A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do IVC no Mercado Publicitário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do IVC no Mercado Publicitário"— Transcrição da apresentação:

1 A importância do IVC no Mercado Publicitário
Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005

2 Introdução: Convite do Cruzeiro do Sul / agradecimentos.
Duração: +/- 45 minutos (breves tópicos).

3 A Publicidade e profissional de Mídia:
Parabéns para todos ... Se “a Publicidade é a alma do negócio”, O Profissional de Mídia é a bússola que ajuda a diminuir o número de “almas” que vagam com alguma dificuldade para encontrar o rumo ... Aproveitando a idéia da campanha da ABA, de que “o melhor do Brasil é o brasileiro”, com certeza o melhor da mídia é o profissional de mídia …

4 Constatação: “Atitudes determinam altitudes”.
Todos nós, como profissionais de mídia, somos os pilotos ... Destino, itinerário, velocidade, ... Tudo é traçado por nós (profissionais de mídia).

5 Objetivos da apresentação:
Inicial: - Lembrar o quadro atual da Mídia Impressa. Principal: - Mostrar a importância do IVC no Mercado Publicitário para uma comunicação eficiente .

6 Depois que Gutemberg inventou a imprensa em 1442, qual o Futuro da Mídia Impressa ?
“O professor e consultor norte-americano Nicholas Negroponte, declarou em 1991, para executivos da própria RBS, que em dez anos o jornal impresso não existiria mais.” “ Felizmente seguimos nossa própria intuição e apostamos na mídia impressa … disse Sirotsky.” A chegada de novas mídias não extingue as anteriores … Pesquisas apontam que a combinação de mídias gera melhores resultados … Fonte: M&M

7 O Brasil no Cenário Internacional:
Superávits recordes na Balança Comercial de 2003, 2004, 2005, ... Mesmo com crises, com certeza, somos um país de oportunidades ... “Em vez de chorar, o melhor negócio é vender lenço.”

8 Fatia do Bolo em 2004 ... Fonte: Intermeios Ano 2003 Ano 2004
Já disseram que bolo publicitário é coisa de confeitaria ... Fonte: Intermeios

9 Algumas vantagens da Mídia Impressa:
Grandes possibilidades de atingir públicos segmentados através de publicações especializadas. Jornal é o meio mais consultado por pessoas que pensam efetuar uma compra ou que já se decidiram a comprar (pesquisa feita para a ANJ). Jornais e revistas proporcionam os mais variados formatos de anúncio, com possibilidades criativas de valorizar a visão, o tato, o olfato e até o paladar, suplementos e edições “costumizadas” ... (exemplo da Light). Apesar de não sermos dentistas precisamos aprender a deixar os clientes de boca aberta ...

10 Continuação: Maiores possibilidades de detalhes, sem se limitar o tempo de exposição. Em jornal e revista todo horário é nobre. Possibilidades de cruzar as distribuições geográficas das vendas e com as dos produtos e serviços que serão anunciados ... Valorizações de campanhas através de encartes ... Existem preços para os anúncios de todos os tipos e tamanhos (inclusive os classificados).

11 Fórmula mágica: Basta anunciar ?
Apesar de não sermos dentistas precisamos aprender a deixar os clientes de boca aberta ...

12 Fatos Históricos (o início da auditoria):
Conflito entre dois grandes jornais americanos, devido aos números de circulação: New York Herald e o New York Tribune. A idéia da Auditoria de Circulação surgiu pela primeira vez em 1847, por ocasião do conflito entre os 2 jornais A partir de então, vários outros países perceberam a utilidade dos dados de circulação e a importância de auditá-los, fundando então suas próprias Instituições de auditoria.

13 Continuação No Brasil, o IVC se constitui em 1961 (são mais de 40 anos de existência). O nosso IVC audita cerca de 400 publicações / 800 auditorias por ano. IFABC – International Federation of Audit Bureaux of Circulations.

14 Referências (importância):
Sempre ouvimos de representantes comerciais: “Se determinada publicação não tem IVC, é bem mais difícil vender anúncios ...” Também ouvimos nas grandes Agências: “Damos preferência às publicações que tem IVC.” Benefício coletivo: é sempre mais que 2 … O IVC é um diferencial na concorrência que vale para os 12 meses do ano …

15 Referências (importância):
Mostrar matéria do M&M sobre as Casas Bahia: Título: “Sem IVC não dá” ... Não vão mais encartar em publicações que não tenham IVC ... O orgulho de ser Diretor do IVC. Benefício coletivo: é sempre mais que 2 … O IVC é um diferencial na concorrência que vale para os 12 meses do ano …

16 A importância demonstrada através de uma campanha publicitária …
Anúncio Mídia Impressa - 8col x 22cm

17 Outdoor 32 fohas

18 Outdoor 32 fohas

19 Outdoor 32 fohas

20 Diretoria IVC: Diretoria do IVC: É composta por 24 diretores, eleitos entre as empresas filiadas, sendo 1/3 agências de publicidade, 1/3 anunciantes e 1/3 editores. Dentro da Justiça, simboliza-se o equilíbrio através de uma balança com dois pratos ... Obs.: O IVC tem filiados nas 3 categorias e todos votam nas Assembléias.

21 Conselho Superior IVC:
Conselho Superior do IVC: Composto por 13 membros, órgão eminentemente consultivo, de alto nível, formado pelos 3 últimos Presidentes do IVC, pelo Presidente atual e por Presidentes de Entidades representativas das principais categorias dos associados …

22 Conselho Superior do IVC:
ABAP – Associação Brasileira Agências Publicidade ABA - Associação Brasileira de Anunciantes ABRAJORI – Assoc. Bras. de Jornais do Interior ANJ - Associação Nacional de Jornais ANER - Associação Nacional Editores Revistas ANATEC – Assoc. Nacional Edit. Revistas Técnicas AMI – Associação de Mídia Interativa. e Grupos de Mídia SP, RJ e RS.

23 Encaminhamento de Assuntos no IVC
Conselho Superior Propostas Assembléias Gerais Diretoria IVC Comitês (específicos)

24 Quadro de Filiados: O IVC é o próprio mercado ...
Entre os jornais, podemos destacar: Cruzeiro do Sul, Estado SP, Folha SP, Diário de SP, O Globo, Jornal do Brasil, Extra, O Dia, Zero Hora, Lance, Gazeta Mercantil, Valor, Correio Popular (Campinas), Folha da Região (Araçatuba), Diário da Região (S. José do Rio Preto), O Liberal (Americana), Todo Dia (Americana), O Imparcial (Presidente Prudente), Gazeta de Limeira (Limeira), Jornal de Piracicaba (Piracicaba), Jornal Cidade (Rio Claro) … Associação Paulista de Jornais: Nossa visão: - Seria importante que todos os jornais se filiassem ao IVC.

25 O IVC é o próprio mercado ...
Entre as 300 revistas, podemos citar: Veja, Seleções, Época, IstoÉ, Quem, Caras, IstoÉ Gente, Exame, Info Exame, Marie Claire, Nova, About, Ana Maria, Capricho, Conta Mais, Corpo a Corpo, Flash, Fluir, Forbes, Galileu, Gula, Information Week, Mais Feliz, Meio & Mensagem, Nossa História, Planeta, Playboy, Quatro Rodas, Tititi, Trip, Viver Bem, Scientific America, TV Brasil, Uma, Update, …

26 Ex. do logo do IVC no expediente (ou em peças publicitárias):

27 Ex. do logo do IVC no expediente (ou em peças publicitárias):

28 O IVC é o próprio mercado ...
Entre os anunciantes: Unilever, Nestlé, Walt Disney, Gillete, Itaú, HSBC, Philips, Goodyear, Procter & Gamble, Coca-Cola ... Entre as agências de publicidade: McCann Erickson, Talent, DM9, Almap/BBDO, Ogilvy, DPZ, Grupo Total, Giovanni, J. Walter Thompson, Young & Rubican, Carrilo Pastore, Grupo Publicis, F/Nazca, Lowe Lintas, Loducca, Lew Lara, Contemporânea, ...

29 Pesquisa x Auditoria: PESQUISA: Por amostragem (uma parcela do todo) ou por censo (cobre 100% do universo). AUDITORIA: ocorre a posteriori do fato gerador e confronta as informações para garantir a veracidade delas (confirma a verdade dos números e fatos). IVC realiza auditoria nas publicações filiadas.

30 Declaração: Altino João de Barros (McCann Erickson): “A verificação de circulação é o dado básico para analisar a mídia impressa. As outras informações, como quem é o leitor, situação econômica, grau de interesse pelo leitor, etc, fornecidos pelas pesquisas, são complementares.”

31 Medo de auditoria ?

32 Quebrar os mitos ... Mito “desespero”:
Quero distância de números ... (foto) Mito “tamanho”: Sou pequeno demais para me filiar ? Mito “preço” (ver slide seguinte): É caro e só as grandes empresas podem pagar ?

33 Mensalidades: A mensalidade de uma publicação é calculada em função do tamanho de sua circulação (não é tiragem): Até exemplares: R$ 129,50. Até exemplares: R$ 259,00. ... Obs.: - Agências e anunciantes também podem se filiar ao IVC para ter acesso aos dados das publicações. Os grandes subsidiam os pequenos. No caso dos editores ainda existe as horas de auditoria ...

34 Categorias de Circulação (p/ publicações):
A) Paga (exemplos nos próximos slides). B) Controlada de Conteúdo Dirigido. C) Mista de Conteúdo Dirigido. D) Controlada de Conteúdo Variado (nova).

35 Auditoria Prévia de publicações:
Condições de filiação ao IVC: Auditoria prévia. Visita técnica. A importância dos controles internos. Distribuidor V.A. e Assinaturas. Contabilidade das vendas. Processo de produção gráfica. Adequação às Normas do IVC.

36 IJE – Jornal Cruzeiro do Sul

37 Tiragens

38 Metodologia da Mídia Impressa
Editores preenchem mapas mensais com as CIRCULAÇÕES distribuídas pôr regiões geográficas. IVC realiza auditoria semestral para confirmar a validade dos números e aceitamos até 4% de diferença entre o informado pelo editor e a auditoria.

39 A Batalha da Publicidade:
A Arte da Guerra / Sun Tzu: “... a capacidade de estimar o adversário, de comandar as forças da vitória e de calcular astutamente as dificuldades, perigos e distâncias constitui o teste de um grande general ... Quem não os conhecer nem os praticar, certamente será derrotado”. A visão do Mercado: “Publicidade é mais do que arte, é artilharia ...” Uma visão estratégica: Dentro deste conceito “bélico”, o IVC ajuda na pontaria ...

40 Sem bola de cristal ... Pierro Fioravanti (Ex-presidente do IVC / Arno SA): “A importância do IVC para os anunciantes é saber realmente o que se está comprando, para poder saber se o preço que se está pagando é o preço correto.”

41 Resumo / Importância: O IVC é nosso ! É administrado pelo próprio mercado (agências, veículos e anunciantes). O IVC nos garante a credibilidade das informações e a comparabilidade entre os números. O IVC contribui com o Mercado através da utilização de critérios técnicos de avaliações (profissionalização). E nunca esquecer ...

42 Pergunte sempre: Tem IVC ?

43 (11) 3107-2806. Site do IVC: www.ivc.org.br Telefones: (21) 2263-4000
MUITO OBRIGADO. Site do IVC: Telefones: (21) (11)


Carregar ppt "A importância do IVC no Mercado Publicitário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google