A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERMÔMETRO DIGITAL Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia – CT Departamento de Engenharia de Elétrica Instrumentação Eletrônica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERMÔMETRO DIGITAL Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia – CT Departamento de Engenharia de Elétrica Instrumentação Eletrônica."— Transcrição da apresentação:

1 TERMÔMETRO DIGITAL Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia – CT Departamento de Engenharia de Elétrica Instrumentação Eletrônica Prof.: Luciano Fontes Aluno: Eudes Cláudio do Nascimento Costa Natal-RNDezembro/2009

2 TERMÔMETRO DIGITAL 1. INTRODUÇÃO 1. O presente termômetro tem por objetivo analisar um sinal analógico proveniente de um sensor de temperatura constituído de um termistor e posteriormente digitalizar este sinal e mostrar o resultado em leds de sete segmentos.

3 TERMÔMETRO DIGITAL 2. PROJETO 1. Projeto do termômetro digital. Etapas: Estabilização da tensão no sistema; Sensor de temperatura; Tratamento do sinal; Conversão do sinal; Decodificação do sinal; Projeto pronto; Aplicações.

4 TERMÔMETRO DIGITAL 3. Arquitetura

5 TERMÔMETRO DIGITAL 4. Estabilização da tensão no sistema Para estabilizar a tensão no sistema foi usado um regulador de tensão 7805 muito vendido no mercado. Ele é de fácil instalação pois é composto com apenas três pinos um para ser ligado em Vcc, um para o terra e o último, que fornece a tensão estabilizada, ao circuito.

6 TERMÔMETRO DIGITAL 4. Estabilização da tensão no sistema

7 TERMÔMETRO DIGITAL 4. Estabilização da tensão no sistema

8 TERMÔMETRO DIGITAL 5. Sensor de temperatura Como sensor de temperatura foi usado um termistor NTC (Negative Temperature Coe cient) O comportamento da resistência elétrica em função da temperatura para um termistor NTC típico não é linear, o que exige a aplicação de alguma estratégia de linearização de sua curva característica.

9 TERMÔMETRO DIGITAL 5. Sensor de temperatura Modelos:

10 TERMÔMETRO DIGITAL 5. Sensor de temperatura

11 TERMÔMETRO DIGITAL 6. Tratamento do sinal Para o tratamento do sinal produzido pelo NTC foi utilizado amplificadores operacionais. O circuito utilizado com amplificadores operacionais foi o LM124 que é muito fácil de ser intalado e tem uma vantagem, comparado com os outros operacionais, ele não precisa de uma fonte simétrica para o seu devido funcionamento, ou seja, ele é unipolar.

12 TERMÔMETRO DIGITAL 6. Tratamento do sinal

13 TERMÔMETRO DIGITAL 6. Tratamento do sinal

14 TERMÔMETRO DIGITAL 7. Conversão do sinal Para fazer a conversão do sinal analógico, que sai do sensor de te mperatura, para um sinal digital foi usado o conversor CA3162.

15 TERMÔMETRO DIGITAL 7. Conversão do sinal Multiplexação do sinal

16 TERMÔMETRO DIGITAL 8. Decodificação do sinal Para decodificar o sinal digital que sai do conversor e most rar em leds de sete segmentos foi usado o CA3161 o qual tem suas particularidades.

17 TERMÔMETRO DIGITAL 8. Decodificação do sinal

18 TERMÔMETRO DIGITAL 9. Projeto pronto

19 TERMÔMETRO DIGITAL 9. Projeto pronto

20 TERMÔMETRO DIGITAL 9. Projeto pronto

21 TERMÔMETRO DIGITAL 10. Aplicações Uma possível aplicação prática para tal recurso é a obtenção dos pers de temperatura em determinações calorimétricas que utilizam calorímetros.

22 TERMÔMETRO DIGITAL Referências: Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 3, p , (2005) Datasheets for electronic components.

23 TERMÔMETRO DIGITAL Perguntas


Carregar ppt "TERMÔMETRO DIGITAL Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia – CT Departamento de Engenharia de Elétrica Instrumentação Eletrônica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google