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PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Manual para Elaboração do Programa de Eficiência Energética Aprovado pela Resolução Normativa n.300, de 12 de fevereiro.

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1 PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Manual para Elaboração do Programa de Eficiência Energética Aprovado pela Resolução Normativa n.300, de 12 de fevereiro de 2008 Diretoria Executiva Comercial Fernando L. B. Bacellar

2 Os pilares que norteiam os Projetos de Eficiência Energética na AES Eletropaulo

3 3 Programa de Eficiência Energética – Investimentos no período 1998 até 2009

4 Escolas e universidades beneficiadas: 323 Escolas Municipais 468 Escolas Estaduais 04 universidades 27 Escolas Técnicas Programa de Eficiência Energética Educação Investimento: R$ 16,6 milhões Energia economizada: 20,2 GWh/ano Recurso economizado: R$ 6,1 milhões ao ano Mais contribuição à educação da população

5 Moderniza ç ão dos sistemas de ilumina ç ão e de aquecimento de á gua: Estádio Municipal do Pacaembu e do Palmeiras 15 Centros Esportivos Clube A Hebraica SESC Pompéia e Itaquera Complexo Esportivo do Ibirapuera, Palmeiras e Pacaembú Fundação OSESP, Centro Cultural, Cinemateca, Pinacoteca, TV Cultura, Biblioteca Municipal Mais diversão à população Programa de Eficiência Energética Cultura, Esporte e Lazer Investimento: R$ 16,1 milhões Energia Economizada: 11,4 GWh/ano Recurso economizado: R$ 3,4 milhões ao ano Mais diversão e cultura à população

6 Modernização dos sistemas de iluminação: 187 mil pontos de IP de ruas e avenidas 1,1 mil pontos de rodovias (via Anchieta) 5 mil semáforos (LEDs) Túneis (Nove de Julho, Sebastião de Camargo e Jânio Quadros) 198 prédios públicos (segurança pública, estações do Metrô e CPTM, Mercado Municipal), Academias de Polícia,entre outros. Programa de Eficiência Energética Prédios Públicos e Iluminação Pública Investimento: R$ 71,2 milhões Energia Economizada: 126 GWh/ano Recurso economizado: R$ 37,8 milhões ao ano Túnel Nove de Julho Antes Depois Mais segurança e conforto à população

7 Projetos diversos usos finais: Ar comprimido – Good Year Fornos – padarias – 181 sites Iluminação e motores – Folha da Manhã, Trikem, Inilbra, Sara Lee e BSH Continental Motores – 92 sites incluindo a Colgate Programa de Eficiência Energética Industrial Mais produtividade Investimento: R$ 9,3 milhões Energia Economizada: 24,2 GWh/ano Recurso economizado: R$ 7,2 milhões ao ano

8 Já contratado e início de obras Parte do acordo da dívida PMSP Convênio assinado 01/04 Parte do acordo da dívida PMSP Convênio assinado e em andamento Projeto em andamento Projeto adiado em função de obras Convênio para ser assinado Projeto em negociações Projeto descartado Projetos de EE em prospecção / 2011/2012

9 Projeto em andamento Projeto em negociações Projeto descartado Projetos de EE em prospecção / 2011/2012

10 Tempo Act Plan Do Check Excelência Act Plan Do Check Act Plan Do Check Melhoria Continua... Projeto – Eficiência Energética nas Escolas

11 Benefícios indiretos e/ou intangíveis Essa pesquisa teve por objetivo: Verificar como foi percebida a intervenção da AES Eletropaulo nas escolas onde a modernização do sistema já foi realizada; Verificar quais as expectativas daquelas escolas onde a modernização ainda não ocorreu e checar até que pontos estas expectativas foram ou não atendidas após a reforma Com esse propósito foi realizado um estudo em 2 Fases distintas: Tomada 1,no mês de Novembro de 2009: set up + conjunto A de escolas = abordagem qualitativa Tomada 2, nos meses de Maio e Junho de : conjunto B de escolas + formadores de opinião = abordagem qualitativa, quantitativa e entrevistas semi- estruturadas por telefone

12 Resultados

13 De modo geral, a reação de todos aqueles que foram ouvidos sobre as reformas promovidas pela a AES Eletropaulo é altamente positiva: alunos, professores, coordenadores, representantes das Associações de Pais e Mestres e formadores de opinião ouvidos, todos, indistintamente, afirmam que não apenas a mobilização e a atenção da AES Eletropaulo voltada para as escolas é, em si, bastante positiva mas também o processo de reforma, sua execução e resultado final foram muito bem sucedidos, atestando o cuidado da empresa com o ambiente escolar e a sua preocupação em fazer um serviço bem feito. Exceção feita aos formadores de opinião, que conhecem bem o projeto até porque o negociaram com a AES Eletropaulo, os demais respondentes ouvidos mostraram um alto grau de desconhecimento do papel – inclusive financeiro – da empresa nesse projeto. Ou seja, a maioria das pessoas ouvidas não fazia idéia de que a empresa está envolvida nesse projeto. Observações Iniciais

14 Problemas É consensual entre os professores, coordenadores e representantes da APM ouvidos que, antes da reforma, as escolas enfrentavam sérios problemas relacionados a má iluminação: os dados quantitativos indicam que apenas por volta de 20% dos alunos e 20% dos professores consideravam boa a iluminação da escola e de seus diversos ambientes. Os problemas relacionados à má iluminação que as escolas enfrentam são: dependências escuras, mal-iluminadas >> repercute.... ** na própria sensação de acolhimento da escola, ** na auto-estima dos alunos, que percebem que não se cuida do ambiente destinado a eles e, consequentemente, não vêem razões para eles próprios cuidarem da escola; ** na disposição dos alunos em assistirem as aulas, especialmente os dos cursos noturnos que já chegam á escola cansados e ficam ainda mais sonolentos com o esforço que tem que fazer para enxergar a lousa. Isso acaba se refletindo diretamente no aproveitamento escolar. ** na disposição dos professores darem aula: os alunos reclamam que não enxergam e o professor enxerga mal os alunos, o que atrapalha o relacionamento das duas partes durante a aula.

15 ** na sensação de segurança especialmente em áreas mais abertas como corredores, quadras, estacionamento, etc. A má iluminação, além de favorecer atividades ilícitas nos cantinhos escuros da escola também tornam as áreas externas mais perigosas e vulneráveis. a minha escola é triste, as salas são escuras, fica uma penumbra, é feio, proibitivo para entrar salas escuras que funcionam só com duas lâmpadas: isso compromete o trabalho, rende menos, o aluno não enxerga a lousa, você dar aula na escuridão é extremamente desagradável. Banheiros sem luz convidam à violência, destruição. falta luz no estacionamento e nas áreas externas. É um risco, especialmente à noite

16 O processo parece ter sido muito bem conduzido, de forma cuidadosa, eficiente e educada. Os funcionários encarregados da reforma não foram invasivos, respeitaram o ritmo da escola e fizeram um trabalho bem feito e completo. O material usado foi de qualidade e os cuidados com a escola indicam uma preocupação real com a educação e não apenas com o término da tarefa e pronto! Trocaram tudo, renovou tudo, colocaram refletores na frente da escola que não tinha! O processo não causou transtorno na escola, foi tudo organizado, bem feito, são profissionais, tinham todo o equipamento, se auto-organizaram junto com a gente, foram educados... Não fizeram um serviço economizando as coisas. A coisa foi bem feita, não foi quebra-galho do Severino. A gente foi atendida em tudo! Eles foram muito organizados, a escola funcionando em 3 períodos, quase alunos, e eles deram conta de se organizar sem atrapalhar. Não deixaram materiais e coisas largadas, não vi uma lâmpada quebrada, estilhaços no meio da sala, eles foram muito cuidadosos. O Processo

17 O resultado foi considerado por todos, indistintamente, como altamente positivo, tendo sido percebido não apenas por alunos e professores mas pela comunidade como um todo. Os número mostram que cerca de 90% dos alunos e professores consideram que a iluminação da escola após a reforma ficou muito melhor/melhor. Os ganhos obtidos foram: segurança: 56% dos alunos e 86% dos professores afirmam que a escola ficou mais segura; economia não só na conta de energia mas também de manutenção (87% dos professores afirmam que diminuiu o número de lâmpadas queimadas); facilidade para os alunos e professores = impacto no aproveitamento e disposição de assistir e dar as aulas, especialmente no noturno (80% dos alunos e 82% dos professores afirmam que ficou mais fácil de acompanhar as aulas); espaço mais agradável, mais acolhedor = estimula os alunos, que se sentem melhor, e inibe vandalismo o racional é que se os alunos percebem que estão cuidando da SUA escola, acabam tentando eles também cuidar mais dela (59% dos alunos afirmam que a escola ficou mais bonita e 86% dos professores afirmam que a escola ficou mais acolhedora); sensação de limpeza, todos os que chegam percebem o cuidado com a escola, valorização da escola pela comunidade. O Resultado

18 A escola era uma penumbra, a escola ficou maravilhosa! A escola acendeu! Os alunos perceberam, elogiaram, tinha duas salas que não davam mais para dar aula... e agora mudou tudo. O pessoal do noturno reclamava muito... Embelezamento e os alunos ficaram mais fortalecidos, mais seguros... quando ele chegou e viu aquilo, ele se sentiu fortalecido, priorizado. A surpresa nossa foi o pessoal do noturno: -- Agora eu consigo enxergar e não vou para casa com dor de cabeça... Enxergar melhor melhora o aproveitamento, especialmente do noturno que já chega na escola cansado. Depoimentos

19 Depoimentos SEGURANÇA: a iluminação afugenta as atividades ilícitas, inibe os comportamentos inadequados e permite que as pessoas desfrutem do espaço da escola com maior despreocupação. IMPACTO NO RENDIMENTO ESCOLAR: melhorou o ambiente para a aprendizagem, a disposição dos alunos melhorou, a visibilidade dentro da sala de aula ficou ótima, os alunos do noturno ficaram mais despertos = tudo isso resulta em alunos mais atentos e que, portanto, aprendem mais e dão um retorno melhor para os professores. No noturno, a iluminação desperta o aluno. Teve impacto no rendimento escolar noturno. Eu tinha muita reclamação do pessoal da noite. O aluno do noturno já chega cansado, a falta de iluminação leva ele a dormir. Agora ele não dorme mais! Antes tinha sempre 3,4 alunos reclamando: --Márcia, a gente não consegue enxergar! Isso acabou. Não só os alunos mas também os professores parecem ter sido afetados pela melhor iluminação: Agora até eu dou aula com maior prazer porque agora eu consigo enxergar meus alunos. Até os funcionários se mostram mais satisfeitos: na cozinha é interessante porque agora as cozinheiras conseguem enxergar a comida.

20 Embora a economia de energia tenha sido o elemento impulsionador inicial da reforma da iluminação das escolas, os resultados indicam que os ganhos foram muito mais amplos, passando pelo rendimento escolar, pela maior disposição de trabalho dos professores e funcionários e por uma sensação de valorização da escola e dos próprios alunos. Em várias das escolas ouvidas foram realizadas reunião de pais para mostrar a nova iluminação, o que resulta em um efeito multiplicador dos ganhos percebidos. No decorrer da pesquisa fica claro que a ação de modernização da iluminação – tão esperada e valorizada – acaba não sendo atribuída à AES Eletropaulo, já que não há divulgação suficiente sobre quem está patrocinando as mudanças. Ao descobrirem que esta é uma ação coordenada e paga pela empresa, as pessoas ficam muito bem impressionadas e questionam os motivos pelos quais essa informação não é mais divulgada. seria legal que outras empresas passassem também a tomar conta das escolas, a gente precisa disso. Então, se a AES Eletropaulo fez isso, ótimo, estão de parabéns! Em Resumo

21 PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Diretoria Executiva Comercial Fernando L. B. Bacellar Muito obrigado


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