A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Do ponto de vista jurídico, o território é a extensão ou base geográfica do Estado, sobre a qual ele exerce a sua soberania e que compreende todo o solo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Do ponto de vista jurídico, o território é a extensão ou base geográfica do Estado, sobre a qual ele exerce a sua soberania e que compreende todo o solo."— Transcrição da apresentação:

1 Do ponto de vista jurídico, o território é a extensão ou base geográfica do Estado, sobre a qual ele exerce a sua soberania e que compreende todo o solo ocupado pela nação, inclusive ilhas que lhe pertencem, rios, lagos, mares interiores, águas adjacentes, golfos, baías, portos e também a faixa do mar exterior que lhe banha as costas e que constitui suas águas territoriais, além do espaço aéreo correspondente ao próprio território (HOUAISS, 2004). Marco Conceitual

2 Diagnóstico

3 Principais questões identificadas Diagnóstico

4 Econômica: Forte concentração espacial das atividades econômicas ao longo do litoral, nas áreas metropolitanas e nas regiões Sudeste e Sul. Cerca de 70% do PIB é produzido numa área extremamente reduzida do país, enquanto a maior parte do território nacional é ocupada por municípios que contribuem muito pouco à riqueza nacional. Diagnóstico Distribuição do PIB nos municípios.

5 Rodovias e densidade de população Diagnóstico Sul/Sudeste: redes densas, sobretudo no Estado de São Paulo. Nordeste: densa no litoral e esparsas no sertão. Centro-Oeste: densa no eixo Brasília – Goiânia – Cuiabá / regiões periféricas - dominam vias sem asfalto. Amazônia: redes restritas a alguns eixos (Transamazônica) / completamente ausente no norte e parte ocidental. Sul/Sudeste: redes densas, sobretudo no Estado de São Paulo. Nordeste: densa no litoral e esparsas no sertão. Centro-Oeste: densa no eixo Brasília – Goiânia – Cuiabá / regiões periféricas - dominam vias sem asfalto. Amazônia: redes restritas a alguns eixos (Transamazônica) / completamente ausente no norte e parte ocidental.

6 Diagnóstico Redes de informação Energia e densidade de população

7 Diagnóstico Limites e ameaças Principias domínios ecológicos do País versus Principais problemas que os afetam (sem ordem de prioridade): o desmatamento da Amazônia, as ameaças de drenagem e de poluição do Pantanal, a desertificação do Nordeste interior, os desabamentos na Serra do Mar e o desflorestamento dos últimos resquícios de Mata Atlântica. Principias domínios ecológicos do País versus Principais problemas que os afetam (sem ordem de prioridade): o desmatamento da Amazônia, as ameaças de drenagem e de poluição do Pantanal, a desertificação do Nordeste interior, os desabamentos na Serra do Mar e o desflorestamento dos últimos resquícios de Mata Atlântica.

8 Diagnóstico Ecossistemas e Sistema Nacional de Unidades de Conservação

9 Diagnóstico Unidades de Conservação e Terras Indígenas Unidades de Conservação e Terras Indígenas

10 Diagnóstico Crescimento das capitais Densidade de população 2000

11 Diagnóstico Variação da população entre 1970 e 2000 Variação da população entre 1970 e 2000 redução: extremo nordeste de Minas Gerais e extremo oeste do Espírito Santo, o norte do Paraná e do Rio Grande do Sul. progressão: meia lua pioneira que vai de Rondônia ao Maranhão, marcada pelo desmatamento; pela extensão da agropecuária; e pela intensa migração. redução: extremo nordeste de Minas Gerais e extremo oeste do Espírito Santo, o norte do Paraná e do Rio Grande do Sul. progressão: meia lua pioneira que vai de Rondônia ao Maranhão, marcada pelo desmatamento; pela extensão da agropecuária; e pela intensa migração.

12 Regiões de Vulnerabilidade Sócio-Econômica

13 Brasil Tipologias de Municípios para a Dimensão Social

14 Diagnóstico/Cenários de Ordenamento Motores do desenvolvimento Fatores de dinamismo territorial: tendências/nós das redes e centros propulsores do movimento do território. Fatores-chave: Indústria e serviço = eixo São Paulo – Rio – BH – Triangulo Mineiro – DF – PR – SC. Agroindústria: SP – MS e MT – sul MA e oeste da BA. Turismo: CE – BA – PE – RN. Irrigação: zonas de várzea, os tabuleiros e cerrado. Fatores de dinamismo territorial: tendências/nós das redes e centros propulsores do movimento do território. Fatores-chave: Indústria e serviço = eixo São Paulo – Rio – BH – Triangulo Mineiro – DF – PR – SC. Agroindústria: SP – MS e MT – sul MA e oeste da BA. Turismo: CE – BA – PE – RN. Irrigação: zonas de várzea, os tabuleiros e cerrado.

15

16 Eixos de Integração e Desenvolvimento


Carregar ppt "Do ponto de vista jurídico, o território é a extensão ou base geográfica do Estado, sobre a qual ele exerce a sua soberania e que compreende todo o solo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google