A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Comunicação de Dados Jorge Macêdo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Comunicação de Dados Jorge Macêdo."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Comunicação de Dados Jorge Macêdo

2 11 de abril de Comunicação de Dados A comunicação entre computadores ligados através de uma rede requer um conjunto diversificado de funções e a cooperação entre diferentes tipos de sistemas (equipamentos terminais e equipamentos que constituem a infra-estrutura da rede).

3 11 de abril de Comunicação de Dados A palavra dados designa entidades usadas para representar qualquer tipo de informação, analógica ou digital (texto, voz, vídeo, imagem, gráficos, etc).

4 11 de abril de Comunicação de Dados A informação é representada (codificada) por meio de símbolos ou sinais, podendo revestir formas (e formatos) diferentes conforme a função específica a realizar: armazenamento, processamento, transmissão, etc.

5 11 de abril de Transmissão e Comunicação de Dados A comunicação de dados entre sistemas requer, em primeiro lugar, um sistema de transmissão. A transmissão é realizada sob a forma de sinais (elétricos, óticos, etc), que podem ser digitais ou analógicos, e que constituem uma forma adequada de representação dos dados para transmissão.

6 11 de abril de Evolução da Comunicação Comunicação sempre foi uma necessidade humana, buscando aproximar comunidades distantes. Sinais de fumaça Pombo-Correio Telégrafo (século XIX) - Código Morse Redes Telefônicas Redes de Distribuição: TV, Rádio, TV a cabo

7 11 de abril de Meios de Transmissão O meio de transmissão é o meio empregado para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. O termo linha é freqüentemente usado no jargão do teleprocessamento, e pode designar: um par de fios, um cabo coaxial, um cabo de fibra ótica, rádio, canal de satélite. Os meios de transmissão permitem que os computadores enviem e recebam mensagens, mas não garantem que as mensagens sejam entendidas.

8 11 de abril de Protocolo Um protocolo é um acordo entre as partes que se comunicam, estabelecendo como se dará a comunicação.

9 11 de abril de Protocolo

10 11 de abril de Redes

11 11 de abril de O conceito de Rede Em seu nível mais elementar, uma rede consiste em dois computadores conectados um ao outro por um cabo para que possam compartilhar dados. Todas as redes, não importa o quanto sejam sofisticadas, derivam desse sistema simples.

12 11 de abril de Tecnologias de Transmissão Links de Difusão Links Ponto a Ponto

13 11 de abril de Links de Difusão As redes de difusão tem apenas um canal de comunicação, compartilhado por todas as máquinas da rede. Difusão (broadcasting) Multidifusão (multicasting)

14 11 de abril de Links Ponto a Ponto Em contraste, as redes ponto a ponto consistem em muitas conexões entre pares de máquinas individuais. Unicasting

15 11 de abril de Classificação por escala A InternetPlaneta km Rede geograficamente distribuída (WAN) Continente1.000 km País100 km Rede Metropolitana (MAN)Cidade10 km Campus1 km Rede Local (LAN) Edifício100 m Sala10 m Rede PessoalMetro quadrado 1 m Exemplo Processadores no mesmo local Distância entre processadores

16 11 de abril de Topologia de Redes Diz respeito à forma como computadores e outros equipamentos de rede ficarão dispostos. Tipos mais utilizados: Barramento (bus) Anel (token ring) Estrela (star)

17 11 de abril de Barramento (bus) A topologia de barramento também conhecida como barramento linear. Constituem em um único cabo, chamado tronco (e também backbone ou segmento), que conecta todos os computadores da rede em uma linha única.

18 11 de abril de Barramento (bus)

19 11 de abril de Anel (token ring) A topologia de anel conecta os computadores em um único círculo de cabos. Não há extremidades terminadas. Os sinais viajam pela volta em uma direção e passam através de cada computador.

20 11 de abril de Anel (token ring) O método de transmitir dados ao redor de uma anel chama-se passagem de símbolo. Um símbolo é passado de computador a computador até que cheque a algum que tenha dados para enviar.

21 11 de abril de Anel (token ring)

22 11 de abril de Estrela (star) O computadores são conectados por segmentos de cabo a um componente centralizado chamado hub (é o componente central em uma topologia de estrela). Os sinais são transmitidos a partir do computador que está enviando através do hub até todos os computadores da rede.

23 11 de abril de Estrela (star)

24 11 de abril de Internet A Internet não é de modo algum uma rede, mas sim um vasto conjunto de redes diferentes. Utilizam certos protocolos comuns e fornecem determinados serviços comuns. Não foi planejado e ninguém controla. Enorme espaço destinado à troca de informações. Chamada de CyberSpace ou por outras designações semelhantes.

25 11 de abril de Internet - Histórico 1950 – Auge da Guerra Fria Departamento de Defesa dos Estados Unidos queria uma rede de comando e controle. Em janeiro de 1969, a ARPA (Advanced Research Projects Agency) começou a financiar a pesquisa e o desenvolvimento de uma nova rede de computadores chamada Arpanet.

26 11 de abril de Internet - Histórico Em setembro de 1969 para os primeiros quatro nós da rede começaram a trocar informações : Stanford Research Institute (SRI) Universidade da Califórnia em Santa Barbara Universidade da Califórnia em Los Angeles Universidade de Utah

27 11 de abril de Internet – Algumas Vantagens Pode-se trocar informações de forma rápida e conveniente; Pode-se ter acesso a especialista em milhares de especialidades; Pode-se obter atualizações constantes sobre tópicos de interesse; Pode-se disponibilizar dados pessoais ou institucionais.

28 11 de abril de Nevegadores WEB O navegador de WWW é a ferramenta mais importante para o usuário de Internet. Permite visitar museus, ler revistas eletrônicas, fazer compras e até participar de novelas interativas. As informações na Web são organizadas na forma de páginas de hipertexto, cada um com seu endereço próprio, conhecido como URL.

29 11 de abril de Os endereços eletrônicos Cada recurso na Internet tem o seu próprio identificador de localização ou localizador de recurso uniforme (URL, Uniform Resource Locator). Os URLs especificam o servidor a acessar e também o método de acesso e a localização. Um URL é constituído por diversas partes.

30 11 de abril de Os endereços eletrônicos Nesta seção iremos aprender como são formados os endereços eletrônicos, ou seja, por que existe esse www,.com,.br,.org etc.

31 11 de abril de Os endereços eletrônicos (HyperText Transfer Protocol) Protocolo de transferencia de Hipertexto, www: Significa que esta é uma página Web ou seja, aqui é possível visualizar imagens, textos formatados, ouvir sons, músicas. org : Indica que o Website é uma organização. edu: Indica que o Website é uma organização educacional gov: Indica que o Website é uma organização governamental. com: Indica que o Website é uma organização comercial. br: Indica que o Website é uma organização localizada no Brasil, assim como na França é ".fr" e EUA ".us"

32 11 de abril de Serviços Básicos Atualmente, a Internet está crescendo de maneira incrível e é conhecida principalmente pelos serviços que oferece. Alguns dos serviços mais conhecidos: World Wide Web (WWW) Servidores de arquivo de transferência de protocolo (FTP) Correio eletrônico ( ) Telnet

33 11 de abril de World Wide Web - WWW O World Wide Web foi inicialmente desenvolvido no Centro de Pesquisas da CERN (Conseil Europeen pour la Recherche Nucleaire), Suíça. Era um meio para físicos da CERN trocarem experiências sobre suas pesquisas

34 11 de abril de FTP (File Transfer Protocol) O FTP trata-se de um protocolo que permite transferências simples de arquivos e de documentos. FTP é feito para transferir arquivos de uma máquina remota, conectada a Internet.

35 11 de abril de Correio eletrônico ( ) É a troca de mensagens (cartas, memorandos etc em formato eletrônico) que um usuário da Internet pode mandar para outro usuário. Uma das grandes vantagens do correio eletrônico é sua rapidez.

36 11 de abril de Telnet Foi um dos primeiros protocolos Internet. Permite atuar como terminal remoto para um host da Internet. Ao conectar-se um host da Internet, o seu computador atua como se o teclado fosse acoplado ao computador remoto.


Carregar ppt "Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Comunicação de Dados Jorge Macêdo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google