A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA"— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA

2 OBJETIVOS GERAIS Planejar e executar a gestão de material e patrimônio em sua escola. Integrar a gestão de material e do patrimônio. Identificar soluções para as dificuldades da gestão de material e do patrimônio em sua escola e selecionar prioridades de ação.

3 Desenvolver estratégias de mobilização para um gerenciamento público com controle social do material e do patrimônio da escola. Identificar os dispositivos legais e os procedimentos que regulam a gestão do material e do patrimônio na administração pública. Elaborar propostas para o desenvolvimento da escola como pólo comunitário, de acordo com o seu projeto pedagógico.

4 UNIDADE I O PATRIMÔNIO DA ESCOLA PÚBLICA: O QUE É E DE QUEM É?

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer os conceitos envolvidos com a gestão do material e do patrimônio da escola, com base nas definições de patrimônio material e patrimônio imaterial. Articular a organização do trabalho escolar com a gestão do material e do patrimônio.

6 Construir vínculos entre a gestão do material e do patrimônio e a gestão pedagógica da escola.
Gerir o patrimônio escolar significa não apenas conservar o que se vê como, também, o que ele representa na vida da comunidade escolar e dos que a cercam.

7 O patrimônio material se constitui de bens e imóveis (terreno e prédio) e de bens móveis (mobiliário, equipamentos etc.) entretanto, o conceito de patrimônio relaciona-se, também, ao que chamamos de imaterial, constituído pela identidade da escola, historicamente construída em sua relação com a comunidade, a partir do seu projeto pedagógico e de sua evolução ao longo tempo.

8 UNIDADE II O PATRIMÔNIO, PLANEJAMENTO, IDENTIDADE E AUTONOMIA ESCOLAR.

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar as relações estabelecidas entre a escola e a rede de ensino em que ela se insere e seus reflexos na gestão do material e do patrimônio escolar. Identificar as relações entre patrimônio escolar e a gestão pedagógica da escola. Identificar as responsabilidades do gestor sobre o patrimônio, no contexto da autonomia escolar.

10 A gestão do patrimônio escolar também pode e deve ser exercida no contexto dessa autonomia. Há muitas coisas que o gestor escolar pode resolver diretamente com os meios legais e financeiros de que dispõe. Há outras que escapam a sua esfera de competência, ainda que, no âmbito de seu sistema de ensino, tenha sido conferido amplo grau de autonomia às escolas.

11 UNIDADE III UTILIZAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR

12 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar os conceitos e infra estrutura, equipamentos, material permanente, material de consumo, e material de distribuição gratuita. Relacionar o uso dos recursos materiais com o projeto pedagógico da escola. Planejar o uso dos espaços em articulação com o uso do tempo e dos recursos financeiros da escola . Elaborar o plano de manutenção e conservação do patrimônio escolar e etc.

13 Utilizaremos essa terminologia para classificar os materiais e equipamentos encontrados na escola:
Obras e instalações Equipamentos material permanente Material de consumo Material de distribuição gratuita

14 UNIDADE IV AQUISIÇÃO, REGISTRO, REPOSIÇÃO E ALIENAÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NA ESCOLA.

15 OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Identificar os principais aspectos legais inerentes a contratação de serviços, aquisição, registro e reposição do patrimônio escolar. Estabelecer vinculações entre o processo de contratação de serviços e aquisição, registro e reposição do patrimônio escolar e os objetivos pedagógicos da escola. Enumerar as responsabilidades do gestor escolar em relação a cada fase do processo de gestão do patrimônio escolar: aquisição, registro, manutenção, reposição e alienação.

16 Os tópicos da legislação são pertinentes em especial aqueles referentes as licitações públicas. * Lei nº de 21 de junho de 1993.


Carregar ppt "MÓDULO VII COMO GERENCIAR O ESPAÇO FÍSICO E O PATRIMÔNIO DA ESCOLA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google