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AS FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR. O processo do desenvolvimento motor revela se basicamente por alterações no comportamento motor. Todos nós bebês, crianças,

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1 AS FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

2 O processo do desenvolvimento motor revela se basicamente por alterações no comportamento motor. Todos nós bebês, crianças, adolescentes e adultos - estamos envolvidos no processo permanente de aprender a mover se com controle e competência, em reação aos desafios que enfrentamos diariamente em um mundo em constante mutação. Podemos observar diferenças desenvolvimentistas no comportamento motor, provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia), do ambiente (experiência) e da tarefa em si (físicos/mecânicos). Podemos fazer isso pela observação das alterações no processo (forma) e no produto (desempenho). Assim, um meio primário pelo qual o processo de desenvolvimento motor pode ser observado é o estudo das alterações no comportamento motor no decorrer do ciclo da vida. Em outras palavras, o comportamento motor observável real de um indivíduo fornece uma "janela" para o processo de desenvolvimento motor, assim como indicações para os processos motores subjacentes.

3 TAXIONOMIA DO DOMÍNIO PSICOMOTOR: NÍVEIS E SUBCATEGORIAS Contínuo da taxionomia NíveisDefiniçõesAtividade comportamental Segmentar Inter- segmentar Supra- segmentar 1.00 – Movimentos Reflexos Ações produzidas sem volição consciente, em resposta a um estímulo Flexão, extensão, alongamento, ajustamento postural Locomotor Não locomotor Manipulador 2.00 – Movimentos Básicos e Fundamentais Requisitos: nível 1.00 Formas de movimento inatos formados a partir de uma combinação de movimentos reflexos e básicos de movimentos especializados complexos 2.10 – Andar, correr, saltar, saltitar, deslizar com um pé só, rolar, trepar – Empurrar, puxar, balançar, girar, agachar, esticar, inclinar, contorcer-se – Manusear, manipular, sustentar, tocar, movimentos de preensão dos dedos.

4 Contínuo da taxionomia NíveisDefiniçõesAtividade comportamental Discriminação cinestésica Discriminação visual Discriminação auditiva Discriminação tátil Habilidades coordenadas 3.00 – Habilidades Perceptivas Requisito: Nível 1.00 a 2.00 Interpretação de estímulos das várias modalidades que proporcionam dados para a criança adaptar-se ao seu meio ambiente Os resultados das habilidades perceptivas são observáveis em todo movimento voluntário. Exemplos: Auditivo – seguir instruções verbais. Visual – Segurar uma bola em movimento. Cinestésico – ajustar o corpo na posição vertical para manter o equilíbrio. Tátil – Determinação da textura através do tato. Coordenação – Pular corda, chutar a bola no ar, agarrar a bola.

5 Contínuo da taxionomia NíveisDefiniçõesAtividade comportamental Resistência Força Flexibilidade Agilidade 4.00 – Habilidades Físicas ou Qualidades Físicas Características funcionais de vigor orgânico essenciais para o desenvolvimento das destrezas e movimentos altamente especializados Todas as atividades que exigem esforço árduo por longos períodos de tempo. Ex.: Corrida de resistência, natação em longos percursos Todas as atividades que exigem esforço muscular. Ex.: Levantamento de peso, luta corpo a corpo Todas as atividades que exigem grande movimento dos quadris. Ex.: Dar pontapés, hiperextensão da coluna, exercícios de ginástica rítmica, balé Todas as atividades que exigem movimentos rápidos e precisos. Ex.: Correr em velocidade com esquivas, escrever a máquina, livrar-se de boladas.

6 Contínuo da taxionomia NíveisDefiniçõesAtividade comportamental Habilidades adaptativas simples Habilidades adaptativas compostas Habilidades adaptativas complexas 5.00 – Movimentos Especializados Um grau de eficiência para o desempenho de exercícios motores complexos, baseados nos movimentos fundamentais e básicos Todas as atividades especializadas formadas a partir de formas motoras locomotoras e manipulativas inatas do nível de classificação 2.00 Estas atividades são nítidas nos desportos recreativos, dança e áreas artísticas que envolvem movimentos finos

7 Contínuo da taxionomia NíveisDefiniçõesAtividade comportamental Movimentos Expressivos Movimentos Interpretativ os 6.00 – Comunicação Não Verbal Comunicação através de movimentos corporais desde as expressões faciais até as coreografias sofisticadas Postura, gesto, expressões faciais, todos os movimentos de dança, ginástica rítmica e coreografias especializadas executadas eficientemente

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11 Educação Física Escolar – 1a. e 2a. séries MOVIMENTO HUMANO Objeto de Estudo Conhecendo o Movimento Contexto do Movimento Formas de Movime nto Situações de Movimento Habilidades Motoras 1. Atividade Física 2. Exercício Físico 3. Movimentos Globais 4. Movimentos Seguimenta- res Orientação Temporal Orientação Espacial Esforço 5. Movimento Rápido/ Lento 6. Movimento Acelerado/ Desacelerado 7. Lateralidade Esquerda Direita 8. Nível Alto/Mé dio/ Baixo 9. Nível Alto/ Médio/ Baixo 10. Locomo ção 11. Não Loco moção 12. Mani- pulação Andar,Cor rer, Saltar,Ga lopar,Ro- lar,Raste- jar,Trepar Flexionar, Estender,T orcer,Girar Levantar, Lançar, Receber, Arremess., Bater,Reba ter. Volear, Chutar,Qui car, Amassar

12 Educação Física Escolar – 3as. e 4as. séries

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14 ESTIMULAÇÃO APRENDIZAGEM PRÁTICA ESPECIALIZAÇÃO

15 o5o 6o6o 7o7o 8o8o 9 10 o 11 o 12 1 o uni 2 o uni 3 o uni 4 o uni Infantil Iniciado Juvenil Júnior Senior Etapa de Iniciação Etapa de Orientação 1a. Fase Etapa de Orientação 2a. Fase Etapa de Especialização Alto Rendimento Detecção e Seleção de Talentos F E2 E1 D1 D2 C Prepol A e B Etapas de FormaçãoIdades Ano Escolar Escalões Categorias Etapa de Orientação C. Mundial/ Europ. Jun

16 Recreação e Parques Livres Educação Física Esporte Juvenil Intra-escolar Clubes Esportivos Universitário Inter-escolar Elite Nível Competitivo Alto Baixo Participação Esporte para todos


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