A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola M.Manoel Alexandre de Lima A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola M.Manoel Alexandre de Lima A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO."— Transcrição da apresentação:

1 Escola M.Manoel Alexandre de Lima A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO

2 QUAIS SÃO NOSSOS NORTEADORES??? PPP C.E RELACIONAMENTO INTEGRAÇÃOINTEGRAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUDAD A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE INCLUSÃOINCLUSÃO APRENDIZAGEM PDDE PARCERIA PNAIC TECNOLOGIA PLANEJAMENTO PROJETOS

3 PESSOAS E PROCESSOS METAS E ESTRATÉGIAS RESULTADOS Por isso sabemos que... são pontos que devem ser analisados.

4 Então... Que ações nos ajudarão a melhorar as questões internas e externas da escola?

5 DESAFIORESULTADOATIVIDADERESPONSÁVELPRAZO Manter a integração, sensibilização e comprometimento de todos os profissionais da escola e membros da comunidade, através de um ambiente cada vez mais harmonioso Melhoria das relações intra e interpessoais no contexto escolar 1-Realizar encontros envolvendo 100% dos pais e comunidade, com temas que atinjam a realidade. 2- Exposição dos trabalhos mediante convites para a comunidade Equipe Diretiva Abril à Dezembro Incentivar e viabilizar a formação continuada de prof e funcionários Melhoria na qualificação e conhecimento dos professores e funcionários Garantia da presença de 100% de prof e funcionários 1-Direção 2- SME Durante as formações continuadas Buscar novas parcerias para suprir as necessidades no âmbito escolar, mediante um plano de ações de acordo com o conteúdo Enriquecer o currículo escolar Plano estratégico de acordo com os projetos Professores e equipe diretiva Durante o ano

6 Continuar mantendo parceria ativa e efetiva com o PSF Fortaleciment o, visando criar propostas de trabalho que atendam aos projetos da escola e com os eixos solicitados no PSE 1-Elaborar atividades de acordo com a a caracterização da escola traçada com o PSE. 2- Encontro com pessoal de apoio -Terapia Comunitária 3- Realização de reuniões internas para integração e fortalecimento do grupo 4-Reuniões para mapear emergencias da comunidade através dos gráficos 5- Palestras com especialistas do Posto de Saúde, de acordo com a necessidade 1- Direção 2- Enfermeiro 3- Acadêmicos 4- Gerente e direção Durante todo o ano letivo

7 Propiciar momento de planejamento coletivo de acordo com a proposta da escola e da SME Para melhorar a qualidade do trabalho buscando melhor desenvolviment o do ensinoaprendiza gem Utilizar nas reuniões, textos pedagógicos, vídeos ou dinâmicas relacionadas ao projeto desenvolvido pela escola e troca de experiências. Equipe diretiva Reuniões internas Acompahar e priorizar o bom desempenho dos alunos 1-Resgatar os alunos que estão a margem do processo mantendo a excelência dos resultados da Unidade Escolar 2- Garantir o desenvolviment o das habilidades e competências de todos discentes 1-Divulgar os resultados das avaliações e elaborar metas junto aos professores para superar dificuldades encontradas 2-Fazer gráfico de rendimento por conteúdo e série dos alunos, bem como a análise dos mesmos com os professores 3-Elaborar gráficos e mapear as dificuldades dos alunos e capacidades não consolidadas para realizar as intervenções pedagógicas. 1- professores 2- Equipe diretiva 1- TD 2-COC 3-Reunião Interna

8 Propiciar momento de planejamento coletivo de acordo com a proposta da escola e da SME Para melhorar a qualidade do trabalho buscando melhor desenvolviment o do ensinoaprendiza gem Utilizar nas reuniões, textos pedagógicos, vídeos ou dinâmicas relacionadas ao projeto desenvolvido pela escola e troca de experiências. Equipe diretiva Reuniões internas Acompahar e priorizar o bom desempenho dos alunos 1-Resgatar os alunos que estão a margem do processo mantendo a excelência dos resultados da Unidade Escolar 2- Garantir o desenvolviment o das habilidades e competências de todos discentes 1-Divulgar os resultados das avaliações e elaborar metas junto aos professores para superar dificuldades encontradas 2-Fazer gráfico de rendimento por conteúdo e série dos alunos, bem como a análise dos mesmos com os professores 3-Elaborar gráficos e mapear as dificuldades dos alunos e capacidades não consolidadas para realizar as intervenções pedagógicas. 1- professores 2- Equipe diretiva 1- TD 2-COC 3-Reunião Interna

9 Avaliação dos trabalhos desenvolvidos em torno do Projeto da turma Atividades que contemplem o projeto e que estejam em consonância com o Planejamento Avaliação e apresentação dos projetos nas reuniões internas Equipe diretiva Bimestral Implementar projetos e reforçar os existentes buscando minimizar as dificuldades nossos alunos Proporcionar meios em que o aluno use o conhecimento adquirido em sua vivência agregando valores éticos e morais que viabilize a formação de cidadão consciente. 1-Trabalhos realizados através de ambiente de pesquisa. 2-Projetos integrados coma as áreas do conhecimento Professores Equipe diretiva Durante o ano letivo Continuar possibilitando a participação dos alunos nos jogos estudantis Incentivo aos alunos para a prática esportiva. 1- Treinamento referente as modalidades das competições e a importância da atividade física para uma vida saudável 2- Compra de material esportivo Professor Leandro Renan Equipe diretiva Fevereiro a julho

10 Acompanhamento sistemático nos TDs (análise dos Planos de Aula, projetos e sugestões Trabalho avaliado e melhoria do desenvolvimento através de novas ações 1-Estudo sistemático dos PCNS e RCNEI 2- Oferecer estudo e organização de atividades baseadas no material do PNAIC Equipe diretiva Durante o ano letivo Intervir preventivamente no processo de alfabetização ( 1º ano) Alcançar êxito na construção da leitura, escrita e raciocínio lógico. 1-Utilzação das propostas e orientações com base nos descritores -IDEB 2-Dinamicidade do professor 3- Reforço no contra turno 4- Propostas baseadas no- letramento 1-Equipe diretiva 2- Professor Durante o ano letivo Garantir a efetivação do contraturno dos alunos do 2º ano, 3º e 5º ano de escolaridade 1-Melhorar e/ou minimizar as dificuldades individuais da alfabetização 1- Reforço 1- Professora Renata P, Janaína e Aline A partir do 2º Bim Acompanhamento e acessoramento do trabalho dos professores novos em sala de aula 1-Avaliação do trabalho e redirecionamento das atividades. 2-Professores adaptados à dinâmica da escola Observação das atividades em sala de aula para novas propostas Equipe diretiva Horário disponível da equipe diretiva

11 Conversa com os responsáveis que não compareceram a Reunião de Pais Parceria dos responsáveis no processo de desenvolvimento 1- Reunião e escola de pais 2- Bilhete convocando os pais que não compareceram a Reunião Orientadora Educacional Durante os bimestres Efetivar o uso dos jogos trilhas, CEEL nas aulas Melhorar a leitura, escrita, raciocínio lógico Adequando nas práticas de sala de aula Todos os professores Durante todo ano letivo Manter a alimentação do blog da escola 1- Melhorar o índice de visitação do blog 2- Tornar as postagens uma prática efetiva na escola 1 - Postagens de todas as atividades realizadas por categoria 2- Exibir o blog nas atividades da escola Blogueira e DireçãoDurante o ano Garantir o TD com as respectivas C.H 1-Melhor planejamento das aulas, projetos, avaliações. 2- Professores dominando diretrizes para uma educação moderna 1- Momentos de estudos, discussão e troca nos tds Equipe diretiva Durante os tds

12 Engajar os pais e a comunidade no processo ensinoaprendizagem Parceria com a comunidade na busca de alternativas para a melhoria da aprendizagem dos alunos Efetivar a atuação do CE, criando estratégias e solicitações junto a escola através de reuniões Direção e ConselheirosBimestralmente Dinamizar a prática de sala de aula com ideias inovadoras que contemplem as propostas da SME e Escola ( Vinicius de Moraes, Educação Ambiental e Alimentar bem como o projeto Passaporte da Leitura e escrita) Aprimoramento do processo ensinoaprendizagem quebrando paradigmas e desmistificando conceitos Realizar reflexões e reuniões para estudo e planejamento. Equipe diretiva e professor da sala de leitura TDs Desenvolver a Educação Itinerante Integrar as famílias que residem na zona periférica Fazendo visitas á comunidade com apresentações de atividades dos alunos Equipe Diretiva Prof e alunos SME(Transp) A organizar

13 Garantir condições de inclusão e permanência dos alunos portadores de necessidades educacionais e especiais Alunos incluidos na aprendizagem. 1-Capacitar 100% da equipe escolar para o trabalho com diferentes tipos de aprendizagem 2- Buscar orientações com especialistas 1-Equipe diretiva e especilaistas que acompanham os alunos 2- Estagiárias Durante todo o ano letivo 1- Capacitar 100% dos professores nos cursos referentes a tecnologia 2- Intensificar o uso das tecnologias como um instrumento de apoio para o trabalho pedagógico e integração na sociedade 1-Professores capazes de utilizar o classmate como rico instrumento para a aprendizagem 2-Alunos,professores dominando as TICS. 1- Oferecer encontros,oficinas para os professores 2- Uso dinâmico,criativo e de cunho pedagógico dos classmates e dos respectivos programas 1- Funcionário Mauro e Orientação Pedagógica 2- Professores e suporte técnico de informática. 3- Equipe de formação de tecnologia da SME. Quinzenalmente nos tds 2-Semanalmente 3- Agendamento com a SME

14 Engajar os pais e a comunidade no processo de ensino/aprendiza gem Parceria com a comunidade, na busca de alternativas para melhoria da aprendizagem dos alunos. 1-Efetivar a atuação do CE, criando estratégias e solicitações junto a escola Direção e Conselheiros Bimestralmente Dinamizar a prática da sala de aula com propostas inovadoras que contemplem as propostas da SME e da Escola Aprimoramento do processo ensinoaprendizag em, quebrando paradigmas e desmistificando conceitos Realizar reuniões para estudos e planejamento envolvendo 100% dos professores Orientação Pedagógica Durante o ano letivo Desenvolver a Educação Itinerante Integrar as famílias que residem na zona periférica Fazendo visitas a comunidade com apresentação de atividades dos alunos 1- Direção 2- Orientação Pedagógica 3- Professores e alunos 4- SME( Transporte) Bimestralmente

15 Promover momentos de estudo e estratégias para as mediadoras(quinta- feira) Melhorar a aprendizagem dos alunos de inclusão Montar rotina de trabalho e materil adequado de acordo com as necessidades MediadorasDurante os tds Garantir melhor aprendizagem para os alunos com dificuldades e distorção idade série Aprendizagem significativa dos alunos Fazer estudo de casos para adaptação de currículo Equipe diretiva e professores Quando necessário Auxiliar os professores nos serviços educacionais Melhorar a conduta dos alunos, conscientizando sobre a existências de valores e condutas sessões coletivas de acordo com a necessidade das turmas Conversa individual, coletiva etc... O.E De acordo com a necessidade do professor e/ou turma

16 Atingir a meta esperada na Prova Brasil e provinha Brasil Melhoria nos resultados da escola sinalizando os descritores que ainda necessitam de atenção 1-Reforço no contraturno 2-Adequação das propostas segundo os descritores nas atividades Professora do reforço e professor regente Durante o ano

17 Revisar o PPP fazendo os ajustes de acordo com a necessidade da Escola Divulgar, evidenciar a realidade e identidade da escola partindo da escola que temos para escola que queremos 1- Fazer a análise das F.O.F.A 2-Apresentar reuniões com os resultados da Escola através de avaliações externa solicitando o empenho de todos na melhoria da aprendizagem do aluno. Equipe diretiva, comunidade escolar e local Fevereiro e Dezembro

18 (...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos Paulo Freire


Carregar ppt "Escola M.Manoel Alexandre de Lima A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google