A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sérgio Lenz Fones (48) ou MSN: E B D Li ç ão 12 18/12/2011 Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL

2 Lição de Dezembro de 2011 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Co 6:14) Texto Áureo VERDADE PRÁTICA O casamento não é um mero contrato social, mas uma instituição divina que tem de ser levada a sério e firmada de acordo com a vontade de Deus.

3 Esboço da Lição: 3 – RESPONSABILIDADE MINISTERIAL ACERCA DO CASAMENTO 2 – O CASAMENTO MISTO NO TEMPO DE NEEMIAS 1 – O CASAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO

4 I N T R O D U Ç Ã O Veremos nessa lição como o cristão deve encarar o casamento e entender que uniões mistas sempre prejudicaram o povo de Deus. Colocar-se em um jugo desigual não é o objetivo divino para o casamento. Este não é mero contrato social ou subproduto da cultura humana. É antes de tudo uma instituição divina para preservar a moral e as bençãos divinas sobre o homem. Entender isso é entender que o nosso Deus é um Deus amoroso que só quer o bem das criaturas humanas.

5 … para começar… Para destruir uma sociedade basta deteriorar o relacionamento familiar Sérgio Lenz – 04/02/09

6 1.1 – A Natureza do Casamento: Fatores que levam a um bom casamento: a. Correta união (homem + mulher + Deus) b. Amor mútuo e pleno do casal. c. Maturidade dos dois. Os atos do coração no namoro, noivado e casamento devem ser presididos pela mente controlada pelo Espírito Santo. d. O casamento deve ser feito "no Senhor". (1Co 7:39) - A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. e. Evitar o "jugo desigual". (2Co 6:14) - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? f. A preparação dos noivos para o casamento, materialmente e psicologicamente.

7 1.2 – Casamentos Proibidos: Entre os que erraram podemos citar:

8 1 – Segundo a lição, o que é casamento? 2 – Qual a ordenança de Deus aos israelitas após saírem do Egito?

9 2.1 – A Constatação do Erro: Neemias apenas constatou o óbvio: No passado, Salomão, entre outros líderes, havia cometido o mesmo erro e pagara um preço alto. No presente, o desânimo e a indiferença levaram os judeus a repetirem o erro e a semeadura. No futuro (se houvesse um) a linhagem messiânica ficaria seriamente comprometida se alguma atitude não fosse tomada. E nós? Qual a preocupação com o futuro da igreja ao observarmos o procedimento de nossos filho?

10 2.2 – As Consequências do Casamento Misto: Podemos apontar como consequências: 1.A perda das referências culturais. 2.A perda da identidade espiritual. 3.A aceitação da idolatria. 4.A deterioração moral da sociedade. 5.Enfim, o abandono da vontade divina.

11 3 – Quais as consequências das famílias judaicas após contraírem uniões mistas?

12 3.1 – O Jugo Desigual: Neemias conhecia bem o princípio bíblico/divino da benção: Era preciso colocar, não somente a administração, mas também a casa em ordem… Com mistura entre crentes e ímpios, jamais obtem-se a aprovação divina.

13 3.2 – As Consequências do Jugo Desigual:

14 3.3 – Uma Recomendação Sempre Atual: Dois cristãos que estão contemplando o casamento devem ter: 1. A mesma disposição mental e o mesmo parecer sobre a natureza do próprio casamento (união de duas pessoas até que a morte nos separe). 2.Os papéis de cada um no casamento (maridos como líderes amorosos e esposas como auxiliadoras submissas, assim refletindo o relacionamento de Cristo para com a Igreja). 3.Os propósitos do casamento (companheirismo íntimo e auxílio mútuo, criar crianças santas, e evitar a fornicação). 4.Eles devem, também, e obviamente, ter a mesma disposição mental e o mesmo parecer no que diz respeito à doutrina bíblica, conforme ela está resumida nas confissões Reformadas. Extraído de Artigo: Casamento no Senhor. Rev. Angus Stewart. Tradução: Mateus Mota

15 5 – Você tem pedido a Deus direção para a sua vida sentimental? 4 – Como Neemias reagiu aos casamentos mistos dos israelitas?

16 Deus instituiu o casamento para ser uma bênção. No entanto precisamos obedecer ao SENHOR, para que as suas promessas se cumpram em nossas vidas. Não podemos esquecer os conselhos bíblicos quanto à vida conjugal. Que a Igreja esteja sempre atenta quanto à preservação dos valores familiares cristãos.


Carregar ppt "Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google