A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como elaborar um Projeto de Pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como elaborar um Projeto de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Como elaborar um Projeto de Pesquisa

2 Questões fundamentais de um Projeto
O que fazer ? O que precisa ser feito para responder ao problema estudado ? - formular e enunciar hipóteses, definir termos dos problemas e das hipóteses. Por quê ? Quais os motivos sustentam e justificam a escolha? - relato dos motivos teóricos e práticos para tomada da decisão. Para quê fazer ? O que se está desejando atingir com aquilo que está planejando fazer ? - deve - se estabelecer claramente os objetivos gerais e específicos que o estudo possui. Para quem fazer? Quem poderá se beneficiar direta ou indiretamente dos frutos da pesquisa ? Alguém poderá ser, eventualmente, prejudicado ?

3 Questões fundamentais de um Projeto
Onde fazer? Como Fazer? - definir o campo de observação com suas respectivas unidades de observação e variáveis ( população - amostra, local, controle etc) Com que Fazer? Instrumentos, tipos de informações a serem obtidas e de que forma serão coletadas. Quanto fazer? - definir o número de participantes mínimo necessário, indicar qual tratamento de dados a ser utilizado. Quando fazer? Definir qual ( is) será (ão) o (s) momento de coleta de dados (razões, restrições e possíveis soluções a serem tomadas)

4 Componentes do projeto de pesquisa
1. Capa Nome (ou nomes) do(s) pesquisador(es) Título do projeto Instituição ou agência a que o projeto está sendo apresentado ou vinculado Ano

5 Fernanda Munhoz de Sousa
3 Fernanda Munhoz de Sousa 3,5 3 ESTUDO DO IDOSO EM MOGI DAS CRUZES Projeto de Pesquisa apresentado ao Comitê de Ética da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para a obtenção da bolsa do PIBIC UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES 2004 3

6 ESTUDO DO IDOSO EM MOGI DAS CRUZES
3 Fernanda Munhoz de Sousa 3 ,5 3 ESTUDO DO IDOSO EM MOGI DAS CRUZES Projeto de Pesquisa Apresentado a Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para o candidato “a” do Programa Institucional à bolsa PIBIC. UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES 2004 3

7 2.Apresentação / Justificativa
Texto onde é apresentado o trabalho quanto à temática de ordem geral e organização Pessoal: na qual o(s) pesquisador(es) aponta(m) os motivos pessoais e/ou profissionais que o levaram a desenvolver o projeto de pesquisa nesta área. Social: na qual o pesquisador aponta a relevância social de seu trabalho. Institucional: no qual o pesquisador demonstra a importância deste trabalho para a(s) instituição(ões) envolvida(s). Científica: na qual o pesquisador demonstra a importância científica de se realizar este projeto de pesquisa.

8 Apresentação e Justificativa
Exemplo: A presente proposta é parte integrante de um projeto maior - Estudo do Idoso em Mogi das Cruzes - do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da UMC, tendo caráter interdisciplinar e interinstitucional. Considerando o crescimento deste segmento da população e a necessidade de melhor conhecê-lo para assegurar qualidade de vida a seus membros, justifica-se, de um modo geral, o projeto. Além disso, resgatando as histórias de vida, as vivências destas pessoas, pode-se conhecer mais sobre o passado da cidade e de sua evolução social, cultural e educacional. Contribuições para várias áreas do conhecimento serão viabilizadas. Ao mesmo tempo realizará a capacitação de pesquisadores de várias áreas e uma vivência multidisciplinar.

9 3. Introdução / Objetivos
A partir da pesquisa bibliográfica realizada pelo Autor, o mesmo irá elaborar um texto descrevendo o referencial teórico que servirá de base para a pesquisa, indicando ainda o estado de desenvolvimento na área pesquisada. A seguir devem ser arrolados os objetivos do projeto de pesquisa. Este item deve estar organizado em itens.

10 Introdução Do ponto de vista social, as atividades esportivas levam os indivíduos a quebrar o ritmo frenético da sociedade moderna, mas a importância das práticas sócio-esportivas vai mais além, uma vez que fornecem um espaço de participação para todos. Segundo Simões (2003) as atividades esportivas desenvolvem relações sócio-afetivas e sociabilidade entre os sujeitos preenchendo carências que os sociólogos e psicólogos caracterizam como sendo um dos fatores mais negativos da vida em sociedade: a falta de comunicabilidade e de ajustamento social dos indivíduos ao meio social. Exemplo:

11 Objetivos Específicos
Objetivo Geral   Esta pesquisa tem por objetivo verificar e analisar a importância do brinquedo no contexto hospitalar na opinião de profissionais da saúde.  Objetivos Específicos Os objetivos específicos foram estabelecidos como é descrito a seguir: verificar a importância que os profissionais da saúde dão ao brinquedo no contexto hospitalar. a constatar na opinião dos profissionais, qual seria o profissional mais indicado para trabalhar com as crianças hospitalizadas, e qual ambiente o hospital disponibilizaria para que a criança pudesse brincar, e como seria o mesmo.

12 4. Método – Material (is) e Método(s)
Participantes: quem será o objeto de pesquisa ( Com quem ?) Material: com o que os sujeitos serão avaliados ( Com que ? ) Procedimentos: como os sujeitos serão avaliados ( Como ? )

13 Participantes Exemplo:
A pesquisa será realizada com 50 profissionais da área de saúde ligados ao setor de pediatria de um hospital público de médio porte de uma cidade do interior de São Paulo 

14 Exemplo: Material Para coleta de dados será utilizado um questionário adaptado, de Mello et al (1999), contendo as variáveis: quanto a opinião sobre o significado do brincar para os profissionais; opinião sobre para que serve o brincar; quanto ao profissional mais indicado para brincar com as crianças hospitalizadas; quanto ao tempo que a criança deveria despender brincando no hospital; quanto a função do brincar na vida das crianças; com quem a criança se beneficia mais brincando; quanto ao brinquedo mais adequado à criança hospitalizada e quanto a maior dificuldade de se pôr em prática a atividade de brincar ( Anexo 1).

15 Procedimentos Exemplo:
Procedimentos Após explicação detalhada dos objetivos do projeto de pesquisa será solicitado ao Coordenador/médico responsável pela pediatria do hospital, a autorização para aplicar os questionários. O instrumento será aplicado em horário pré determinado pelos profissionais,ou seja, durante o horário das reuniões setoriais. Na forma a ser enviada para solicitar bolsa. O projeto teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Animais, parecer nº ). Exemplo:

16 5. Plano de Análise dos Dados
Deve ser apresentado um planejamento prévio do tratamento dos dados, indicando o tipo e provas estatísticas, nível de significância adotado, e tipos de comparações a serem realizadas. Se houver análise qualitativa especificar o tipo, os cuidados e completude.

17 Exemplo: A análise de dados será mista, implicando em um estudo quantitativo quando a natureza dos dados assim o permitir e em análise qualitativa no que diz respeito a itens instrumentais e a respostas discursivas resultantes de entrevistas, perguntas com respostas abertas e quando da análise de itens específicos. A análise quantitativa será conduzida tendo a margem de erro usual em ciências humanas, ou seja, 0,05, o que também se justifica pelo fato da área não ter sido anteriormente suficientemente pesquisada, não se dispor de dados descritivos da população, ou seja, não se conhecer a distribuição do fenômeno na população. Por está mesma razão serão os procedimentos da estatística não paramétrica os utilizados (Witter, 1996). Vale lembrar que o N de cada sub-grupo é pequeno.

18 6. Cronograma Exemplo: É uma representação gráfica da distribuição do tempo previsto pelo pesquisador para a execução de cada etapa da pesquisa.

19 Levantamento bibliográfico e leitura
Atividade Meses 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Levantamento bibliográfico e leitura Preparo de material Seleção dos sujeitos Coleta de dados Análise de Dados Redação Apresentação de relatório

20 7. Referências Bibliográficas
Exemplo ( APA) Listagem (A / Z ) das bibliografias citadas ao longo do trabalho, observando as normas vigentes. Afonso, M. D. e Simões, A.(2003) A mulher no esporte : perspectiva de estudos em grupos esportivos. Revista Paulista de Educação Física. 16 (2) 172 : 185. Alonso, L. B. (1993) Esporte e psicologia: um debate necessário. In: Simpósio Esporte: dimensão sociológicas e políticas. Anais. São Paulo, EEF/EFE.

21 8. Anexos Os anexos servem para levar ao leitor, instrumentos novos, legislações, regulamentos etc... Nos anexos irão todos os documentos necessários à compreensão e realização do projeto.

22 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Prezado Sr.(a) O projeto Estresse Pré –Competitivo em Jogadores Profissionais de Basquete, tem por objetivo verificar e analisar as causas do estresse em jogadores profissionais de basquetebol. A coleta será realizada por meio de um questionário. Os encontros ocorrerão em local, horário e dia que o participante julgar mais conveniente para si. Garante-se ao participante absoluto sigilo sobre sua participação e sobre seus dados, apresentados de forma a garantir o anonimato. É importante destacar que sem a participação dos mesmos será inevitável buscar o conhecimento pretendido. Na hipótese de não querer continuar a participar basta informar ao pesquisador em qualquer momento. Assim sendo, pedimos sua preciosa colaboração atuando como participante da pesquisa. Atenciosamente, Luciana de Moraes Talarico Eu,____________________________________________________________________________________, Rg______________________, declaro, para fins do exposto no presente documento, que aceitei colaborar com a pesquisa Estresse Pré- Competitivo em Jogadores Profissionais de Basquete, na qualidade de participante, asseguradas às condições apresentadas pela pesquisadora. Suzano, ___ de ___________ de 2003. ____________________________________

23 Atenciosamente, Senhor Coordenador,
Em anexo segue o Projeto Estresse Pré – Competitivo em Jogadores Profissionais de Basquetebol, a ser realizado por Luciana Moraes Talarico, RGM 19618, sob minha orientação. Solicito a parecer da Comissão de Ética para a realização do projeto. Sendo o que se apresenta reitero a Vossa Senhoria protestos de consideração. Atenciosamente, Ao Profa. Dra Geraldina Porto Witter Coordenadora do Comitê de Ética da Universidade de Mogi das Cruzes.

24 9 - Formatação O Projeto deverá ser apresentado em papel branco, tamanho A4 (219 x 297mm) e todas as páginas do trabalho devem ser da mesma medida. Deve-se, ainda, digitar em um só lado, com os espaços e configuração padronizada. Margem superior 3,0 cm Margem inferior 3,0 cm Margem esquerda 3,5 cm Margem direita 3,0 cm

25 O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5 cm
O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5 cm. Os títulos, subtítulos e primeiro parágrafo devem obedecer à estética, ficando, portanto, a critério do autor. Tamanho e Tipo da Fonte É recomendável: §         para o texto usar o corpo 12, §         para títulos das páginas usar o corpo 16, §         para subtítulos usar o corpo 15 e §         para as notas de rodapé o corpo 10. Lembrar sempre que se deve facilitar a leitura para o leitor. A fonte de letra deve ser legível e sem nenhum detalhe de enfeite. Recomenda-se o uso de Times New Roman ou Arial.

26  Numeração e Paginação A numeração das páginas deverá ser em algarismos arábicos e paginada de maneira seqüencial, colocada no canto superior direito, cerca de 2 cm da borda superior e 2 cm de distância da primeira linha do texto. Capa não é numerada, mas deve ser contada.

27 Tá COMPICADO Um bom Projeto para vocês!


Carregar ppt "Como elaborar um Projeto de Pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google