A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Branca de Neve, os Sete Anões e os Florais de Bach

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Branca de Neve, os Sete Anões e os Florais de Bach"— Transcrição da apresentação:

1 Branca de Neve, os Sete Anões e os Florais de Bach

2 Objetivos: Relacionar as categorias dos Florais de Bach com as personagens da história. Identificação do conflito mais evidente, e indicação do floral mais adequado a desenvolver a “virtude” que extinguirá a “falha” a ser corrigida. Aplicação dos Florais de Bach na restauração do equilíbrio nos aspectos físico, psicológico e espiritual (corpo, mente e alma) de cada personalidade. A importância da sensibilidade e intuição do terapeuta para ajudar o paciente no processo de cura.

3 As personagens sob a ótica dos Florais de Bach...
As personalidades humanas: VIRTUDES x FALHAS BEM X MAL, LUZ(claridade) X SOMBRA(escuridão) O universo infantil: SONHO (fantasia/ilusão) X REALIDADE PUREZA X MALDADE

4 ATCHIM (Nome em inglês: Sneezy)
Categoria: Liderança Virtude: TOLERÂNCIA Falha: É extremamente alérgico e tem crises freqüentes de espirros. Floral Indicado: Beech Característica alérgica, para pessoas intolerantes. Sua intolerância está ligada aos órgãos do sentidos.

5 DUNGA (Nome em inglês: Dopey)
Categoria: Segurança Virtude: ACEITAÇÃO Falha: É meio abobado, bastante atrapalhado e mudo. Floral Indicado: Pine Não se encaixa no perfil dos demais anões. É o único que tem olhos azuis, orelhas enormes e não tem barba. É o mais novo dos anões e o mais diferente de todos.

6 FELIZ (Nome em inglês: Happy)
Categoria: Identidade Virtude: HONESTIDADE Floral Indicado: Agrimony Demonstra seus sentimentos, através de um sorriso. Sabe encarar o lado positivo e negativo das coisas e enfrenta os fatos como se apresentam. Se relaciona bem com todos; vive com autêntica alegria interior, é transparente e honesto consigo mesmo.

7 ZANGADO (Nome em inglês: Grumpy)
Categoria: Companheirismo Virtude: FRATERNIDADE Nos faz ouvir e compartilhar com os outros. Falha: Carência afetiva, lamúrias. Floral Indicado: Heather O anãozinho Zangado é muito resmungão. Adora se queixar das coisas, se zanga por tudo. Torna-se carente, pois ninguém agüenta ficar sempre ouvindo suas reclamações, por isso acaba ficando sozinho.

8 SONECA (Nome em inglês: Sleepy)
Categoria: Motivação Virtude: CRIATIVIDADE Falha: Desinteresse pelos fatos ao seu redor/ sonolência. Floral Indicado: Clematis Parece estar “fora do ar”, sempre sonhando, não se importa com o que ocorre a sua volta. Este floral traz a pessoa para a realidade, colocando-a com os pés no chão, “no aqui e agora”.

9 MESTRE (Nome em inglês: Doc)
Categoria: Sabedoria Virtude: DECISÃO Floral Indicado: Scleranthus O anão Mestre sendo o mais velho e sábio, o primeiro da fila, o que dá ordens ao grupo, aquele que além de conhecer, ensina; necessita de precisão e objetividade na tomada de decisões. Este floral ajuda a concentrar o pensamento para melhor análise das opções, contribuindo para uma escolha acertada.

10 DENGOSO (Nome em inglês: Bashful)
Categoria: Coragem Virtude: FIRMEZA Falha: Timidez, acanhamento, perde “o alvo” por medo de encarar diretamente os olhos dos outros. Floral Indicado: Mimulus Mesmo sendo chamado de Dengoso, este anão de longos cílios, foge um pouco ao significado de seu nome, pois na verdade, é muito envergonhado e tímido e não propriamente cheio de dengos. Este floral faz com que a pessoa enfrente o medo de ficar nervosa quando diante de outras pessoas.

11 BRANCA DE NEVE (Nome em inglês: Snow White)
STAR OF BETHLEHEM (Libertação) RED CHESTNUT (Solicitude) HOLLY (Amor) VINE (Compaixão) GENTIAN (Otimismo) HEATHER (Fraternidade) WILD ROSE (Encantamento)

12 Observações: Procuramos neste trabalho, associar as características físicas e/ou psicológicas dos sete anões, a uma das sete categorias de personalidades estabelecidas por Dr. Bach. Entretanto, sabemos que os anõezinhos possuem “traços” de outras categorias desenvolvendo mais umas do que outras, do mesmo modo que ocorre conosco. Toda doença em si é um mecanismo de defesa que se manifesta em nosso corpo a nos dizer o quanto temos nos afastado de nosso EU Superior, e continuará aparecendo até que seja extinta toda causa que originou o desequilíbrio. É o momento de parar e refletir os porquês dos desvios, e o que podemos fazer para que se restabeleça o equilíbrio em nossa alma. As flores descobertas por Dr. Bach são “ferramentas” que nos ajudam a reencontrar a essência Divina de harmonia e perfeição, já existente em cada um de nós.

13 ASPECTOS QUE PODEMOS TRABALHAR COM AS CRIANÇAS A PARTIR DA HISTÓRIA
O conceito de madrasta nas famílias reconstituídas no século XXI O sentimento de inveja O sonho de felicidade de homens e mulheres quanto a uma vida à dois – o casamento com um príncipe

14 Para Refletir... “Procure o conflito mais evidente no paciente, dê-lhe o remédio que o ajudará a superar a falha, bem como todo o encorajamento e esperança que puder, e deixe que a virtude curativa no interior do paciente faça o resto.” Dr. Bach

15 Conclusão: A importância deste trabalho foi:
Fazer um exercício prático/teórico como “terapeutas”, analisando as personagens da história e sua correlação com os Florais de Bach. Aproveitar esta oportunidade para uma reflexão sobre os conhecimentos adquiridos com os Florais de Bach e aprimorá-los no estudo do clássico infantil dos Irmãos Grimm “Branca de Neve e os Sete Anões”. Deixamos aqui o espaço para que outras pessoas venham a contribuir com idéias e sugestões, para o enriquecimento deste trabalho com Florais de Bach.

16 Cida, Denize, Glória e ValCris
Nossa Mensagem... “Este é apenas o início da trajetória que nos conduzirá as repostas existentes em nós para a obtenção de nossa cura e a de nosso semelhante. A cada dia, busquemos desenvolver os dons deixados por Deus a cada um de seus filhos: ESPERANÇA, FÉ e AMOR.” Cida, Denize, Glória e ValCris

17 Bibliografia: Bach, Eduard. Os remédios florais do Dr. Bach: cura-te a ti mesmo, ed. Pensamento. Bettelheim, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Editora Paz e Terra. De Bartolo, Lúcia. Florais, vivendo os passos do Dr. Bach. Ed. Gente. Howard, Judy. Os remédios florais de Dr. Bach passo a passo. Ed. Pensamento. Scheffer, Mechthild. Terapia floral do Dr. Bach. Ed. Pensamento.

18 Grupo: Denize S. Pereira Maria Aparecida do N. Silva
Maria da Glória de O. Candeia Valéria Cristina de M. Pereira Trabalho realizado em: 04 – 06 – 05 Local: CICM - RJ


Carregar ppt "Branca de Neve, os Sete Anões e os Florais de Bach"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google