A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Perfis das Classes de Renda Rural no Brasil (Classes A/B, C e D/E) Novembro de 2011 Ignez Vidigal Lopes Daniela de Paula Rocha Mauro de Rezende Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Perfis das Classes de Renda Rural no Brasil (Classes A/B, C e D/E) Novembro de 2011 Ignez Vidigal Lopes Daniela de Paula Rocha Mauro de Rezende Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Os Perfis das Classes de Renda Rural no Brasil (Classes A/B, C e D/E) Novembro de 2011 Ignez Vidigal Lopes Daniela de Paula Rocha Mauro de Rezende Lopes Rafael de Castro Bomfim Seminário Comemorativo dos 60 anos da Confederação Nacional da Agricultura e 20 anos do Serviço Nacional de Apresentação Rural Seminário Comemorativo dos 60 anos da Confederação Nacional da Agricultura e 20 anos do Serviço Nacional de Apresentação Rural

2 Sul Centro-Oeste Nordeste Norte Sudeste Concentração de estabelecimentos Número de Estabelecimentos A pesquisa levantou a frequência de cada classe nas Regiões, UFs e Municípios. Classe D/E tem 4 vezes o número de estabelecimentos da classe C e esta, quase 3 vezes o númeo da classe A/B.

3 Número de Estabelecimentos e Valor Bruto da Produção(%) 7,6% do VBP 78,8% do VBP 13,6% do VBP Poucos estabelecimentos são responsáveis por parcela elevada da produção Classe A/B gera 5 vezes a contribuição da classe C e esta, quase 2 vezes a contribuição da classe D/E

4 ,8 milhão de estabelecimentos possuem menos de 6 ha Área Total, média e mediana Alguns estabelecimentos grandes, em todas as classes, elevam as áreas médias Grandes diferenças entre Classes.

5 Brasil - Valor Líquido da Produção e demais receitas (%) Classe D/E Classe C A/B = 94%, C= 73% e D/E =30%- Agro Classe A/B Aposentadorias e programas governamentais representam 52%- Classe D/E Outras fontes de renda é que mantêm essa classe no campo.

6 Valor Líquido da Produção e demais receitas Centro- Oeste e Nordeste (%) Centro-Oeste Classe C Nordeste Classe D/E Particularidades regionais: importância da aposentadoria no Nordeste e trabalho fora no Centro-Oeste.

7 Participação das Classes na geração do VBP (%) Maiores contribuições A/B >C>D/E

8 Composição do valor bruto da produção agropecuária de cada classe (em %) À medida que os níveis de renda decrescem, a participação do valor bruto da produção da pecuária no valor Bruto total aumenta.

9 Participação das Classes no Valor dos Produtos (%) Do valor gerado por grãos, a classe A/B participa com 80%, a C com 13% e a D/E com 7%.

10 Participação das Classes nos Produtos(%)

11 Participação das Classes no Valor dos Produtos (%) Classe A/B contribui com mais de 80% nos principais produtos da Cesta Básica. A Classe C tem uma contribuição intermediária.

12 Participação das Classes no Valor dos Produtos (%)

13

14 Participação das Classes no Valor dos Produtos da Pecuária (%) Classe C – 40% do VBP de leite e 17% do VBP de bovinos.

15 Despesas com insumos (%) As classes A/B, C são muito vulneráveis aos preços de insumos importados. A Tecnologia Promove a Mudança de Classes Quanto maior a tecnologia maior a renda líquida das classes. A tecnologia promove o estabelecimentos das Classes D/E para a Classe C e para a Classe A/B. As classes A/B e C são muito vulneráveis aos preços de insumos importados

16 Brasil: Mão de obra familiar, permanente e temporária (Valores médios) As classes C e D/E empregam 2 trabalhadores permanentes por estabelecimento. A classe A/ B emprega 8.

17 Brasil: Fontes de Financiamentos e/ou Empréstimos (Valores médios-R$) Em termos de valores médios, as fontes de créditos se assemelham: comerciantes de matérias-primas Essas são as principais fontes de financiamento da agricultura. Os créditos concedidos pelas Traders e integradoras têm valores médios muito mais elevados do que os dos bancos. A concentração de empréstimos está nas Classes A/B.

18 Brasil: Fontes de Financiamentos e/ou Empréstimos (Valores médios-R$)


Carregar ppt "Os Perfis das Classes de Renda Rural no Brasil (Classes A/B, C e D/E) Novembro de 2011 Ignez Vidigal Lopes Daniela de Paula Rocha Mauro de Rezende Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google