A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TOPOGRAFIA APLICADA UNID. 2 - Noções básicas de Cartografia Aula “

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TOPOGRAFIA APLICADA UNID. 2 - Noções básicas de Cartografia Aula “"— Transcrição da apresentação:

1 TOPOGRAFIA APLICADA UNID. 2 - Noções básicas de Cartografia Aula “
TOPOGRAFIA APLICADA UNID Noções básicas de Cartografia Aula “....” - semestre 2009.I Disciplina ECV Turmas A / B Para : Curso de Arquitetura e Urbanismo Profa.: Dra. Dora Orth – ECV / UFSC Arquiteta e Dra Planejamento do Espaço Coordenadora do GrupoGE / Membro da Ruitem

2 Orientação de plantas A posição de um alinhamento na superfície da Terra em relação aos pólos é dada através dos azimutes...ou rumos... O azimute magnético (Az mg) é aquele medido com bússola e se refere ao norte magnético. O azimute verdadeiro é aquele medido através da observação de astros (Sol, estrelas, GPS) e tem o norte verdadeiro com direção. A diferença entre os dois tipos de azimute é a declinação magnética.

3 Azimute ≠ declinação magnética
O azimute é o ângulo medido a partir da direção norte (meridiano magnético ou meridiano verdadeiro/geográfico), no sentido horário, até o alinhamento de interesse. A declinação magnética é o ângulo formado entre os eixos que definem os pólos magnéticos e os pólos verdadeiros (geográficos) do globo terrestre.

4 Observações A agulha imantada da bússola é atraída pelos eixos magnéticos da Terra, que são instáveis e não coincidem com os pólos verdadeiros (geográficos = fixos); A declinação magnética não é constante, e varia em função do espaço (de lugar p/lugar ) e do tempo (variações diurnas, mensais, anuais e seculares ). Az mg = ângulo medido a partir da linha N/S magnético ( meridiano magnético) até o alinhamento = direção instável, medida em campo com bússola ou determinada usando as coordenadas de dois pontos (formando um linha base).; Az verd = ângulo medido a partir da linha N/S verdadeiro (meridiano verdadeiro ou geográfico) até o alinhamento = direção fixa e imutável.

5 Em um levantamento topográfico regular ...
...necessita-se o azimute verdadeiro para calcular as coordenadas UTM. Assim, ou mede-se em campo o azimute verdadeiro, usando GPS ou observações de astros celestes (sol, estrelas); ou mede-se o Az magnético de um dos alinhamento com a bússola (mínimo 3 leituras independentes, para usar a média) e faz-se a conversão para o Az verdadeiro.

6 Para locação de obra utilizando a bússola ...
...a partir de uma planta não recente, deve-se também calcular a declinação atual e fazer as devidas conversões. Se a carta estiver com o azimute magnético antigo, deverá ser atualizado; Se a planta estiver com o azimute verdadeiro, deve ser transformado em azimute magnético atual, para poder ser locado com bússola no terreno.

7 Conversão de Azimutes ... sempre necessita da declinação magnética (  ), cujo cálculo necessita de dados da Carta Magnética do Brasil (Observatório Nacional, RJ/ano ) e a aplicação das fórmulas: Azv = Azmg +   = o + v ( t - to )

8

9 Caso não se tenha uma Carta Magnética confiável...
...pode-se obter o valor da declinação de uma localidade para um determinado ano pelo site da web

10 http://obsn3.on.br/~jlkm/magdec/ Declinação Magnética Observatório Nacional - MCT
Dados de Entrada  Localidade: Florianópolis Ano: 2009 Lat S Long W Alt 11,70m Dados de Saída  (Geomag v Model: WMM-2005) ?????????? Latitude: 27 deg, 35 min, 0 sec Longitude: -48 deg, -30 min, 0 sec Altitude: 0.01 km Data declin -16:10 (graus e minutos) (46: ) ??????

11 Exemplos de valores de declinações magnéticas em Fpolis/SC
31/08/  = - 16 35’ 11” 22/07/  = - 17 05’ 13” 15/05/  = - 17 11’ 37” em 8/jun/2009 = (MG BU/UFSC) (cfe. Cálculo do slide anterior) slide....) (variação aprox. 6’ por ano) Atualmente, a declinação magnética no Brasil é negativa e crescente... Decrescente (oscilações com ciclos de 150 anos aprox.). Considerando que a precisão de leitura do azimute magnético com bússola é de 30’ ou 0,5 (trinta minutos ou meio grau), a variação da declinação em curtos espaços de tempo pode ser menosprezada na maioria das aplicações convencionais de topografia. No entanto, jamais deve ser esquecida a declinação magnética pois seu valor é expressivo em muitos locais do planeta, como o exemplo de Fpolis.

12 Questões: Declinação magnética: Quais os cuidados no uso de bússolas?
o que é; para que serve; como pode ser obtido? Quais os cuidados no uso de bússolas? Como fazer a conversão de um Az a outro (magn ... verd .... magn) ?


Carregar ppt "TOPOGRAFIA APLICADA UNID. 2 - Noções básicas de Cartografia Aula “"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google