A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento
uma estratégia para a tomada de decisão Profa. Clarice Muhlethaler de Souza

2 Valores organizacionais Dado, Informação, Conhecimento
Sumário Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Sumário Valores organizacionais Dado, Informação, Conhecimento Gestão do Conhecimento Inteligência Competitiva

3 estruturas flexíveis embora estáveis
Organizações Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Organizações totalidade integrada natureza dinâmica estruturas flexíveis embora estáveis resultam das interações e interdependências de suas partes cultura organizacional

4 Valorização do ser humano
Valores organizacionais - 1 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Valores Organizacionais músculos mão-de-obra bens tangíveis cérebro cérebro-de-obra bens intangíveis Valorização do ser humano

5 Sistema de Comunicação
Valores organizacionais - 2 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Valores Organizacionais bens intangíveis dados informação conhecimento COMUNICAÇAO TOMADA DE DECISÃO Sistema de Comunicação

6 DADO Elementos brutos, sem significado, desvinculado da realidade.
Dado Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza DADO Elementos brutos, sem significado, desvinculado da realidade. “Observações sobre o estado do mundo” Davenport, 1998 São símbolos e imagens que não reduzem nossas incertezas. Constituem a matéria prima da informação. Dados sem qualidade levam a informações e decisões da mesma natureza.

7 Informação Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza INFORMAÇÃO “Dados com significado, relevância e propósito.” ( Drucker apud Davenport, 1998)) “Conjunto de dados contextualizados que visam fornecer uma solução para determinada situação de decisão.” (MacDonough apud Lussato, 1991) “Matéria-prima para o conhecimento.” ( Malhorta,1993)

8 Conhecimento Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza CONHECIMENTO “Conhecer é o processo de compreender e internalizar as informações recebidas, possivelmente combinando-as de forma a gerar mais conhecimento. “ (Merton apud Gonçalvez, 1995)

9 e Informações em Conhecimento
Transformando dados em... Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Transformando... Dados em Informações e Informações em Conhecimento O modelo mental de cada pessoa interfere na codificação e decodificação dos dados, informações e conhecimentos, acarretando muitas vezes distorções individuais que poderão ocasionar problemas no processo de comunicação. O decisor deve ter consciência de que o maior desafio não é o de obter dados, informações e conhecimentos, mas sim a aceitação de que, no processo de codificação / decodificação, as distorções ocorrem e existem formas para amenizá-las.

10 Alavancando decisões Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Alavancando Decisões A melhoria do processo e dos meios de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais do processo de tomada de decisão. “Nas organizações tradicionais as decisões são tomadas por uma elite decisória provocando distanciamento dos macroobjetivos e perda de informação. “ (Gutierrez ,1999)

11 Melhorando a Comunicação
Comunicação Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Melhorando a Comunicação A melhoria da qualidade da comunicação depende da capacidade dos seres humanos em desenvolver habilidades de se expressar e de ouvir. A decisão em equipe deve ser tomada como um processo essencialmente coletivo no qual deve prevalecer a multiracionalidade caracterizada pela interferência das diferenças individuais na coleta, interpretação da informação.

12 Usando a Tecnologia como suporte
Tecnologia Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Usando a Tecnologia como suporte A tecnologia é essencial na comunicação e armazenamento dos dados, das informações, dos conhecimentos como na integração dos tomadores de decisão. As tecnologias da informação conduzem a um aumento da capacidade de compartilhamento da informação e do conhecimento.

13 tecnologias da informação Decisão
Ambiente de TIs Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Ambiente de tecnologias da informação Decisão Informação Conhecimento Comunicação Dado

14 Reconhecendo o ambiente externo
Ambiente esterno Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Reconhecendo o ambiente externo O ambiente externo das organizações se caracteriza por constantes mudanças, nos campos social, econômico, político e tecnológico. A sobrevivência das organizações, diante das adversidades que se apresentam, depende cada vez de sua capacidade de conhecer a ambiência externa para atuar com eficácia. Em uma economia baseada na informação, sucesso das organizações depende cada vez mais da sua capacidade de gestão do conhecimento e de construção da inteligência organizacional.

15 Tipologia do conhecimento organizacional conhecimento formal ou tácito
Tipologia Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Tipologia do conhecimento organizacional conhecimento formal ou tácito O conhecimento formal está registrado nos documentos e por ser concreto pode ser facilmente armazenado e recuperado pelas organizações. conhecimento informal O conhecimento informal são idéias, suposições, conjecturas, pontos de vista geralmente gerados durante o processo de produção do conhecimento formal. O conhecimento informal é muito valioso por se caracterizar como inteligência do conhecimento formal. Por seu caráter abstrato, coletar, registrar, estruturar, compartilhar e reutilizar este tipo de conhecimento é um verdadeiro desafio.

16 Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 )
Processos de conversão - 1 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Socialização Externalização Conhecimento Tácito Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Explícito Internalização Combinação Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 )

17 novo conhecimento conversão de conhecimento tácito
Processos de conversão - 2 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito novo conhecimento

18 Conhecimento Cultural ou Cultura Organizacional
Conhecimento Cultural Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Conhecimento Cultural ou Cultura Organizacional “Valores, crenças e normas compartilhadas que estabelecem o referencial em que os membros de uma organização constroem a realidade, reconhecem uma informação nova e avaliam interpretações e ações alternativas . “ ( Choo, 1998)

19 conhecimento de dicionário conhecimento de diretório
Conhecimento Cultural - 2 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza O que é considerado problema e sucesso conhecimento de dicionário conhecimento de diretório conhecimento de manual conhecimento axiomático Como um problema é resolvido e o sucesso alcançado Qual ação deve ser tomada para resolver um problema ou alcançar o sucesso Porque eventos acontecem ( Sackman, 1992 )

20 Gestão do Conhecimento
Meta Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Gestão do Conhecimento Conjunto de procedimentos estabelecidos para desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento essencial para a organização atingir seus objetivos. Objetivo Apoiar o processo decisório em todos os níveis Metas Identificar os fluxos informais de comunicação Mapear as formas pelas quais o conhecimento é compartilhado / socializado Verificar se houve a criação de novo conhecimento

21 Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Planejamento Estratégico realizar um diagnóstico da situação atual; estabelecer políticas, procedimentos e tecnologias coletar, distribuir, utilizar o conhecimento como fator de mudança organizacional

22 Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico - 2 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Planejamento Estratégico Quais são as categorias de informação necessárias a apoiar as estratégias da organização ? Quais os departamentos e atividades são os mais relevantes no cumprimento da missão institucional ? Qual o estado atual do conhecimento organizacional? Como é o acesso rotineiro a informação? Onde estão as fontes potencias internas de produção e recuperação de informação? Que categorias de informação relevantes são geradas externamente?

23 Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico - 3 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Planejamento Estratégico Como transformar o estado atual da base de conhecimentos da organização em uma nova e poderosa ferramenta? De que modo as pessoas envolvidas na produção e uso do conhecimento organizacional mantém contato ? Como deve ser gerenciado o conhecimento para assegurar o cumprimento da missão organizacional?

24 Projeto de Gestão do Conhecimento
Projeto Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Projeto de Gestão do Conhecimento formular política estratégica de desenvolvimento e aplicação do conhecimento na organização como um todo; definir e implementar estratégias de conhecimento com a participação de todos os segmentos relevantes da organização; acompanhar o uso e o desenvolvimento de conhecimento através da melhoria dos processos organizacionais.

25 Conhecimento Oportunidade Localização Conhecimento Forma Conteúdo
Ambiência Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Oportunidade Localização Conhecimento Conhecimento Forma Conteúdo ( Moresi, 2001 )

26 Aprendizagem organizacional percepcões
Aprendizagem organizacional Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Aprendizagem organizacional percepcões conhecimentos modelos mentais compartilhados Capacidade de uma organização identificar e armazenar conhecimento resultante de experiências individuais e organizacionais e de modificar seu comportamento de acordo com os estímulos percebidos no ambiente.

27 Normas Pressupostos Estratégias Ação Organizacional Resultados
Aprendizagem organizacional - 2 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza ( Argyris& Schon, 1978 ) Normas Pressupostos Estratégias Ação Organizacional Resultados Aprendizagem de 1o. nível Aprendizagem de 2o. nível

28 informação e conhecimento
Pirâmide Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza ( Choo, 1998) Especialista de domínio Criação e uso de conhecimento Efetividade organizacional Especialista em TI Especialista de informação Infra-estrutura de compartilhamento do conhecimento Organização do conhecimento Uso produtivo de informação e conhecimento Eficiência de processos

29 Parceiros Clientes Competidores Fornecedores Indivíduos Grupos Comitês
Elementos da ambiência Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Parceiros Clientes Indivíduos Grupos Comitês Departamentos Setores Competidores Fornecedores

30 Inteligência organizacional
Inteligência organizacional Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Inteligência organizacional Capacidade de uma organização como um todo reunir informação,inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou. Interativa, agregadora e complexa coordenação das inteligências humanas e de máquina dentro de uma organização.

31 Missão Prospecção informacional Conhecimento
Prospecção Informacional Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Prospecção informacional Método ou técnica que visa a identificação dos dados, informação e conhecimento relevante para a organização. Fontes de Informação Prospecção Informacional Missão Conhecimento

32 Etapas da Prospecção informacional
Prospecção Informacional Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Etapas da Prospecção informacional Análise Diagnóstico organizacional mapeamento dos fluxos informacionais contato com lideranças levantamento das necessidades informacionais Construção de redes informacionais arquitetura de dados, informação e conhecimento de acordo com sua geração e uso Identificação de fontes informacionais formais e informais internas e externas Coleta de dados

33 Etapas da Prospecção informacional
Prospecção Informacional Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Etapas da Prospecção informacional Tratamento da Informação Agregação de valor aos dados, informação e conhecimento Disseminação da informação elaboração de produtos e serviços informacionais capazes de atender com rapidez e precisão as demandas informacionais da organização

34 Monitoramento Informacional
Inteligência organizacional - 2 Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Monitoramento Informacional Método ou técnica de observação e acompanhamento constante de dados, informação e conhecimento relevantes ao negócio da organização. Técnicas de Monitoramento Ambiente Interno monitoramento de informações estruturáveis ( sem seleção, tratamento, acesso) estruturadas ( arquivos, bibliotecas, bases de dados) Ambiente Externo monitoramento concorrencial ( agentes de mercado) tecnológico ( inovação tecnológica) político-econômico (políticas,legislação,editais, indicadores) financeiro (mercado financeiro em geral) ambiental (imagem institucional e meio ambiente)

35 A Arte da Guerra Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...” Sun Tzu. A Arte da Guerra

36 Referências bibliográficas Gestão do Conhecimento uma estratégia para a tomada de decisão Clarice Muhlethaler de Souza Referências Bibliográficas ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Info., Brasília, v.32,n.1, p.17-22, jan./abr MARCOVITCH, Jacques. A informação e o conhecimento. São Paulo em Perspectiva, v. 16, n.6, p. 3-8, MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Inteligência organizacional: um referencial integrado. Ci.Info., Brasília, v.30, n.2, p , maio/ago VALENTIM, Marta. Cultura organizacional e gestão do conhecimento. mar [ ______________. Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva. abr ______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(1). maio ______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(2). jun ______________. Métodos e técnicas de prospecção e monitoramento informacional(3). jul


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google