A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO SOURCES OF KNOWLEDGE FONTES DO CONHECIMENTO INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Prof. Bento Outubro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO SOURCES OF KNOWLEDGE FONTES DO CONHECIMENTO INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Prof. Bento Outubro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO SOURCES OF KNOWLEDGE FONTES DO CONHECIMENTO INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Prof. Bento Outubro de 2011

2 PLANO 1. FONTES DO CONHECIMENTO 2. CONHECIMENTO DEDUTIVO 3. CONHECIMENTO INDUTIVO 4. CONHECIMENTO CIENTIFICO 5. INVESTIGAÇÃO 6. INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL

3 É através da realização de pesquisas que se chega a produzir novos conhecimentos ou aprofundar tudo o que já foi construído em termos de avanço científico e tecnológico. Podemos afirmar que a investigação é tão antiga quanto a própria evolução humana e que a sistematização do conhecimento foi tomando forma a cada etapa da história da humanidade. Nos primórdios da civilização, a pesquisa era considerada meramente como um estudo teórico, sem experimentações para testar hipótese ou variáveis. É através da realização de pesquisas que se chega a produzir novos conhecimentos ou aprofundar tudo o que já foi construído em termos de avanço científico e tecnológico. Podemos afirmar que a investigação é tão antiga quanto a própria evolução humana e que a sistematização do conhecimento foi tomando forma a cada etapa da história da humanidade. Nos primórdios da civilização, a pesquisa era considerada meramente como um estudo teórico, sem experimentações para testar hipótese ou variáveis.

4 ALTHOUGH THERE ARE OTHER SOURCES OF KNOWLEDGE, SUCH AS EXPERIENCE, AUTHORITY, AND TRADITION, IT IS SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT THE EDUCATIONAL PROCESS THAT MAKES THE MOST VALUABLE CONTRIBUTION TO DECISION MAKING IN EDUCATION. ALTHOUGH THERE ARE OTHER SOURCES OF KNOWLEDGE, SUCH AS EXPERIENCE, AUTHORITY, AND TRADITION, IT IS SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT THE EDUCATIONAL PROCESS THAT MAKES THE MOST VALUABLE CONTRIBUTION TO DECISION MAKING IN EDUCATION.

5 FONTES DO CONHECIMENTO COMO É QUE OS HOMENS ATRAVÉS DA HISTÓRIA TÊM PROCURADO RESPOSTAS PARA AS SUA PERGUNTAS? COMO É QUE OS HOMENS ATRAVÉS DA HISTÓRIA TÊM PROCURADO RESPOSTAS PARA AS SUA PERGUNTAS? 1. Experiência 2. Autoridade 3. Dedução 4. Indução 5. Abordagem científica

6 EXPERIENCE EXPERIENCE If we were not able to profit from experience, progress would be severely retarded. In fact, this ability to learn from experience is generally considered a prime characteristic of intelligent behavior. If we were not able to profit from experience, progress would be severely retarded. In fact, this ability to learn from experience is generally considered a prime characteristic of intelligent behavior. AUTORIDADE AUTORIDADE We accept as truth the word of those recognized as authorities. To know the population of Portugal, one turns to the Census Bureau Reports. A student looks up the correct pronunciation of a word in the dictionary. We accept as truth the word of those recognized as authorities. To know the population of Portugal, one turns to the Census Bureau Reports. A student looks up the correct pronunciation of a word in the dictionary.

7 Como é que a autoridade adquiriu o conhecimento? Relacionadas com autoridade estão os costumes e as tradições. Como é que isto se fez no passado? Como é que a autoridade adquiriu o conhecimento? Relacionadas com autoridade estão os costumes e as tradições. Como é que isto se fez no passado? Como origem da verdade, a autoridade tem as suas limitações. A autoridade pode estar errada. As autoridades podem discordar entre si. Pode basear-se mais na opinião que nos factos. Como origem da verdade, a autoridade tem as suas limitações. A autoridade pode estar errada. As autoridades podem discordar entre si. Pode basear-se mais na opinião que nos factos. CONHECIMENTO DEDUTIVO CONHECIMENTO DEDUTIVO Aristotles and his followers introduced the use of deductive reasoning, which can be described as a thinking process in which one proceeds from general to specific statements using prescribed rules of logic. Um dos mais importantes aspectos do conhecimento dedutivo é o silogismo: Um dos mais importantes aspectos do conhecimento dedutivo é o silogismo: TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS O REI É UM HOMEM LOGO, O REI É MORTAL Aristóteles 384 a. C. - 322 a. C.

8 O método dedutivo é uma forma de raciocínio que parte do geral para o menos geral ou particular. Reformula ou enuncia de modo explícito a informação já contida nas premissas. O método dedutivo é uma forma de raciocínio que parte do geral para o menos geral ou particular. Reformula ou enuncia de modo explícito a informação já contida nas premissas. TODOS OS A SÃO B TODOS OS C SÃO A LOGO, TODOS OS C SÃO B Os argumentos matemáticos são todos dedutivos. Os teoremas são todos demonstrados a partir de axiomas e postulados. Os argumentos matemáticos são todos dedutivos. Os teoremas são todos demonstrados a partir de axiomas e postulados.

9 No conhecimento dedutivo, se as premissas são verdadeiras, a conclusão é necessariamente verdadeira. No conhecimento dedutivo, se as premissas são verdadeiras, a conclusão é necessariamente verdadeira. Contudo, o conhecimento dedutivo tem as suas limitações. Tem de partir de premissas verdadeiras para chegar a conclusões verdadeiras. Contudo, o conhecimento dedutivo tem as suas limitações. Tem de partir de premissas verdadeiras para chegar a conclusões verdadeiras. In spite of its limitations, deductive reasoning is usefull in the research process. It provides a means for linking theory and observation. It enables researchers to deduce from existing theory what phenomena should be observed. Deduction from theory can provide hypotheses, which are a vital part os scientific inquiry. In spite of its limitations, deductive reasoning is usefull in the research process. It provides a means for linking theory and observation. It enables researchers to deduce from existing theory what phenomena should be observed. Deduction from theory can provide hypotheses, which are a vital part os scientific inquiry.

10 CONHECIMENTO INDUCTIVO CONHECIMENTO INDUCTIVO It was Francis Bacon (1561- 1626) who first called for a new approach to knowing. He believed that an investigator should establish general conclusions on the basis of facts gathered through direct observation. For Bacon, obtaining knowledge required that one observe nature itself, gather particular facts, and formulate generalizations from these findings. It was Francis Bacon (1561- 1626) who first called for a new approach to knowing. He believed that an investigator should establish general conclusions on the basis of facts gathered through direct observation. For Bacon, obtaining knowledge required that one observe nature itself, gather particular facts, and formulate generalizations from these findings. Francis Bacon 1561-1626

11 EXEMPLOS: EXEMPLOS: Deductivo: Todo o mamífero tem pulmões Todos os coelhos são mamíferos Todos os coelhos são mamíferos Logo, todo o coelho tem pulmões Logo, todo o coelho tem pulmões Inductivo: Todo o coelho que já alguma vez foi observado tem pulmões Logo, todo o coelho tem pulmões Logo, todo o coelho tem pulmões In order to be absolutely certain of an inductive conclusion, the investigator must observe all examples. In order to be absolutely certain of an inductive conclusion, the investigator must observe all examples. Inductive conclusions can be absolute only when the group about which they are asserted is small Inductive conclusions can be absolute only when the group about which they are asserted is small

12 O método indutivo parte de dados particulares, suficientemente constatados e infere uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Ou seja, parte dos factos particulares observados para chegar a uma proposição geral do conjunto da realidade empírica. O método indutivo parte de dados particulares, suficientemente constatados e infere uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Ou seja, parte dos factos particulares observados para chegar a uma proposição geral do conjunto da realidade empírica. A indução é uma operação lógica que vai do particular ao geral. Representa um salto em frente no conhecimento, traduzido no enriquecimento da informação derivada do exame de acontecimentos particulares. A partir das premissas tira-se uma conclusão. A indução é uma operação lógica que vai do particular ao geral. Representa um salto em frente no conhecimento, traduzido no enriquecimento da informação derivada do exame de acontecimentos particulares. A partir das premissas tira-se uma conclusão.

13 O objectivo é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se baseiam. O caminho vai do particular ao nível mais geral, dos indivíduos às espécies, dos factos às leis. O objectivo é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se baseiam. O caminho vai do particular ao nível mais geral, dos indivíduos às espécies, dos factos às leis. Exemplo: o corvo 1 é negro, o corvo 2 é negro, o corvo 3 é negro, o corvo n é negro. Logo: todos os corvos são negros. Exemplo: o corvo 1 é negro, o corvo 2 é negro, o corvo 3 é negro, o corvo n é negro. Logo: todos os corvos são negros.

14 ETAPAS FUNDAMENTAIS DA INDUÇÃO: 1. Observação dos fenómenos 2. Descoberta da relação entre os fenómenos 3. Generalização da relação. Exemplo: 1º Observo que Pedro, José, João, etc. são mortais 2º Verifico a relação entre ser homem e ser mortal 2º Verifico a relação entre ser homem e ser mortal 3º Generalizo dizendo que todos os homens são mortais 3º Generalizo dizendo que todos os homens são mortais Pedro, José, João,… são mortais Ora, Pedro, José, João,… são homens Logo, todos os homens são mortais.

15 ABORDAGEM CIENTÍFICA ABORDAGEM CIENTÍFICA It was found that many problems could not be solved by induction alone. It was inevitable that scholars would soon learn to integrate the most important aspects of the inductive and deductive methodos into a new technique, namely, the inductive-deductive method, or the scientific approach. It was found that many problems could not be solved by induction alone. It was inevitable that scholars would soon learn to integrate the most important aspects of the inductive and deductive methodos into a new technique, namely, the inductive-deductive method, or the scientific approach. Charles Darwin, in the development of his theory of evolution, is generally recognized as the first to apply this method in the pursuit of knowledge. Charles Darwin, in the development of his theory of evolution, is generally recognized as the first to apply this method in the pursuit of knowledge.

16 Scientific approach is generaly described as a process in which investigators move inductively from their observations to hypotheses and then deductively from the hypotheses to the logical implications of the hypotheses. Scientific approach is generaly described as a process in which investigators move inductively from their observations to hypotheses and then deductively from the hypotheses to the logical implications of the hypotheses. The use of the hypotheses is a principal difference between the scientific approach and inductive reasoning. The use of the hypotheses is a principal difference between the scientific approach and inductive reasoning. In inductive reasoning one makes observations first and then organizes the information gained. In inductive reasoning one makes observations first and then organizes the information gained. In the scientific approach one reasons what one would find if a hypothesis is true and then makes systematic observations in order to confirm or fail to confirm the hypothesis. In the scientific approach one reasons what one would find if a hypothesis is true and then makes systematic observations in order to confirm or fail to confirm the hypothesis.

17

18 AN EXAMPLE OF THE SCIENTIFIC APPROACH Robert Pirsig provides a vivid and succinct description of the scientific approach by comparing it to the process of maintaining a motorcycle in good working order: Robert Pirsig provides a vivid and succinct description of the scientific approach by comparing it to the process of maintaining a motorcycle in good working order: Pirsig, R. M. (1974). Zen and the art of motorcycle maintenance: An inquiry into values. (pp. 107-111). New York: Morrow. Pirsig, R. M. (1974). Zen and the art of motorcycle maintenance: An inquiry into values. (pp. 107-111). New York: Morrow.

19 WHAT IS RESEARCH? Research may be defined as the “application of the scientific approach to the study of a problem.” Research may be defined as the “application of the scientific approach to the study of a problem.” It is a way to acquire dependable and useful information. Its purpose is to discover answers to meaningful questions through the application of scientific procedure. It is a way to acquire dependable and useful information. Its purpose is to discover answers to meaningful questions through the application of scientific procedure.

20 WHAT IS EDUCATIONAL RESEARCH? When the scientific approach is applied to the study of educational problems, educational research is the result. Educational research is the way in which one acquires dependable and useful information about the educative process. Its goal is to discover general principles or interpretations of behavior that can be used to explain, predict, and control events in educationla situations – in other words, scientific theory. When the scientific approach is applied to the study of educational problems, educational research is the result. Educational research is the way in which one acquires dependable and useful information about the educative process. Its goal is to discover general principles or interpretations of behavior that can be used to explain, predict, and control events in educationla situations – in other words, scientific theory.

21 Exercício 1. REFIRA AS FONTES DO CONHECIMENTO 2. DIFERENCIE UMA TEORIA DEDUTIVA DE UMA TEORIA INDUTIVA. 3. QUAL O PAPEL DA TEORIA NA PESQUISA CIENTÍFICA? 4. QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UMA TEORIA ÚTIL? 5. DÊ UM EXEMPLO DO USO DA AUTORIDADE E EXPERIÊNCIA COMO FONTES DO CONHECIMENTO

22 Exercício ® 2. An inductive theory serves to explain previous observations, whereas a deductive theory is developed before extensive observations have been made 3.Theory integrates findings, sumarizes information, provides leads for new research, and enables us to explain and predict phenomena

23 Exercício ® 4. A useful theory explains the phenomena in the simplest form possible, is consistent with observation and the established body of knowledge, provides means for its verification, and stimulates new investigation THE END


Carregar ppt "INTRODUÇÃO SOURCES OF KNOWLEDGE FONTES DO CONHECIMENTO INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Prof. Bento Outubro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google