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Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle

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Apresentação em tema: "Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
CUSTOS DA MÁ QUALIDADE Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle

2 CMQ Custo da má qualidade é o resultado proveniente do fato de uma organização não produzir corretamente desde a primeira vez (JURAN,1979).

3 CMQ Perde-se duas vezes :
perde-se por produzir um produto que será rejeitado ou desclassificado, perde-se a oportunidade de produzi-se peças boas

4 VANTAGENS DA AVALIAÇÃO DOS CMQ
- Mostrar à direção da empresa a qualidade expressa em termos de dinheiro. - Conscientizar os operários que as falhas cometidas significam somas de dinheiro. - Otimizar as ações corretivas, - Serve como indicadores de qualidade. CORAL e SELLIG (199 )complementam que os custos da qualidade permitem uma análise detalhada e ágil da produtividade empresarial,

5 CLASSIFICAÇÃO DOS CMQ Custos Indiretos Custos Diretos
Custos controláveis Custos de prevenção Custos de detecção Custos das falhas Custos das falhas internas Custos das falhas externas

6 CUSTOS INDIRETOS - Custos suportados pelo cliente: existem quando o produto não responde às expectativas do cliente ; - Custos devido ao descontentamento do cliente ; - Custos conseqüentes da perda de renome da empresa.

7 CUSTOS DIRETOS

8 Custos de prevenção EXEMPLOS - coleta e registro de dados ;
- desenvolvimento do plano de controle do processo de qualidade - treinamento concernente à qualidade ; - treinamento das tarefas a realizar ; - realização de pesquisas sobre os fornecedores ; - aplicação do processo de melhorias ; - condução da pesquisa sobre a concepção do estudo ; - demais alternativas tomadas para impedir o retorno do problema.

9 Custos de detecção - dos controles de garantia de qualidade sobre o processo de fabricação e garantias internas; - das auditorias internas e externas ; - da inspeção e ensaios da matéria-prima, de produtos e dos serviços ; - da manutenção e padronização dos equipamentos de teste e inspeção ; - da revisão dos projetos executados ; - da revisão dos dados dos testes de das inspeções ; - do controle de documentos ; - das folhas de correção ; - do tratamento dos dados e seu relatório ; - do controle das folhas de pagamento; - dos ensaios em serviço ; - da avaliação de certificação.

10 Custos da falhas internas
- rejeitos e retoques durante a produção ; - panes e reparações ; - modificações técnicas ; - custos resultantes da existência de estoques suplementares para suprir as peças potencialmente defeituosas ou lotes rejeitados ; - nova inspeção e novos testes para detectar se ainda existem defeituosos ; - desclassificação (venda a um preço mais baixo).

11 Custos da falhas externas
rejeição pelo cliente dos produtos ou serviços ; - o tratamento das reclamações ; - a gestão da garantia ; - o treinamento do pessoal encarregado das reparações ; - os estoques de peças necessárias às reparações ; - o tratamento do material que retornou do cliente, bem como a sua reparação.

12 Relação entre os custos da qualidade


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