A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases do Método Epidemiológico Conceito de Metodologia A descoberta de fatos novos, relevantes e significativos, depende da capacidade de formulação de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases do Método Epidemiológico Conceito de Metodologia A descoberta de fatos novos, relevantes e significativos, depende da capacidade de formulação de."— Transcrição da apresentação:

1 Bases do Método Epidemiológico Conceito de Metodologia A descoberta de fatos novos, relevantes e significativos, depende da capacidade de formulação de problemas igualmente relevantes

2 A concepção da ciência como pratica de construção e tratamento de problemas. Mário Bunge (1980) A. Descobrimento do problema ou lacuna num conjunto de conhecimentos. Se o problema não estiver enunciado com clareza, deve-se passar à etapa seguinte; se estiver, passa-se à subseqüente. B. Colocação do problema com precisão, se possível matemática, mesmo que não necessariamente quantitativos. Ou, ainda, recolocação de um velho problema à luz de novos conhecimentos. C. Procura do conhecimento ou instrumentos relevantes para a solução do problema - dados empíricos, modelos teóricos, aparelhos de medição, técnicas de cálculos ou de medição.

3 D. Solução do problema com auxílio dos meios identificados. Se a tentativa resultar inútil, passa-se para a etapa seguinte; caso contrário, à subseqüente. E. Invento de novas idéias (hipóteses, teorias ou técnicas) ou produto de novos dados empíricos que prometam resolver o problema. F. Obtenção de uma solução (exata ou aproximada) do problema, com auxilio do instrumental conceitual ou empírico disponível.

4 G. Investigação das conseqüências da solução obtida. No caso de uma teoria, identificação de predições e prognósticos. Em se tratando de novos dados, exame das suas conseqüências para teorias relevantes. H. Prova da solução. Confronto da solução com as teorias e informação empírica pertinente. Se o resultado for satisfatório, a pesquisa é dada por concluída. Caso contrário, passa-se à etapa seguinte. I. Correção das hipóteses, teoria, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta. Trata-se naturalmente, do começo de um novo ciclo de investigação.

5 A ciência produz: fatos e teorias (Samaja, 1994) Modo de Descobrimento - conjunto de ações destinadas à revelação ou à aquisição de novas informações. Modo de Validação - seqüência de passos para a verificação da cientificidade do conhecimento

6 Cadeia Produtiva do Conhecimento OBSERVAÇÃO CONHECIMENTO DADOINFORMAÇÃO OBSERVAÇÃOCODIFICAÇÃOANÁLISEINTERPRETAÇÃO

7 Problematização na Pesquisa Epidemiológica - na epidemiologia, o problema científico aparece quando doenças (ou agravos à saúde, de qualquer natureza) acometem grupos humanos. - a solução do problema epidemiológico muitas vezes representa a diferença entre vida e morte para muitas pessoas de uma dada comunidade.

8 Primeira pergunta - Qual o ponto focal do problema? Segunda pergunta - que fatos podem ser relacionados com o ponto focal da questão? Terceira pergunta - o fenômeno apresenta diferenças quantitativas ou qualitativas segundo a circunstância ou lugar onde ele é observado?

9 Variáveis Epidemiológicas Constantes - Variáveis qualitativas - são as que implicam diferenças radicais ou essenciais. Exemplo - local de residência, local de trabalho, ocupação, procedência, situação conjugal etc Variáveis quantitativas - envolvem distinções não-substanciais, no sentido de diferenças ou desigualdades de grau, freqüência, intensidade, volume.

10 Podem ser: Descontínuas ou discretas - quando entre dois valores consecutivos expressos por números inteiros, não é possível incluir valores fracionários. Número de casos de uma doença, freqüência de batimentos cardíacos. Contínuas - quando admitem valores fracionários entre quaisquer valores consecutivos. Pressão arterial, temperatura corporal Variáveis Independentes e Dependentes

11 Hipóteses Epidemiológicas são conjecturas com as quais se procura explicar, por tentativa, fenômenos ocorridos ou ocorrentes. São respostas possíveis dadas a problemas postos pela ciência ou pelo senso comum.


Carregar ppt "Bases do Método Epidemiológico Conceito de Metodologia A descoberta de fatos novos, relevantes e significativos, depende da capacidade de formulação de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google