A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º SGT BM PAULA 2º SGT BM PAULA. Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. Fogo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º SGT BM PAULA 2º SGT BM PAULA. Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. Fogo."— Transcrição da apresentação:

1 2º SGT BM PAULA 2º SGT BM PAULA

2 Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. Incêndio - É todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastrar e de destruir. Incêndio - É todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastrar e de destruir. Tetraedro do fogo - Para que exista fogo são necessários três elementos essenciais e um quarto fator que é a reação em cadeia: Tetraedro do fogo - Para que exista fogo são necessários três elementos essenciais e um quarto fator que é a reação em cadeia: Combustível - É todo corpo capaz de alimentar o fogo. Ex.: madeira, papel, tinta, algodão, etc. Combustível - É todo corpo capaz de alimentar o fogo. Ex.: madeira, papel, tinta, algodão, etc.

3 Comburente - É o elemento químico existente na atmosfera que alimenta o processo de combustão (alimenta a reação química de oxidação). Ex.: oxigênio. Comburente - É o elemento químico existente na atmosfera que alimenta o processo de combustão (alimenta a reação química de oxidação). Ex.: oxigênio. Calor -É a condição favorável causadora da combustão. Calor - É a condição favorável causadora da combustão. Formas de propagação do calor -Desde que a combustão fique localizada, o fogo não é perigoso. Só a sua extensão no espaço constitui incêndio. A propagação do calor pode fazer-se por três maneiras diferentes: Condução, Convecção e Irradiação. Formas de propagação do calor - Desde que a combustão fique localizada, o fogo não é perigoso. Só a sua extensão no espaço constitui incêndio. A propagação do calor pode fazer-se por três maneiras diferentes: Condução, Convecção e Irradiação.

4

5 Condução - É a transferência de calor através de um corpo sólido de molécula a molécula. Condução - É a transferência de calor através de um corpo sólido de molécula a molécula.

6 Convecção - É a transferência de calor pelo movimento ascendente de massa de gases combustíveis. Convecção - É a transferência de calor pelo movimento ascendente de massa de gases combustíveis.

7 Irradiação - É a transferência de calor por ondas de energia calorífica que se deslocam através do espaço. Irradiação - É a transferência de calor por ondas de energia calorífica que se deslocam através do espaço.

8

9 Classificação dos incêndios quanto ao combustível - Os combustíveis têm propriedades que são inerentes ao seu estado físico, a sua natureza química e a função que exercem, e por isso queimam de maneira diferente. Dessa forma classificamos os incêndios em quatro classes: Classificação dos incêndios quanto ao combustível - Os combustíveis têm propriedades que são inerentes ao seu estado físico, a sua natureza química e a função que exercem, e por isso queimam de maneira diferente. Dessa forma classificamos os incêndios em quatro classes: Classe A - São os incêndios que ocorrem em combustíveis comuns e que queimam em superfície e em profundidade. Ex.: madeiras, fardos de algodão, etc. Classe A - São os incêndios que ocorrem em combustíveis comuns e que queimam em superfície e em profundidade. Ex.: madeiras, fardos de algodão, etc. Classe B - São os incêndios que ocorrem em todos os líquidos inflamáveis e que queimam apenas em superfície. Ex.: gasolina, óleo diesel, tinta, etc. Classe B - São os incêndios que ocorrem em todos os líquidos inflamáveis e que queimam apenas em superfície. Ex.: gasolina, óleo diesel, tinta, etc.

10 Classe C - São os incêndios em material elétrico em carga (energizado). Ex.: motores elétricos, computadores, etc. Classe C - São os incêndios em material elétrico em carga (energizado). Ex.: motores elétricos, computadores, etc. Classe D - São os incêndios especiais. Ex.: magnésio, zinco, potássio, etc. Classe D - São os incêndios especiais. Ex.: magnésio, zinco, potássio, etc.

11

12 Métodos de extinção de incêndio - Os métodos de extinção visam desagregar um dos três elementos que formam o triângulo do fogo. Os métodos podem ser empregados isoladamente ou simultaneamente. Métodos de extinção de incêndio - Os métodos de extinção visam desagregar um dos três elementos que formam o triângulo do fogo. Os métodos podem ser empregados isoladamente ou simultaneamente. Resfriamento - Consiste na redução da quantidade de calor presente na reação. Resfriamento - Consiste na redução da quantidade de calor presente na reação. Abafamento - Tem por objetivo isolar o oxigênio do processo de combustão. Abafamento - Tem por objetivo isolar o oxigênio do processo de combustão. Isolamento - Visa desagregar do processo de combustão o elemento combustível. Isolamento - Visa desagregar do processo de combustão o elemento combustível.

13

14 Agentes extintores - são substâncias empregadas para extinguir a combustão. Existem inúmeros agentes extintores, sendo os mais empregados os de mais baixo custo, facilidade de obtenção e bom rendimento operacional. Agentes extintores - são substâncias empregadas para extinguir a combustão. Existem inúmeros agentes extintores, sendo os mais empregados os de mais baixo custo, facilidade de obtenção e bom rendimento operacional. Água - É o agente extintor universal, sendo o de mais fácil obtenção, mais baixo custo e de maior rendimento operacional. Água - É o agente extintor universal, sendo o de mais fácil obtenção, mais baixo custo e de maior rendimento operacional. Espuma - É um aglomerado de partículas de solução aquosa de baixa densidade. Atua por abafamento e é indicada para líquidos inflamáveis. Espuma - É um aglomerado de partículas de solução aquosa de baixa densidade. Atua por abafamento e é indicada para líquidos inflamáveis.

15 Pó Químico Seco (PQS) - É uma mistura de pós micropulverizados constituídos basica- mente, de bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio. Pó Químico Seco (PQS) - É uma mistura de pós micropulverizados constituídos basica- mente, de bicarbonato de sódio ou bicarbonato de potássio. Gás Carbônico (CO²) - É um gás incolor, inodoro (sem cheiro), não tóxico e não condutor de eletricidade. Gás Carbônico (CO²) - É um gás incolor, inodoro (sem cheiro), não tóxico e não condutor de eletricidade.

16

17 Extintores de Incêndio - Extintores são recipientes metálicos que contêm em seu interior agente extintor para o combate imediato e rápido a princípios de incêndio. Extintores de Incêndio - Extintores são recipientes metálicos que contêm em seu interior agente extintor para o combate imediato e rápido a princípios de incêndio. Podem ser portáteis ou sobre rodas, conforme o tamanho e a operação. Classificam-se conforme a classe de incêndio a que se destinam: A, B, C e D. Para cada classe de incêndio há um ou mais extintores adequados.

18 Todo o extintor possui, em seu corpo, rótulo de identificação facilmente localizável. O rótulo traz informações sobre as classes de incêndio para as quais o extintor é indicado e instruções de uso.

19

20 OS EXTINTORES PODEM SER: Extintor de Água (Pressurizado) CARACTERÍSTICAS Capacidade10 litros Unidade extintora10 litros AplicaçãoIncêndio Classe A Alcance médio do jato 10 metros Tempo de descarga60 segundos Funcionamento: a pressão interna expele a água quando o gatilho é acionado.

21 Extintor de Espuma Mecânica (Pressurizado) CARACTERÍSTICAS Capacidade9 litros(Mistura de Água e LGE) Unidade extintora9 litros AplicaçãoIncêndios Classe A e B Alcance médio do jato 5 metros Tempo de descarga 60 segundos Funcionamento: A mistura de água e LGE já está sob pressão, sendo expelida quando acionado o gatilho; ao passar pelo esguicho lançador, ocorre o arrastamento do ar atmosférico e o batimento, formando a espuma.

22 Extintor de Pó Químico Seco (Pressurizado) CARACTERÍSTICAS Capacidade1,2,4,6,8 e 12 Kg Unidade extintora4 kg AplicaçãoIncêndios Classe B e C. Classe D utilizando pó quimíco seco es- pecial. Alcance médio do jato 5 metros Tempo de descarga 15 segundos pa- ra extintor de 4 Kg e 25 segun- dos para extintor de 12 Kg Funcionamento: O pó sob pressão é expelido quando o gatilho é acionado.

23 Extintor de Gás Carbônico – (CO²) (Pressurizado) CARACTERÍSTICAS Capacidade2,4 e 6 Kg Unidade extintora6 kg AplicaçãoIncêndios Classe B e C. Alcance médio do jato 2,5 metros Tempo de descarga 25 segundos Funcionamento: O gás é armazenado sob pressão e liberado quando acionado o gatilho. Cuidados: Segurar pelo punho do difusor, quando da operação.

24

25 O abandono deve ser sempre pelas escadas;O abandono deve ser sempre pelas escadas; Sempre em fila Indiana e próximo ao corrimão;Sempre em fila Indiana e próximo ao corrimão; O meio da escada deve ficar livre para a ação dos bombeiros;O meio da escada deve ficar livre para a ação dos bombeiros; O abandono nunca deve ser pelo elevadores, você poderá ficar preso;O abandono nunca deve ser pelo elevadores, você poderá ficar preso; Mantenha-se calmo e tente acalmar as outras pessoas;Mantenha-se calmo e tente acalmar as outras pessoas; Controle o pânico, pois ele poderá ser seu pior inimigo;Controle o pânico, pois ele poderá ser seu pior inimigo;

26 Se um incêndio ocorrer em seu PRÉDIO ou no seu apartamento, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditarem que um incêndio pode se alastrar com rapidez.Se um incêndio ocorrer em seu PRÉDIO ou no seu apartamento, saia imediatamente. Muitas pessoas morrem por não acreditarem que um incêndio pode se alastrar com rapidez. Procure conhecer o equipamento de Com- bate a Incêndio para utilizá-lo com efici- ência em caso de emergência.Procure conhecer o equipamento de Com- bate a Incêndio para utilizá-lo com efici- ência em caso de emergência.

27 Só combata o Incêndio, se você souber manu- sear, com eficiência os equipamentos de Com- bate.Só combata o Incêndio, se você souber manu- sear, com eficiência os equipamentos de Com- bate. Não use elevadores. Desça pelas escadas. Só suba se realmente for impossível descer. O fogo e o calor caminham sempre para cima. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores. Feche todas as portas que ficarem atrás de você.Não use elevadores. Desça pelas escadas. Só suba se realmente for impossível descer. O fogo e o calor caminham sempre para cima. Um incêndio razoável pode determinar o corte de energia para os elevadores. Feche todas as portas que ficarem atrás de você.

28 Um prédio pode lhe dar várias opções de salvamento. Conheça-as previamente. NÃO salte do prédio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos.Um prédio pode lhe dar várias opções de salvamento. Conheça-as previamente. NÃO salte do prédio. Muitas pessoas morrem sem imaginar que o socorro pode chegar em poucos minutos. Se houver pânico na saída principal, mantenha-se afastado da multidão. Procure outra saída. Uma vez que você tenha conseguido escapar, NÃO RETORNE.Se houver pânico na saída principal, mantenha-se afastado da multidão. Procure outra saída. Uma vez que você tenha conseguido escapar, NÃO RETORNE.

29 Não tente salvar objetos. Primeiro salve a sua Vida.Não tente salvar objetos. Primeiro salve a sua Vida. Se você não puder sair, mantenha-se atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como couraça. Procure um lugar perto de janelas e abra-as em cima e embaixo. Calor e fumaça tendem a sair por cima. Você poderá respirar pela abertura inferior.Se você não puder sair, mantenha-se atrás de uma porta fechada. Qualquer porta serve como couraça. Procure um lugar perto de janelas e abra-as em cima e embaixo. Calor e fumaça tendem a sair por cima. Você poderá respirar pela abertura inferior.

30 Mantenha-se vesti- do e molhe suas roupas.Mantenha-se vesti- do e molhe suas roupas. Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, fique junto ao piso, onde o ar é sempre melhor. Se possível, fique perto de uma janela, de onde poderá chamar por socorro.Se você ficar preso em uma sala cheia de fumaça, fique junto ao piso, onde o ar é sempre melhor. Se possível, fique perto de uma janela, de onde poderá chamar por socorro.

31 Se você puder sair, respire pelo nariz, em rápidas inalações, e rasteje para a saída, pois o ar é mais puro junto ao chão.Se você puder sair, respire pelo nariz, em rápidas inalações, e rasteje para a saída, pois o ar é mais puro junto ao chão. Preso dentro de uma sala, jogue pela janela tudo que puder se queimar facilmente: cortinas, tapetes, cadeiras, plásticos, etc. Com ajuda de uma mesa deitada, tampo voltado para o fogo, proteja- se do calor irradiado, que se propaga em linha reta.Preso dentro de uma sala, jogue pela janela tudo que puder se queimar facilmente: cortinas, tapetes, cadeiras, plásticos, etc. Com ajuda de uma mesa deitada, tampo voltado para o fogo, proteja- se do calor irradiado, que se propaga em linha reta.

32 Ao abrir uma porta, proteja-se contra a parede. O fogo que deve estar do outro lado poderá atingi-lo diretamente no rosto, ao receber o jato frio da porta aberta.Ao abrir uma porta, proteja-se contra a parede. O fogo que deve estar do outro lado poderá atingi-lo diretamente no rosto, ao receber o jato frio da porta aberta.

33

34 Evite arrombar jane- las e portas em caso de incêndio antes da chegada dos bombei- ros. A penetração do ar irá ativar as cha- mas. Não interfira nos serviços de extinção de incêndios. Isto é tarefa dos bombeiros. (Pesso- as sem o devido treina- mento podem se ma- chucar). Não interfira nos serviços de extinção de incêndios. Isto é tarefa dos bombeiros. (Pesso- as sem o devido treina- mento podem se ma- chucar).

35 Motorizado ou mesmo a pé, assim que ouvir as sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros, facilite a passagem imediatamente. Motorizado ou mesmo a pé, assim que ouvir as sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros, facilite a passagem imediatamente. Não estacione o seu carro junto ao hidrante de coluna ou em áreas reservadas para o Corpo de Bombeiros. Isso dificulta as manobras das viaturas. Não estacione o seu carro junto ao hidrante de coluna ou em áreas reservadas para o Corpo de Bombeiros. Isso dificulta as manobras das viaturas.

36 Endereço correto do local onde está ocorrendo o Incêndio. Endereço correto do local onde está ocorrendo o Incêndio. LIGUE IMEDIATAMENTE Número do Telefone de onde está falando. Número do Telefone de onde está falando. Nome completo de quem está falando. Nome completo de quem está falando. Relato do que está acontecendo. Relato do que está acontecendo. Ponto de Referência. Ponto de Referência.

37 VIDAS ALHEIAS RIQUEZAS SALVAR


Carregar ppt "2º SGT BM PAULA 2º SGT BM PAULA. Fogo - É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. Fogo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google