTIMENTO: PEDIDO ÚNICO; ALTO VALOR; SUPERVISÃO; ETC Exemplo: NOVA FÁBRICA Prof. Paulo Roberto Leite

4 Prof. Paulo Roberto Leite
INTERESSE CRESCENTE COMPRAS / FATURAMENTO DE 40% A 50% > 70% A 80% AUTOMOBILÍSTICA= 85%, XEROX = 80%, HP = 80% FOCALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS TERCEIRIZAÇÕES, PARCERIAS GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA Prof. Paulo Roberto Leite

5 Prof. Paulo Roberto Leite
IMPACTO NO RESULTADO + 5 RECEITA DE VENDAS = 100 VALOR DAS COMPRAS = 60 CUSTOS VARIÁVEIS = 20 CUSTOS FIXOS = 15 LUCRO NO PERÍODO = 5 - 1 VENDAS = 100 COMPRAS = 59 C.VARIÁVEIS= 20 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 VENDAS = 105 COMPRAS= 63 C.VARIÁVEIS = 21 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 Prof. Paulo Roberto Leite

6 Prof. Paulo Roberto Leite
EXECUÇÃO DA OPERAÇÃO VENDAS = (100 + X) COMPRAS= ( 100+X) * 0,60 C.VARIÁVEIS = ( X) * 0,20 C. FIXOS = 15 LUCRO = 6 ENTÃO: (100+X) = (100+X)*0,60 + ( 100+X)* 0, RESULTANDO X = 5 CONCLUSÃO REDUÇÃO DE (1/60)=1,67% NAS COMPRAS PROVOCA UM AUMENTO DE (1/5)=20% NO LUCRO É NECESSÁRIO AUMENTAR EM 5% A RECEITA DE VENDAS PARA OBTER O MESMO RESULTADO Prof. Paulo Roberto Leite

7 PROCESSO GERAL DE COMPRAS
Requisição Cotações / Negociações Análise E Decisão Emissão Do Pedido Follow - Up Recebimento Registros Prof. Paulo Roberto Leite

8 Prof. Paulo Roberto Leite
ÚNICO FORNECEDOR VANTAGENS Melhor Qualidade Parceria Economia de Escala Confidencialidade DESVANTAGENS Vulnerabilidade Menor Flexibilidade A Mercê do Fornecedor Prof. Paulo Roberto Leite

9 MÚLTIPLOS FORNECEDORES
VANTAGENS Concorrência Preços Segurança Know - How diversificado DESVANTAGENS Baixo Compromisso Perda da Garantia da Qualidade Comunicações dispersas Prof. Paulo Roberto Leite

10 SELEÇÃO DE FORNECEDORES
Preços Qualidade: Cert. Iso 9000, 14000, Garantia Competência Logística : Tempo do Pedido, Pontualidade de Entregas, Flexibilidade, etc. Capacitação Técnica: Recursos Produtivos, Instalações, Recursos Humanos, Controles. Localização em relação aos centros de utilização do material comprado. Embalagens Comunicações: Relacionamentos. Prof. Paulo Roberto Leite

11 Prof. Paulo Roberto Leite
O SINAL DAS COMPRAS Solicitação de Compra MRP ( Material Requirement Planning Sistema Kanban no Just- In-time Sistema de Reposição Periódica Sistema do Ponto Do Pedido Contratos de Fornecimento Prof. Paulo Roberto Leite

12 INFORMATIZAÇÃO DE COMPRAS
EDI= ELECTRONIC DATA INTERCHANGE (TROCA ELETRÔNICA DE DADOS) FORNECEDOR VAN CLIENTE VAN = VALUE ADDED NETWORK VANTAGENS PRINCIPAIS PRECISÃO E SEGURANÇA NAS INFORMAÇÕES REDUÇÃO DE CUSTOS DOS PARCEIROS VELOCIDADE E VOLUME DE INFORMAÇÕES AUMENTA RELAÇÃO DE PARCERIA ENTRE EMPRESAS PADRONIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES ( EDIFACT= EDI FOR ADMINISTRATION COMMERCE AND TRANSPORT) BANCO DE DADOS ELETRÔNICO Prof. Paulo Roberto Leite

13 INFORMATIZAÇÃO DAS COMPRAS
INTERNET GRADATIVAMENTE USADO POR EMPRESAS EM SUAS COMPRAS ATRAVÉS DO MESMO PRINCÍPIO PORÉM COM O PROVEDOR NORMAL VANTAGENS : A TOTALIDADE DOS FORNECEDORES CUSTO BAIXO EM TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO INTERAÇÃO PESSOAL E EM TEMPO REAL DESVANTAGENS ATUAIS: MENOR SEGURANÇA LIMITAÇÕES ATUAIS DE VELOCIDADE E DE VOLUME DE TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Paulo Roberto Leite

14 POLÍTICAS DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS
VERTICALIZAÇÃO: A EMPRESA PROCURA PRODUZIR E REALIZAR INTERNAMENTE GRANDE PARTE DAS OPERAÇÕES NOS DIVERSOS ELOS DE SUA CADEIA INDUSTRIAL. VANTAGENS: DOMÍNIO TOTAL DOS RECURSOS, AUFERINDO OS LUCROS TOTAIS. DESVANTAGENS: TODOS OS CUSTOS FIXOS, INVESTIMENTOS, BAIXA FLEXIBILIDADE COM RELAÇÃO AOS RECURSOS. Prof. Paulo Roberto Leite

15 POLÍTICAS DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS
HORIZONTALIZAÇÃO (TERCEIRIZAÇÃO): ESTRATÉGIA OPOSTA À PRIMEIRA EM QUE A EMPRESA SE EMPENHA EM COMPRAR DE TERCEIROS. VANTAGENS : REDUÇÃO DE CUSTOS, FLEXIBILIDADE, FOCO NO NEGÓCIO. DESVANTAGENS: BAIXO CONTROLE TECNOLÓGICO, PERDE O LUCRO CORRESPONDENTE. Prof. Paulo Roberto Leite

16 Prof. Paulo Roberto Leite
DECISÃO FINANCEIRA Prof. Paulo Roberto Leite

17 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
Prof. Paulo Roberto Leite

18 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
Prof. Paulo Roberto Leite

19 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
Prof. Paulo Roberto Leite

20 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
Prof. Paulo Roberto Leite

21 Prof. Paulo Roberto Leite
EMBALAGEM QUANTO À FUNÇÃO: EMBALAGENS DE CONTENCAO =ENG. PRODUTO EMBALAGENS DE PROMOCAO= MARKETING EMBALAGENS DE UNITIZACAO=LOGISTICA QUANTO AO RETORNO: RETORNÁVEIS DESCARTÁVEIS FUNÇÕES TIPICAS: PROTECAO AO PRODUTO PROMOÇÃO DOS PRODUTOS FACILITAR O USO DO PRODUTO FACILITAR O TRANSPORTE E ARMAZENAGEM PROVER VALOR DE REUTILIZACAO Prof. Paulo Roberto Leite

22 Prof. Paulo Roberto Leite
TIPOS DE EMBALAGENS EMBALAGENS DESCARTÁVEIS CAIXAS DE PAPELAO TAMBORES FARDOS SACOS EM GERAL MAG - SACS (BIG-BAGS) EMBALAGENS UNITIZADAS COM PLASTICOS RETRATÁVEIS OU “ STRECH” . EMBALAGENS RETORNÁVEIS: PALLETS CONTEINER ENGRADADOS ESPECIAIS ENTRE EMPRESAS Prof. Paulo Roberto Leite

23 COMÉRCIO INTERNACIONAL
PREÇO EX-WORK ( FOB FABRICA):Preço na fábrica do fornecedor ; todo o frete até o destino por conta do comprador PREÇO F.O.B ( FREE ON BOARD): Mercadoria colocada á bordo do meio de transporte no porto ou local de origem. PREÇO C.I.F. (CUSTO ,SEGURO E FRETE): Mercadoria no porto ou local de destino ; em importacoes significa que o comprador arcará com as despesas de desembaraço alfandegário , impostos e fretes até armazem do comprador. PREÇO DELIVERY: modalidade de menor uso inclue todas as despesas até o armazém do comprador Prof. Paulo Roberto Leite

24 COMPRAS NO SISTEMA JUST -IN -TIME
CARACTERISTICAS PRINCIPAIS: Lotes de Compra Reduzidos Recebimentos Freqüentes Tempo de Ressuprimento Baixo Alto nível de Qualidade Relacionamento Cliente- Fornecedor : Conhecimento Mutuo, Confiança, Cooperação Prof. Paulo Roberto Leite

25 MODIFICAÇÕES EM RELAÇÃO AO SISTEMA CONVENCIONAL DE COMPRAS
1) REDUCAO NO NUMERO DE FORNECEDORES Contratos de Longo Prazo Valorização Mutua Desenvolvimento do Fornecedor 2) INFORMACOES COMERCIAIS COMPARTILHADAS Fornecedor conhece tudo Trabalha como uma área da empresa Planejamento conjunto 3) INFORMACOES DE PROJETO COMPARTILHADAS Evoluções Técnicas Modificações de Projeto Prof. Paulo Roberto Leite

26 MODIFICAÇÕES EM RELAÇÃO AO SISTEMA CONVENCIONAL DE COMPRAS
4) REDUCAO NO CUSTO DE AQUISICAO Custos Burocráticos Custos de Negociação Busca de Novos Fornecedores Follow-up Inspeção e Recebimento Movimentação de Materiais Prof. Paulo Roberto Leite

27 MODIFICAÇÕES EM RELAÇÃO AO SISTEMA CONVENCIONAL DE COMPRAS
5) LOCALIZACAO DOS FORNECEDORES Baixos custos de transportes Flexibilidade nas entregas Simplificação nos transportes Redução no custo de embalagem SISTEMA “IN HOME” O fornecedor esta na área da fabrica do cliente : linhas de envazamento ; fabricação de embalagens, etc SISTEMA “THROUGT THE WALL” O fornecedor esta ao lado do cliente mercadoria atravessa a parede SISTEMAS DE COOPERATIVA Várias fabricas dentro de uma unidade de montagem ex: Volkswagen caminhões Prof. Paulo Roberto Leite

28 PONTOS CHAVES DE COMPRAS
Interesse crescente da área de compras Diferentes tipos exigem ações diversas. Número de fornecedores tende a reduzir devido terceirizações. Negociações tendem a ser mais importantes Aumentam os relacionamentos / parcerias Novas formas de compras: Compras Informatizadas: EDI , Internet Compras em sistemas Just in time Prof. Paulo Roberto Leite

29 ASPECTOS DA CENTRALIZAÇÃO
Tipo de Compra Importância do Item Localização dos Fornecedores Poder de Negociação Economia de Escala Domínio das Operações Custos de Compras Velocidade / Flexibilidade Prof. Paulo Roberto Leite

30 FASES DA SELEÇÃO DE FORNECEDORES
Pesquisa de potenciais Critérios de avaliação Executar a avaliação Cadastrar os selecionados Acompanhar desempenho: indicadores Estreitar parcerias. Prof. Paulo Roberto Leite


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