A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos Minerais do Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos Minerais do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Minerais do Brasil
GEOGRAFIA Recursos Minerais do Brasil Janiere Mendonça 2a Série CELM

2 Mineral (química), em mineralogia e geologia, compostos e elementos químicos formados por processos inorgânicos. Podem ser classificados segundo sua composição química, tipo de cristal, dureza e aparência. Os depósitos de minerais metálicos de valor econômico e cujos metais são exportados chamam-se jazidas. Jazida mineral, depósito natural de minerais, inclusive, os de origem orgânica, cuja ocorrência se dá de forma concentrada em certos pontos da superfície terrestre. As mais usuais classificações de jazida são as que se baseiam na origem, profundidade ou aproveitamento. Mineralogia, identificação de minerais e estudo de suas propriedades, origem e classificação. As propriedades dos minerais são estudadas de acordo com as subdivisões correspondentes. A mineralogia química estuda a composição química, a mineralogia física estuda as propriedades físicas e a cristalografia estuda as formas cristalinas que os minerais adotam. As propriedades e a classificação dos minerais individuais, sua localização, as formas que ele assume e seus usos correspondem à mineralogia descritiva. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

3

4 Escala de dureza de Mohs
A dureza de um material determina sua durabilidade. A escala de Mohs é utilizada para avaliar a dureza relativa de uma amostra, realizando testes de arranhadura sobre ela. MINERAL DUREZA TESTE COMUM Talco Gesso 1 2 É arranhado com a unha Calcita 3 É arranhado com uma moeda de cobre Fluorita Apatita 4 5 É arranhado com a lâmina de uma faca ou o vidro de uma janela Feldspato Quartzo Topázio Corindo Arranha a lâmina de uma faca ou o vidro de uma janela Diamante 10 Arranha todos os materiais comuns

5 Reservas de ferro * Controlada por multinacionais; * De todos os minerais, o ferro é o principal do Brasil. Possui a 5ª maior reserva do mundo e é o 2º maior produtor; * Locais: quadrilátero ferrífero (MG), (MT) e Serra dos Carajás (PA); * Explorado pela Vale que exporta pelo porto de Tubarão (ES) e (RJ); * Destinos: Japão e União Europeia (60%) e mercado interno (40%); * Problemas: falta de fonte de energia do carvão (impuro/SC); * Solução: queima de vegetação nativa; * Atende a siderurgia do sudeste do Brasil, onde estão instaladas a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)/RJ, a Usina Siderúrgica de Minas Gerais (Usiminas)/MG e a Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa)/SP, todas privatizadas nos anos 1990.

6 Manganês * É a 5ª maior reserva do mundo e o 3º maior produtor; * As maiores áreas de reservas estão na Serra dos Carajás(PA) no maciço Urucum (MS) e quadrilátero ferrífero (MG); * Um destaque especial é para o Amapá, que é explorada por uma subsidiaria norte-americana que já exauriu a sua maior parte do manganês, enviando – o para os EUA; * Para o mercado interno, a produção é da região sudeste;

7 Cassiterita * O Brasil possui 7% das reservas mundiais, segundo maior do globo, responsáveis para a confecção de latas de alimentos e bebidas; (estanho). * Há reservas no PA, AM, MT, GO e MG, com destaque para Rondônia (grande produtor brasileiro). Bauxita * O Brasil tem 20% das reservas mundiais onde se extrai o alumínio, possuindo o 3º lugar em produção. * O PA detém a maior área, 45%, onde são encaminhados para a Vale e depois de beneficiado, é exportado. * Com o grande uso de energia, fez-se necessário construir a hidrelétrica do Tucuruí (PA). * Um grave problema é a poluição ambiental, pois a produção de rejeitos chega a 3,5 milhões de toneladas, despejadas no lago Batata.

8

9 Níquel * O Brasil tem a 3ª maior reserva mundial. * No Brasil o destaque vai para o município de Niquelândia (GO) como o maior produtor nacional, em seguida para MG. Ouro * As maiores reservas de ouro no mundo estão na África do Sul e Usbequistão. * No Brasil as reservas aparecem em MG (empresarial), GO, BA, RO, MT e PA (quando há descoberta). * O achado de uma jazida atrai o emprego para garimpeiros, e ao mesmo tempo uma reorganização no espaço. * A exploração é realizada de forma rudimentar, sem cuidados para o meio ambiente ou saúde, pois se utiliza mercúrio para separar o ouro da rocha. O mercúrio é altamente tóxico que ao se acumular no organismo pode causar mutações genéticas.

10

11

12 * Estima-se que 200 toneladas de mercúrio são lançados nos rios da Amazônia por ano.
* A produção do Brasil é difícil de calcular, pois a maior parte é contrabandeada para o exterior ou através do mercado paralelo. * A última jazida foi encontrada na serra dos Carajás (150t), a ser explorada pela Vale e empresas estrangeiras. Cobre * Apesar de muita reserva de cobre, há necessidade de importação, pois contém baixo teor de metal e a produção é suficiente. * As áreas de destaque são PA, GO e BA.

13 Sal * Mineral não metálico, o sal é usado na indústria química, na pecuária, na alimentação humana e outros fins industriais. * O destaque é para o RN com mais de 95% da produção nacional (Areia Branca, Mossoró e Macau). Assim como no RN, no Rio de Janeiro a produção é natural. Já na Bahia e em Alagoas o sal é extraído de depósitos minerais.

14 Petróleo e gás:

15 Principais tipos de plataformas:
Plataforma Fixa: produção e perfuração (até 100m de lâmina d’água) Plataforma Fixa Auto-elevatória (Jack-up Rig): principalmente para perfuração (até 90m) Plataforma Semi-submersíveis: principalmente utilizadas na perfuração (mais de 100m de profundidade) Navios-sonda: serve de apoio as plataformas fixas e auxilia na perfuração (Navios-tender)

16 Panorama nacional: Petróleo Gás

17 Pré-sal: O Pré-Sal é um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal, estendendo-se nordeste ao sul, com a principal área localizada do Alto de Vitória (Bacia de Campos) ao Alto de Florianópolis (Bacia de Santos), variando a sua espessura entre 200m e 2000m.

18

19

20


Carregar ppt "Recursos Minerais do Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google