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3 - Ferramentas do SQC Por Carlos Reis. COMO MEDIR? Utilizando ferramentas apropriadas para o alcance do resultado no objeto a ser mensurado; Apresentam-se,

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1 3 - Ferramentas do SQC Por Carlos Reis

2 COMO MEDIR? Utilizando ferramentas apropriadas para o alcance do resultado no objeto a ser mensurado; Apresentam-se, a seguir, sete ferramentas básicas da qualidade (Ishikawa), como referência de medição...

3 1-ESTRATIFICAÇÃO O QUE É Diversas maneiras de se agrupar os mesmos dados. PARA QUE SERVE Para possibilitar uma melhor avaliação da situação, identificando o principal problema.

4 Exemplo: parábola Hindu Os cegos conhecendo um elefante através do tato. Cada apalpa uma parte do elefante e acaba tendo uma visão distorcida.

5 Exemplo

6 2-FOLHA DE VERIFICAÇÃO O QUE É Planilha para a coleta de dados PARA QUE SERVE Para facilitar a coleta aos dados pertinentes a um determinado problema.

7 Folha de Verificação Ferramenta utilizada a partir de uma pesquisa feita por meio de questionários ou entrevistas, para padronizar e verificar resultados de trabalhos ou para facilitar e organizar o processo de coleta e registro de dados. A construção da Folha de Verificação é simples: em uma coluna relacionam-se os principais defeitos/problemas apontados pelos clientes pesquisados e, em outra coluna, o total de citações que aqueles problemas tiveram.

8 Exemplo: Processo de Compras ProblemasVerificaçãoTotal Atraso na liberação de recursos financeiros III II5 Baixo interesse dos fornecedores nas licitações III II II III10 Especificações de materiais imprecisas III II II III I IIII15 Atraso na liberação de crédito III II II III IIII I IIII I20

9 ProblemasFrequência (%) Frequência Acumulada Atraso na liberação de créditos 20 (40%) Especificações imprecisas de materiais 15 (30%)35 (70%) Baixo interesse dos fornecedores nas licitações 10 (20%)45 (90%) Atraso na liberação de recursos financeiros 05 (10%)05 (100%) Total50 (100%)

10 3-GRÁFICO DE PARETO O QUE É Diagrama de barras que ordena as ocorrências da maior para a menor. PARA QUE SERVE Para hierarquizar o ataque aos problemas.

11 Princípio de Pareto Gráfico que mostra a ordem de importância na resolução dos problemas pesquisados, isto é, sua prioridade. O princípio aponta que 20% das principais causas respondem por 80% do problema.

12 Exem plo

13 4-DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO O QUE É Diagrama que expressa de modo simples e fácil, a série causas de um efeito (problema). PARA QUE SERVE Para pesquisar de forma sinérgica, (ação/movimento) as causas de um problema. Espinha de peixe ou diagrama de IshikawaIshikawa

14 Diagrama de causa e efeito Este diagrama torna possível a rápida identificação de todas as causas relacionadas a um determinado problema (efeito) e sua imediata correlação com um assunto global (família). Para facilitar o agrupamento das causas em famílias, pode-se utilizar a técnica conhecida como espinha de peixe, 6 ou 7M...

15 7 M 1 Mão-de-obra O pessoal está qualificado? Possui experiência? Está motivado? É suficiente? É adequado? 2 Máquinas e equipamentos São suficientes? São adequados? A manutenção é adequada? O arranjo físico é adequado? 3 Método As rotinas são claras e objetivas? Existem excessos de burocracia? As normas atuais cumprem a finalidade? Há trabalhos que seriam mais bem executados em outro setor? Existe retrabalho?

16 7 M 4 Materiais Estão disponíveis quando necessários? Possuem a qualidade certa? 5 Finanças (money) Está disponível quando necessário? Existem excessos de restrições? 6 Gerenciamento (management) Os controles são adequados? Existem controles ou relatórios inúteis? As medidas de desempenho são colhidas e avaliadas? 7 Meio ambiente O layout, a iluminação e a temperatura são adequados? Existem ruídos? Existem outros tipos de condições ambientais desfavoráveis (poluição, lixo, gases, resíduos industriais, etc)?

17 Mais 2 M´s (9M´s) Medida; –A medida adotada para a identificação do problema está adequada? –Há certificação do INMETRO? Matéria prima –É todo o material que entra no processo produtivo e sofre transformação.

18 Exemplo

19 5-DIAGRAMA DE DISPERSÃO O QUE É Gráfico cartesiano que representa a relação entre duas variáveis. PARA QUE SERVE Para verificar a existência ou não de relação entre duas varáveis.

20 Regressão Linear _ _ _ _ A equação da reta é y – y = б (x – x), y e x representam as médias dos pontos. Coeficiente angular (б = Fxy / Fxx), Coef. de determinação Г = raiz de (Fxy / (Fxx. Fyy)) e o Coeficiente de correlação Г2 = (Г. Г) Fxy = xy – ((x. Y) / n), Fxx = x2 – ((x)2 / n), Fyy = y2 – ((y)2 / n), e n é o número de termos.

21 Exemplo

22 6-HISTOGRAMA O QUE É Diagrama de barras que representa a distribuição da freqüência de uma população. PARA QUE SERVE Para verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.

23 Processo 1.Colocar todos os dados em ordem crescente; 2.Subtraia o menor do maior dado e determine a amplitude; 3.Tire a raiz do total de dados da amostra para definir o nº de classes; 4.Divida a amplitude pelo nº de classes para achar o intervalo de cada classe;

24 Processo 5.Arredonde para cima o nº de classes de forma que este se torne um nº inteiro; 6.Defina o nº de dados da amostra contido em cada intervalo para indicar a frequência de cada classe. 7.Com base na frequência, construa o histograma. 8.Indique o histograma os limites Superior e Inferior através de cores diferentes ou retas.

25 Exemplo

26 7-GRÁFICO SEQUENCIAL E DE CONTROLE O QUE É Gráficos que permitem o monitoramento dos processos. PARA QUE SERVE Para identificar o aparecimento de causas especiais nos processos.

27 7-GRÁFICO DE CONTROLE Tem a mesma finalidade do histograma, porém a vantagem do histograma é identificar de forma mais clara a estrati- ficação; É muito usado em analistas de investimento na bolsa de valores para acompanhar o valor das ações ao longo do tempo. Também conhecida como Carta de controle.

28 Exemplo


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