A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1904: início da ocupação da região de Cambará (Norte Velho). Neste período, nas terras à oeste do rio Tibagi, a ocupação se dava lentamente por ações ineficazes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1904: início da ocupação da região de Cambará (Norte Velho). Neste período, nas terras à oeste do rio Tibagi, a ocupação se dava lentamente por ações ineficazes."— Transcrição da apresentação:

1 1904: início da ocupação da região de Cambará (Norte Velho). Neste período, nas terras à oeste do rio Tibagi, a ocupação se dava lentamente por ações ineficazes do Estado; Ocupação do norte do Paraná 1922: o governo estadual começa a conceder terras a empresas de colonização e em 1924 inicia-se a história da Cia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltd., que deu grande impulso ao processo desenvolvimentista na região norte.

2 Apesar do início meio frustrante em decorrência dos baixos preços agrícolas no mercado internacional, o desenvolvimento teve início, com a companhia ganhando o slogan de a mais notável obra de colonização que o Brasil já viu; A repartição dos terrenos se deu em lotes relativamente pequenos. Os ingleses promoveram, desta forma, uma verdadeira reforma agrária, sem intervenção do Estado, no Norte do Paraná. Ocupação do norte do Paraná

3 Londrina surgiu em 1929, como primeiro posto avançado deste projeto inglês. No dia 21/08/1929, chegou a primeira expedição da Companhia ao local denominado Patrimônio Três Bocas; O nome Londrina foi uma homenagem prestada a Londres – pequena Londres. A criação do Município ocorreu cinco anos mais tarde, através do Decreto Estadual n.º 2.519, assinado pelo interventor Manoel Ribas, em 3 de dezembro de Sua instalação foi em 10 de dezembro do mesmo ano. 1935: 1ª estação rodoviária de Londrina 1938: Colégio Mãe de Deus nas atuais instalações 1ª catedral de Londrina, inaugurada em 19 de agosto de 1934 Ocupação do norte do Paraná

4 A geada de 1975: em julho de 1975 a geada chegou sinistra, disfarçada de chuva. Sem aviso, a geada queimou o ouro verde do Norte do Estado, esteio da cafeicultura brasileira. A madrugada do dia 18, sexta-feira, foi de perplexidade. Nas horas mais frias os termômetros despencaram e de repente nada mais restou;

5

6 População paranaense: Principais cidades (tamanho da população – Censo de 2010) Curitiba: Londrina: Maringá: P. Grossa: Cascavel: S. J. dos Pinhais: F. do Iguaçu: Colombo: Guarapuava: Paranaguá: Indicadores socioeconômicos Crescimento demográfico: 9% (entre 2000 e 2010 ) População urbana: 85,3% (2010) Acesso à água: 87,1% Acesso à rede de esgoto: 71,5% Mortalidade infantil: 18,6 por mil Analfabetismo: 6,5% Analfabetismo funcional: 19% Obs.: exceto crescimento demográfico e população urbana, todos dados de 2007.

7 IVJ: O Índice de Vulnerabilidade Juvenil fez um estudo em 266 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, analisando o quanto a população de 12 a 29 anos está exposta à violência. O estudo mostra que o grau de exposição dessa faixa etária à violência é considerado muito alto em 10 cidades: Itabuna (BA), Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR), Camaçari (BA), Governador Valadares (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teixeira de Freitas (BA), Linhares (ES) e Serra (ES). Maringá figura com o IVJ de 0,284, índice considerado baixo, e aparece como a cidade que menos expõe jovens à violência no Paraná. Entre os municípios menos vulneráveis à violência no Brasil, Maringá esta na 27.ª colocação. Revista Época (24/11/2009) Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência

8 IDH dos estados brasileiros

9 Reservas indígenas do Paraná Existem no Estado aproximadamente 9015 Indígenas, habitando ,30 hectares de terra. Esta área está distribuída em 17 terras abrigando as etnias Kaingang, Guarani e 6 remanescentes do povo Xetá.

10


Carregar ppt "1904: início da ocupação da região de Cambará (Norte Velho). Neste período, nas terras à oeste do rio Tibagi, a ocupação se dava lentamente por ações ineficazes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google