A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem Linguagens como forma de interação, leitura, comunicação, expressão da realidade interior e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem Linguagens como forma de interação, leitura, comunicação, expressão da realidade interior e."— Transcrição da apresentação:

1 Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem Linguagens como forma de interação, leitura, comunicação, expressão da realidade interior e exterior

2 A carga horária total referente aos seminários e ao Estágio ficará distribuída da seguinte forma: Reuniões, estudos individuais e encontros presenciais e virtuais, com uma carga horária de 45 horas, que objetivam ser o espaço para a construção da proposta didático- pedagógica; atividades de docência (60 horas), distribuídas em análise da realidade (20 horas) e atuação docente (40 horas).

3 O Estágio no Módulo III O Estágio compreenderá distintos momentos: a) a elaboração do projeto de ensino e aprendizagem(análise da realidade, projeção de finalidades e formas de mediação) b) e a atuação docente, ou seja, a etapa de execução do plano de trabalho cotidiano. Obs.: As reflexões sobre todo o processo serão registrados no diário.

4 Projeto de ensino e aprendizagem ANÁLISE DA REALIDADE Conhecimento da realidade: Sujeitos – quem, para quem Objeto – o que, disciplina Contexto – onde, quando, em que condições Necessidade – por que PROJEÇÃO DAS FINALIDADES Objetivos: (geral e específico) O que fazer? Para que fazer? FORMAS DE MEDIAÇÃO Conteúdo: o quê? Metodologia: como, onde e quando fazer? Recursos: com o que fazer? Clicar para adicionar texto

5 Análise da realidade ✔ identificação ✔ caracterização da realidade (contexto, sujeitos, objeto)

6 Identificação ✔ Nome da escola (localização, endereço) ✔ Áreas de estudos a serem ministradas ✔ Professor ✔ Série

7 Caracterização da realidade Contexto a comunidade a turma a escola Sujeitos o estudante-professor o estudante os alunos Objeto do conhecimento linguagens: formas e usos

8 Construção da proposta de intervenção: projeção de finalidades e formas de mediação Construção do projeto de ensino e aprendizagem: a) projeção de finalidades b) formas de mediação Obs.: A organização deste momento de trabalho pressupõe a definição do eixo temático que orientará a elaboração de seu projeto.

9 Projeção de finalidades Definição dos objetivos gerais e específicos que contemplam ações e intenções envolvendo questões que remetem para uma mudança, tendo como foco propor a superação das necessidades que emergiram da análise da realidade.

10 Formas de mediação Momento para delinear os conteúdos, a proposta metodológica e de avaliação, as referências bibliográficas, e a necessária integração entre as distintas unidades de estudo que integram o Módulo III, bem como os demais componentes curriculares. Obs.: A proposta metodológica deverá ser orientada pela metodologia dialética de construção do conhecimento em sala de aula. Para organizar sua proposta, indicamos para este momento de Estágio, a intervenção por projetos. Isso se deve ao fato de a metodologia de ensino por projeto ser uma forma privilegiada de concretizar a interdisciplinaridade.

11 Os seminários V e VI no Módulo III Considerando que o Estágio não pode ser confundido simplesmente como a realização de atividades práticas, e que pressupõe a fundamentação teórico-reflexiva, reservamos os Seminários Temáticos V e VI como o espaço especial para isso. Conforme já mencionado anteriormente, as atividades de Estágio e dos Seminários Temáticos estarão interligadas.

12 O Seminário Temático V O Seminário Temático V corresponde ao momento de síntese da análise da realidade. A apresentação para o orientador, para os colegas do Pólo e para os professores especialistas será relevante para que, além da socialização das propostas individuais, o Seminário Temático VI comece a ser organizado. A síntese da análise da realidade será apresentada em forma de pôster. Obs: A organização do SeminárioTemático V pressupõe, antes da solicialização no Pólo, que toda a reflexão sobre a análise da realidade, fundamental para que proposta do plano de Estágio seja construída, esteja sistematizada, ou seja, pensada, organizada, sustentada teoricamente, a partir do eixo temático escolhido.

13 O Seminário Temático VI Ao longo de todo o módulo, ocorrerão estudos e reflexões acerca da integração entre todas as unidades estudadas, sendo o Estágio o momento em que as ações efetivamente poderão estar conjugando teoria e prática, de forma planejada e orientada. O Seminário Temático VI corresponde ao momento de síntese integradora do módulo, no qual o estudante, juntamente com seus colegas, desenvolverá uma reflexão coletiva sobre a trajetória formativa percorrida no módulo. Os grupos deverão ser formados com base nos eixos que orientaram a construção das propostas de projetos didáticos de cada integrante do grupo. Para a elaboração da síntese reflexiva coletiva, cada componente do grupo resgatará os elementos já presentes no seu diário e sistematizará seu percurso, a fim de que, juntos, possam produzir um “registro” único.

14 O Seminário Temático VI A síntese do grupo, a ser expressa coletivamente, sistematizará as reflexões sobre o processo de aprender e de ensinar pautado nos estudos e vivências feitos ao longo de todo o Módulo III. Para elaborar a síntese, os estudantes poderão eleger distintas formas de linguagem e organizar a apresentação para os colegas do Pólo. O Seminário Temático VI tem como objetivo oportunizar que o estudante/professor sistematize os estudos realizados no Módulo III, resgatando a experiência de intervenção pedagógica e as atividades do Seminário Temático V. Essas situações, em parte, foram permeadas pelos eixos temáticos, que devem, agora, servir de orientação para a organização da proposta a ser apresentada.

15 O Seminário Temático VI Como o estudante teve oportunidade de acompanhar nos estudos do Módulo III, as idéias, concepções e aprendizagens podem ser expressas em diferentes linguagens, ou ainda no entrecruzamento delas. Sendo assim, a produção que dará conta da sistematização poderá ser realizada em diferentes suportes tecnológicos e linguagens. O grupo optará pelo suporte tecnológico e linguagem que melhor se adapta à expressão desejada, por exemplo: a) Suportes tecnólógico: informática, (que pode ser a produção de uma revista eletrônica ou impressa, almanaque, história em quadrinhos, apresentação de um evento mediado por tecnologias, elaboração de um CD-ROM, site na Web entre outros), vídeo, rádio, fotografia. b) Linguagem: podem utilizar a linguagem corporal e/ou linguagem visual e/ou linguagem artística e/ou linguagem verbal e/ou linguagem tecnológica.

16 Independente da linguagem utilizada, os grupos deverão observar os seguintes critérios: ✔ Contemplar aquilo que foi vivenciado enquanto prática, nos diferentes momentos do percurso realizado (Módulo e Estágio) e que resultou em aprendizagens significativas tanto para sua formação pessoal e profissional. ✔ Constar a necessária inter-relação das linguagens.


Carregar ppt "Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem Linguagens como forma de interação, leitura, comunicação, expressão da realidade interior e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google