A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do IVC no Mercado Publicitário Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005 Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005 www.ivc.org.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do IVC no Mercado Publicitário Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005 Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005 www.ivc.org.br."— Transcrição da apresentação:

1

2 A importância do IVC no Mercado Publicitário Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005 Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005

3 Introdução: Introdução: Convite do Cruzeiro do Sul / agradecimentos. Duração: +/- 45 minutos (breves tópicos).

4 A Publicidade e profissional de Mídia: A Publicidade e profissional de Mídia: Parabéns para todos... alma Se a Publicidade é a alma do negócio, Profissional de Mídia almas O Profissional de Mídia é a bússola que ajuda a diminuir o número de almas que vagam com alguma dificuldade para encontrar o rumo...

5 Constatação: Atitudes determinam altitudes. Todos nós, como profissionais de mídia, somos os pilotos...

6 Objetivos da apresentação: Inicial: - Lembrar o quadro atual da Mídia Impressa. Principal: - Mostrar a importância do IVC no Mercado Publicitário para uma comunicação eficiente.

7 O professor e consultor norte-americano Nicholas Negroponte, declarou em 1991, para executivos da própria RBS, que em dez anos o jornal impresso não existiria mais. Depois que Gutemberg inventou a imprensa em 1442, qual o Futuro da Mídia Impressa ? Felizmente seguimos nossa própria intuição e apostamos na mídia impressa … disse Sirotsky. Fonte: M&M

8 O Brasil no Cenário Internacional: O Brasil no Cenário Internacional: Superávits recordes na Balança Comercial de 2003, 2004, 2005,... Mesmo com crises, com certeza, somos um país de oportunidades... Em vez de chorar, o melhor negócio é vender lenço.

9 Fatia do Bolo em Ano 2004Ano 2003 Fonte: Intermeios

10 Algumas vantagens da Mídia Impressa: Grandes possibilidades de atingir públicos segmentados através de publicações especializadas. Jornal é o meio mais consultado por pessoas que pensam efetuar uma compra ou que já se decidiram a comprar (pesquisa feita para a ANJ). Jornais e revistas proporcionam os mais variados formatos de anúncio, com possibilidades criativas de valorizar a visão, o tato, o olfato e até o paladar, suplementos e edições costumizadas... (exemplo da Light).

11 Continuação: Maiores possibilidades de detalhes, sem se limitar o tempo de exposição. Em jornal e revista todo horário é nobre. Possibilidades de cruzar as distribuições geográficas das vendas e com as dos produtos e serviços que serão anunciados... Valorizações de campanhas através de encartes... Existem preços para os anúncios de todos os tipos e tamanhos (inclusive os classificados).

12 Fórmula mágica: Basta anunciar ? Fórmula mágica: Basta anunciar ?

13 Fatos Históricos (o início da auditoria): Conflito entre dois grandes jornais americanos, devido aos números de circulação: New York Herald e o New York Tribune. A idéia da Auditoria de Circulação surgiu pela primeira vez em 1847, por ocasião do conflito entre os 2 jornais A partir de então, vários outros países perceberam a utilidade dos dados de circulação e a importância de auditá-los, fundando então suas próprias Instituições de auditoria.

14 Continuação No Brasil, o IVC se constitui em 1961 (são mais de 40 anos de existência). O nosso IVC audita cerca de 400 publicações / 800 auditorias por ano. IFABC – International Federation of Audit Bureaux of Circulations.

15 Referências (importância): Referências (importância): Sempre ouvimos de representantes comerciais: Se determinada publicação não tem IVC, é bem mais difícil vender anúncios... Também ouvimos nas grandes Agências: Damos preferência às publicações que tem IVC.

16 Referências (importância): Referências (importância): Mostrar matéria do M&M sobre as Casas Bahia: Título: Sem IVC não dá... Não vão mais encartar em publicações que não tenham IVC... O orgulho de ser Diretor do IVC.

17 Anúncio Mídia Impressa - 8col x 22cm A importância demonstrada através de uma campanha publicitária …

18 Outdoor 32 fohas

19

20

21 Diretoria IVC: Diretoria do IVC: É composta por 24 diretores, eleitos entre as empresas filiadas, sendo 1/3 agências de publicidade, 1/3 anunciantes e 1/3 editores. Dentro da Justiça, simboliza-se o equilíbrio através de uma balança com dois pratos... Obs.: O IVC tem filiados nas 3 categorias e todos votam nas Assembléias.

22 Conselho Superior IVC: Conselho Superior do IVC: Composto por 13 membros, órgão eminentemente consultivo, de alto nível, formado pelos 3 últimos Presidentes do IVC, pelo Presidente atual e por Presidentes de Entidades representativas das principais categorias dos associados …

23 Conselho Superior do IVC: ABAP – Associação Brasileira Agências Publicidade ABA - Associação Brasileira de Anunciantes ABRAJORI – Assoc. Bras. de Jornais do Interior ANJ - Associação Nacional de Jornais ANER - Associação Nacional Editores Revistas ANATEC – Assoc. Nacional Edit. Revistas Técnicas AMI – Associação de Mídia Interativa. e Grupos de Mídia SP, RJ e RS.

24 Encaminhamento de Assuntos no IVC Encaminhamento de Assuntos no IVC Propostas Diretoria IVC Assembléias Gerais Comitês (específicos) Conselho Superior

25 Quadro de Filiados: O IVC é o próprio mercado... Entre os jornais Entre os jornais, podemos destacar: Cruzeiro do Sul, Estado SP, Folha SP, Diário de SP, O Globo, Jornal do Brasil, Extra, O Dia, Zero Hora, Lance, Gazeta Mercantil, Valor, Correio Popular (Campinas), Folha da Região (Araçatuba), Diário da Região (S. José do Rio Preto), O Liberal (Americana), Todo Dia (Americana), O Imparcial (Presidente Prudente), Gazeta de Limeira (Limeira), Jornal de Piracicaba (Piracicaba), Jornal Cidade (Rio Claro) … Associação Paulista de Jornais: Nossa visão: - Seria importante que todos os jornais se filiassem ao IVC.

26 O IVC é o próprio mercado... Entre as 300 revistas Entre as 300 revistas, podemos citar: Veja, Seleções, Época, IstoÉ, Quem, Caras, IstoÉ Gente, Exame, Info Exame, Marie Claire, Nova, About, Ana Maria, Capricho, Conta Mais, Corpo a Corpo, Flash, Fluir, Forbes, Galileu, Gula, Information Week, Mais Feliz, Meio & Mensagem, Nossa História, Planeta, Playboy, Quatro Rodas, Tititi, Trip, Viver Bem, Scientific America, TV Brasil, Uma, Update, …

27 Ex. do logo do IVC no expediente (ou em peças publicitárias):

28

29 O IVC é o próprio mercado... Entre os anunciantes Entre os anunciantes: Unilever, Nestlé, Walt Disney, Gillete, Itaú, HSBC, Philips, Goodyear, Procter & Gamble, Coca-Cola... Entre as agências de publicidade Entre as agências de publicidade: McCann Erickson, Talent, DM9, Almap/BBDO, Ogilvy, DPZ, Grupo Total, Giovanni, J. Walter Thompson, Young & Rubican, Carrilo Pastore, Grupo Publicis, F/Nazca, Lowe Lintas, Loducca, Lew Lara, Contemporânea,...

30 Pesquisa x Auditoria: PESQUISA: Por amostragem (uma parcela do todo) ou por censo (cobre 100% do universo). AUDITORIA: ocorre a posteriori do fato gerador e confronta as informações para garantir a veracidade delas (confirma a verdade dos números e fatos). IVC realiza auditoria nas publicações filiadas.

31 Declaração: dado básico complementares. Altino João de Barros (McCann Erickson) : A verificação de circulação é o dado básico para analisar a mídia impressa. As outras informações, como quem é o leitor, situação econômica, grau de interesse pelo leitor, etc, fornecidos pelas pesquisas, são complementares.

32 Medo de auditoria ?

33 Quebrar os mitos... Quebrar os mitos... Mito desespero: Quero distância de números... (foto) Mito tamanho: Sou pequeno demais para me filiar ? Mito preço (ver slide seguinte): É caro e só as grandes empresas podem pagar ?

34 Mensalidades: A mensalidade de uma publicação é calculada em função do tamanho de sua circulação (não é tiragem): Até exemplares: R$ 129,50. Até exemplares: R$ 259, Obs.: - Agências e anunciantes também podem se filiar ao IVC para ter acesso aos dados das publicações.

35 Categorias de Circulação (p/ publicações): A) Paga (exemplos nos próximos slides). B) Controlada de Conteúdo Dirigido. C) Mista de Conteúdo Dirigido. D) Controlada de Conteúdo Variado (nova).

36 Auditoria Prévia de publicações: Condições de filiação ao IVC: Auditoria prévia. Visita técnica. A importância dos controles internos. Distribuidor V.A. e Assinaturas. Contabilidade das vendas. Processo de produção gráfica. Adequação às Normas do IVC.

37 IJE – Jornal Cruzeiro do Sul

38 Tiragens

39 Metodologia da Mídia Impressa CIRCULAÇÕES Editores preenchem mapas mensais com as CIRCULAÇÕES distribuídas pôr regiões geográficas. até 4% de diferença IVC realiza auditoria semestral para confirmar a validade dos números e aceitamos até 4% de diferença entre o informado pelo editor e a auditoria.

40 A Batalha da Publicidade: A Batalha da Publicidade: A visão do Mercado: Publicidade é mais do que arte, é artilharia... Uma visão estratégica: Dentro deste conceito bélico, o IVC ajuda na pontaria... A Arte da Guerra / Sun Tzu:... a capacidade de estimar o adversário, de comandar as forças da vitória e de calcular astutamente as dificuldades, perigos e distâncias constitui o teste de um grande general... Quem não os conhecer nem os praticar, certamente será derrotado.

41 Sem bola de cristal... A importância do IVC para os anunciantes Pierro Fioravanti (Ex-presidente do IVC / Arno SA) :A importância do IVC para os anunciantes é saber realmente o que se está comprando, para poder saber se o preço que se está pagando é o preço correto.

42 Resumo / Importância: Resumo / Importância: O IVC é nosso ! É administrado pelo próprio mercado (agências, veículos e anunciantes). O IVC nos garante a credibilidade das informações e a comparabilidade entre os números. O IVC contribui com o Mercado através da utilização de critérios técnicos de avaliações (profissionalização). E nunca esquecer...

43 Pergunte sempre: Tem IVC ?

44 MUITO OBRIGADO. Site do IVC: (21) Telefones: (21) (11) (11)


Carregar ppt "A importância do IVC no Mercado Publicitário Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005 Dia do Mídia - Cruzeiro do Sul - 21 / 06 / 2005 www.ivc.org.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google