A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. VirginiaPO06 1 Análise da Distribuição do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. VirginiaPO06 1 Análise da Distribuição do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. VirginiaPO06 1 Análise da Distribuição do Trabalho

2 Prof. VirginiaPO06 2 Indicadores de Problemas na Distribuição do Trabalho Insatisfação de unidades que mantêm alguma relação funcional com a unidade do gerente Demora na transmissão de dados Atrasos na entrega de documentos ou informações Divulgação em rede de dados incorretos Rendimento individual baixo

3 Prof. VirginiaPO06 3 Objetivos da Análise da Distribuição do Trabalho Possibilitar uma diagnose na qual se verifica a qualidade do trabalho; minimizar tensões internas motivadas por atritos relacionados a aspectos exclusivamente funcionais; natureza funcional voltado para a unidade e organização; natureza comportamental minimizar conflitos

4 Prof. VirginiaPO06 4 Etapas da Análise da Distribuição do Trabalho Identificação das tarefas individuais Agrupar as tarefas semelhantes em atividades ou serviços Montagem do quadro de Distribuição do Trabalho Análise do quadro de Distribuição do Trabalho

5 Prof. VirginiaPO06 5 Tempo (1) Que atividades ou serviços absorvem mais tempo? São essas atividades ou serviços as que devem tomar mais tempo? O tempo justifica o resultado final da atividade ou serviço? É possível subdividir ou agrupar serviços ou atividades? A eliminação ou criação de um serviço e/ou atividade pode ser considerada como racionalizadora da distribuição do trabalho?

6 Prof. VirginiaPO06 6 Tempo (2) O Tempo despendido pelas várias atividades ou serviços depende integralmente do esforço interno ou há interferência de outras unidades fora da análise? E o tempo despendido pelas tarefas?

7 Prof. VirginiaPO06 7 Capacidade Funcional Há consonância entre as habilidades individuais, formação técnica e as tarefas desenvolvidas pelos funcionários, supervisores e chefes? Em função da capacidade profissional, existe alguma alteração na organização formal anteriormente estabelecida? Há prejuízos sensíveis em função da baixa capacitação profissional de um ou mais funcionários da unidade?

8 Prof. VirginiaPO06 8 Equilíbrio no volume de trabalho Há funcionários com carga de trabalho superior aos demais? A entrada de informações na unidade causa estrangulamentos em algum ponto? Há funcionários com carga de trabalho inferior aos demais? A existência de picos pode ser considerada normal?

9 Prof. VirginiaPO06 9 Possibilidades preliminares de simplificação (1) Foram identificadas as unidades que estabelecem algum tipo de interface (confronto) com a unidade em análise? As relações funcionais mantidas pela gerência e demais chefias da empresa têm alguma influência positiva ou negativa no cotidiano da unidade?

10 Prof. VirginiaPO06 10 Possibilidades preliminares de simplificação (2) Existe algum fato que tenha modificado o comportamento e gerado reações em toda a estrutura social e que possa estar afetando o trabalho da gerência em análise? As dificuldades apresentadas são semelhantes a dificuldades presentes em outras gerências da empresa? Até que ponto se pode utilizar outras técnicas na tentativa de provocar uma melhor distribuição do trabalho?

11 Prof. VirginiaPO06 11 Técnicas Elaborar o quadro de distribuição do trabalho (QDT) onde são colocados os cargos analisados, horas trabalhadas por mês/semana em cada cargo e a atividade/serviço de cada cargo. Quadro de Custo do Trabalho (QCT) idem ao anterior acrescido do custo em valores semanais/anuais ou a critério de cada tarefa e de cada atividade ou serviço.

12 Prof. VirginiaPO06 12 Recomendações Finais (1) Evitar dar ao levantamento das tarefas o caráter de precisão, isto é, não questionar sobre o exato número de horas e minutos dedicados ao trabalho. O fato de cada funcionário conduzir o seu trabalho da forma que acha mais interessante não deve ser encarado como um impedimento ao sucesso do trabalho.

13 Prof. VirginiaPO06 13 Recomendações Finais (2) O QDT, por ser aplicado em unidades de cada gerência, exigirá do profissional um conhecimento razoável sobre os usos e costumes das unidades. Linguagem utilizada e os diversos horários são hábitos significativos e que devem se conhecidos. A inexistência de descrições de cargos, não é uma necessidade imperiosa para a realização do estudo.

14 Prof. VirginiaPO06 14 Recomendações Finais (3) A atividade DIVERSOS sempre será uma atividade passível de estudo exaustivo. Desprezá-la significa não considerar tarefas que, embora não pertençam a nenhuma atividade ou serviço da unidade, são relevantes para a racionalização do trabalho.


Carregar ppt "Prof. VirginiaPO06 1 Análise da Distribuição do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google