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Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte.

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Apresentação em tema: "Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte."— Transcrição da apresentação:

1 Fatores Familiares e Desempenho Educacional em Moçambique Gilberto Mariano Norte

2 Contextualização  Educação e as Metas do Milênio  Mortalidade Adulta e Altas Taxas de Orfandade  Diversidade Linguística e Disparidades Regionais

3 Objetivos (I) Conhecer a evolução dos indicadores educacionais. (II) Identificar os principais fatores familiares associados à frequência escolar e a probabilidade de progressão na 1ª série. (II) Identificar os principais fatores familiares associados à frequência escolar e a probabilidade de progressão na 1ª série.

4 Fonte de Dados Fonte de Dados: Inquérito Demográfico e de Saúde – IDS/2003. Fonte de Dados: Inquérito Demográfico e de Saúde – IDS/2003. Entrevistados: 12315 domicílios (8450 indivíduos de 10-14 anos de idade). Entrevistados: 12315 domicílios (8450 indivíduos de 10-14 anos de idade). Representatividade Nacional Representatividade Nacional

5 Aspectos Metodológicos  Indicadores de Desempenho Educacionais (variáveis Dependentes): Taxa de Frequência escolar Taxa de Frequência escolar Probabilidade de Progressão na 1ª Série Probabilidade de Progressão na 1ª Série

6 Aspectos Metodológicos Taxa de Frequência Escolar TFE = Taxa de frequência escolar TFE = Taxa de frequência escolar MATi = matrícula em todos níveis de ensino na faixa etária selecionada MATi = matrícula em todos níveis de ensino na faixa etária selecionada Pi = população na mesma faixa etária Pi = população na mesma faixa etária

7 Aspectos Metodológicos Probabilidade de Progressão Escolar E1 = P1/ P0 E1 = Probabilidade de progressão da 1a para 2a série. P1 = pessoas na coorte que concluíram pelo menos a 1a série. P0 = pessoas na coorte que concluíram pelo menos a série = 0

8 Aspectos Metodológicos  Variáveis independentes (três sub-conjuntos) variáveis individuais e geográficas variáveis individuais e geográficas variáveis de estrutura familiar variáveis de estrutura familiar variáveis socioeconômicas variáveis socioeconômicas

9 Aspectos Metodológicos  Variáveis individuais e geográficas: Idade; sexo; área de residência; região de residência. Variáveis de estrutura familiar: Sexo do chefe; orfandade; parentesco; número de irmãos. Variáveis socioeconômicas: educação da mãe; do chefe; status econômico familiar; língua materna da mãe.

10 Aspectos Metodológicos Aspectos Metodológicos  Modelo Logístico (GREEN, 2000) : B = parâmetro da regressão B = parâmetro da regressão X = variável explicativa X = variável explicativa

11 Resultados: Taxa de Frequência Escolar 1997-2003

12 Resultados Análise dos Determinantes

13 Probabilidade de Frequentar a escola

14 Probabilidade de frequentar a escola Fonte: IDS/2003. *sig. a 1% **sig a 5%

15 Probabilidade de frequentar a escola Fonte: IDS-2003.

16 Probabilidade de frequentar a escola efeito da língua materna Fonte: IDS, 2003. ***Sig. a 10%

17 Interação: língua x escolaridade da mãe Fonte: IDS, 2003.

18 Resultados Probabilidade de progressão na 1ª série

19 Probabilidade progressão na 1ª série Fonte: IDS, 2003.

20 Probabilidade de progressão na 1ª série Fonte: IDS, 2003

21 Probabilidade de progressão na 1ª série *sig. a 1%

22 Probabilidade de progressão na 1ª série: efeito da língua materna

23 Probabilidade progressão na 1ª série: interação entre língua e escolaridade da mãe

24 Conclusão  Variáveis de estrutura familiar e socioeconômicas se mostraram importantes determinantes da educação;  Desvantagem para o sexo feminino (hiato de gênero na educação).

25 Conclusão  Órfãos têm menores probabilidades de frequentar a escola (acesso).  Foster ou não parentes desfrutam de piores resultados educacionais.  Elevadas desigualdades devido a origem social.  Escolaridade da mãe parece ser mais importante que a língua materna.

26 Conclusão Agenda de pesquisa Inclusão de fatores demográficos (estrutura etária) e escolares Mais investigações sobre o efeito língua materna, fostering ou parentesco.

27 Fim Obrigado!


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