Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos e de Infra-Estrutura Hidráulica
2
Luciana Ribeiro Campos
Disciplina:Ordenamento jurídico brasileiro e os aspectos legais da gestão das águas Luciana Ribeiro Campos
3
Política Nacional de Recursos Hídricos e Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos
A Política Nacional de Recursos Hídricos é implementada pelo Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
4
Modelo Francês de Gestão
Lei Francesa n° , de 16 de dezembro de Versa sobre o regime e a distribuição das águas, bem como sobre o combate à poluição deste bem. Esse modelo permite a gestão dos recursos hídricos a partir dos objetivos de qualidade. O território francês foi dividido em seis unidades de gestão (bacias hidrográficas), cuja estrutura era composta pelos comitês de bacias e as agências de água.
5
Modelo Francês de Gestão
Ambos os órgãos gerenciam e arrecadam a cobrança (“redevance”) pelos serviços executados. A filosofia da cobrança é a de recuperar todos os custos do sistema, em particular aqueles incorridos pela administrações públicas da coletividades locais.
6
Modelo Francês de Gestão
A maior parte da referida lei foi revogada pela Ordonnance , de 18 de setembro de 2000, Lei 92-3, 3 de janeiro de 1992 e pelo Código de Meio Ambiente. Os Comitês de bacia, através do seu gestor (prefeito), tem a função de implementar e coordenar a política do Estado em matéria de polícia e de gestão dos recursos hídricos, a fim de manter a unidade e a coerência das ações desconcentradas do Estado (Código de Meio Ambiente).
7
Fundamentos Lei 9.433/97. Art. 1º I - a água é um bem de domínio público; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas; V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
8
Princípios Princípio da gestão integrada e descentralizada
Princípio dos múltiplos usos Princípio da participação popular (princípio democrático) Princípio da valoração econômica da água
9
Instrumentos Planos de Recursos Hídricos Outorga Cobrança
Enquadramento Sistema de Informação sobre Recursos Hídricos
10
Entidades Integrantes do Sistema
ANA Comitês de Bacia Agências de Águas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.