A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação: Universidades de 2020 Prof.: J. Miguel N. Sacramento 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação: Universidades de 2020 Prof.: J. Miguel N. Sacramento 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa."— Transcrição da apresentação:

1 Educação: Universidades de 2020 Prof.: J. Miguel N. Sacramento 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa

2 A – Clientela B – Concorrência C – Econômico D – Tecnológico E – Social F – Político G – Jurídico H - Físico Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro

3 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro A - Clientela Atual: Segundo dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil tem apenas 8% da população com ensino superior completo. A média dos países da OCDE é de 26%. O México já atendeu a 15% da sua população, a Argentina, tem 14% e o Chile, 13%. Dos que entram em um curso superior, os que saem são cerca de 47,8%. Outro problema atual é a deficiência do ensino médio, o que torna o curso superior na profissionalização técnica da massa de trabalho. Futuro: O aumento da busca dos cursos superiores não será apenas na busca dos mesmos cursos; a população, governos e mercados exigirão um papel maior de transformação das universidades e não apenas a profissionalização que existe hoje. O atrativo para essa busca é que será o diferencial da universidade para a clientela e para o mercado. A reação dessa demanda é incerta visto que o acesso da população é baixo, assim não há como precisar por quanto mais tempo a universidade servirá para a profissionalização em massa da população. Contexto: A ascensão da nova geração com cada vez mais acesso a informações, acesso a internet, fóruns, etc terá cada vez menos as instituições de ensino como referencial para o seu aprendizado. As novas gerações serão cada vez mais questionadoras dos modelos convencionais. Atualmente vemos as universidades com os modelos mais convencionais de ensino e se essa quer continuar a ter o seu diferencial em relação ao mercado e a sociedade ela deverá atualizar seu modelo de ensino para essas novas gerações, mudando de referencia de ensino para ferramenta de ensino. Estarão as instituições prontas para as novas gerações? A resposta dessa pergunta é a que tem o maior grau de incerteza.

4 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro B - Concorrência Atual: Em 5 anos, foram abertas mais de 1 milhão de vagas provenientes do Ensino Superior Privado. Hoje, das mais de 2,8 milhões de vagas existentes, 2,5 milhões provêm das instituições privadas (particulares, confessionais, comunitárias e filantrópicas). A explosão de IES ocorreu para atender uma demanda reprimida das classes A e B que não era atendida pelas vagas disponíveis no ensino público. Hoje o foco de grande parte dos estabelecimentos é a classe C. O entendimento é que onde há demanda reprimida a concorrência é baixa. Futuro: Apesar da demanda reprimida existente no ensino superior, a concorrência deve aumentar dentro das camadas A e B da população com a disseminação das universidades privadas. Dentro desse nicho podemos considerar que a concorrência deve aumentar. De qualquer maneira a há ainda muita demanda reprimida nas classes inferiores, assim podemos tentar prever que a concorrência no geral não deve ter grande impacto no futuro. Contexto: A ascensão da nova geração com cada vez mais acesso a informações, acesso a internet, fóruns, etc terá cada vez menos as instituições de ensino como referencial para o seu aprendizado. Os cursos a distancia serão cada vez mais comuns dentro desse contexto e hoje onde um entrante concorrente nesse mercado que precise de certo recurso para operar, no futuro terão cada vez menos essa necessidade. A incerteza é razoável visto que o modelo de força de trabalho e formação ainda é convencional e as alterações futuras para o novo modelo cada vez mais virtual ainda é incerta para os próximos 10 anos.

5 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro C - Econômico Atual: Ambiente econômico é favorável. O Brasil cresceu a taxa média de 3,3% ao ano nos últimos 10 anos. Temos a indicação de estabilidade econômica, maior acesso a renda da classe média e propensão ao investimento em educação. Como atualmente 89% das vagas são provenientes de instituições de ensino privadas, o acesso ao credito, a melhor distribuição de renda, crescimento econômico e estabilidade da economia terão grande impacto nesse mercado. Futuro: O futuro a perspectiva deve ser a melhorar do cenário atual. A perspectiva da economia brasileira para os próximos anos prevê melhora no crédito (e, portanto, no acesso das classes mais baixas a bens e serviços), renda e emprego, com crescimento estável acima de 3% ao ano e, possivelmente, de forma mais acelerada. Contexto: Manutenção da estabilidade da moeda e da demanda em alta pelas commodities produzidas no Brasil (minérios e produção agropecuária). A estabilidade da moeda foi aceita pelas diferentes tendências políticas e deve permanecer a longo prazo como política dominante, independentemente da alternância no poder. O maior acesso via crédito das classes inferiores a bens e serviços é tido como um ganho dessa massa que dificilmente poderá ser revertido. Se, por um lado, a incerteza em relação aos acontecimentos deste contexto é baixa, sabe-se que o impacto é extremamente alto, pois atrelado também à transformação social.

6 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro D – Tecnológico Atual: Apesar o país ainda engatinhar no acesso a Internet, as grandes metrópoles já estão conectadas. A infraestrutura tecnológica, porém, ainda é muito mal distribuída. Se, nos grandes centros urbanos, o recente plano de massificação da banda larga deve ter grande impacto, há áreas distantes no Brasil no qual a infraestrutura básica ainda é inexistente, não havendo nem mesmo acesso físico pavimentado e/ou energia elétrica. Futuro: A perspectiva futura é de crescente redução dessas carências e desigualdades, o que possibilitará maior massificação do acesso à internet (maior tecnologia) e, desta forma, às formas mais avançadas de ensino, como o ensino a distância. A disseminação da internet deve chegar a maioria dos lares nos próximos anos. Poderemos contar com bibliotecas integradas, universidades integradas, fóruns inter- universitarios, alinhamento de aprendizados e pesquisas on-line. O local físico da instituição terá cada vez menos importância dentro do novo mundo virtual. O impacto, portanto, será bastante grande. Contexto: A internet e tecnologia já são uma realidade. O contexto permite mostrar que no futuro será ainda mais determinante. Quem estiver preparado para as novas gerações, para a transformação tecnologica que já esta acontecendo possivelmente estará pronto para se diferenciar perante os concorrentes e determinar novos padrões de ensino. Dentro desse contexto podemos dizer que esse pode ser o maior impactante em nosso ambiente operacional. Que esse item será o maior impactante não há duvidas, porém de dentro do contexto geral de investimento no ensino, tecnologia, etc. a velocidade desta transformação não pode ser antecipada, o que traz certo grau de incerteza para esse quesito.

7 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro E – Social Atual: O contexto atual é marcado pela ascenção da classe C que, com a manutenção da estrutura econômica e de defesa social no últimos 15 anos, passou a ter maior acesso a renda, emprego e crédito, tornando-se consumidora de serviços como educação. Hoje, a busca por avanço social para melhores empregos, que demandam maior qualificação e têm maior remuneração, levou a classe C a buscar maior inserção no ensino superior. Futuro: Esse movimento deve se ampliar bastante. Nota-se que o efeito da tendência econômica é um aumento da classe C com a melhora de renda das classes D e E, o que aumentará exponencialmente a demanda por ensino superior. Contexto: Diante do contexto econômico favorável, com crescimento e melhoria nos níveis de renda, emprego e crédito, inclusive com melhoria na distribuição de renda por mudança no perfil de emprego, a transforção social das classes da base da pirâmide é inevitável. Por ser já um fenômeno em andamento, ele tem baixíssimo grau de incerteza e, por apenas manter a demanda em alta, o impacto é mediano – pois já foi percebido pelo mercado.

8 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro F – Político Atual: O ambiente político atual sustenta parte da expansão do ensino superior para classes da base da pirâmide por meio de programas de susbsídio, como o ProUni. Por outro lado, o ambiente político mantém baixo grau de influência regulatória e grande parte do esforço de expansão é retórico e/ou voltado à expansão do ensino público, o qual tradicionalmente sempre foi focado em oferecer referência aos demais. Futuro: O futuro imediato já supõe uma transformação política da retórica em alguma ação prática. Se nas eleições nacionais até a de 2006 só parte dos partidos incluía a educação como uma das maiores prioridades, para as eleições de 2010 a educação é um consenso de alta prioridade. Por outro lado, a atenção deve se manter ao ensino fundamental e médio, deixando ainda o ensino superior à sua sorte por um período. O subsídio do governo pode continuar, porém têm tendência de queda com o aumento do poder aquisitivo das classes à base da pirâmide. Contexto: Apesar da alta sensibilidade política do tema educação superior, qualquer adivinhação política futura é imprecisa, pois nem há consenso de modelo a ser adotado. De qualquer forma, uma nova orientação poderia alterar a estrutura da indústria, mas teria de enfrentar forte resistência e dificilmente imporia grande mudança de ruptura, pela sensibilidade política. Essa mudança teria de envolver a indústria, como preparação para mudança.

9 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro G – Jurídico Atual: O ambiente regulatório atual não representa impecilho específico ao setor. Apesar de existirem regulamentações, não são elas o maior fator da ainda reduzida oferta de serviços de educação superior. Futuro: Sendo setor prioritário para as mais diversas vertentes políticas, mesmo que de forma retórica, dificilmente será estabelecida regulação que estrangule o setor. Entretanto, a baixa qualidade encontrada em diversos concorrentes do setor pode conduzir o poder público a aumentar a regulação do setor para criar parâmetros mínimos. Contexto: Considera-se que a educação superior é um grande “sonho” da base da pirâmide, assim como a casa própria, por ser considerado um passaporte para a ascenção social. Dificilmente haverá clima político para regulações que impeçam a oferta demasiadamente. A regulação certamente ficará circunscrita a meramente à intenção de estabelecer um “piso” qualitativo. Impacto e incerteza são, portanto, limitados.

10 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa Impacto Grau de Incerteza AA BB CC DD EE FF GG HH Ambientes Operacionais: Atual e Futuro H – Físico Atual: Atualmente os recursos físicos necessárioas para as universidades são relativamente altos. A necessidade de infra-estrutura para salas de aula, acomodações, laboratorios, bibliotecas, entretenimento, alimentação, etc são grandes. Outro ponto importante fisico é o ambiental, ele estará envolvido tanto na otimização de recursos quanto na geração de novas demandas de empregos e mercado de trabalho em geral. Nos dias de hoje ainda esta engatinhando, porém é inegavel a força e necessidade que esse quesito tem. Futuro: No futuro o impacto ambiental estará cada vez mais inserido no cotidiano da sociedade, o que inclui a otimização de recursos naturais. Isso afetará todas as areas, incluindo as universidades, que deverão gerar mais resultados com menos recursos que agridam o meio ambiente. Haverá grande necessidade no mercado para os empregos ambientais nas areas de atuação correlatas. Contexto: O contexo é favoravel para a otimização de recursos, para mercado voltado ao meio ambiente. Haverá a necessidade de diminuir espaços para suprir uma mesma demanda, porém o impacto não será tão grave devido a utilização da tecnologia criando ambientes virtuais de estudo. O tempo que levará para que essa demanda aconteça ainda é incerto, visto que atualmente a conciencia já é grande, pórém efetivamente não vemos grandes movimentos em busca dessa meta, o que aumenta o grau de incerteza para o cenario de 2020+.


Carregar ppt "Educação: Universidades de 2020 Prof.: J. Miguel N. Sacramento 1º SEMESTRE 2010 – Novos Modelos da Empresa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google